Gamificação: como os jogos ajudam a aumentar as vendas no varejo 

Imagem ilustrativa para texto sobre como os jogos afetam o varejo

Ampliar o faturamento e manter os clientes engajados são alguns dos principais objetivos dos varejistas. Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para alcançar esses objetivos, como por exemplo, os jogos. 

No varejo, os jogos podem ser utilizados para alavancar campanhas promocionais. Confira a seguir como a sua loja pode transformar os games em vendas. 

O que é gamificação? 

Gamificação vem do inglês “gamification” e significa converter algo em jogos. A proposta é tornar as atividades diárias em tarefas mais divertidas e motivadoras.  Seu principal propósito é estimular um maior engajamento. 

Essa técnica pode ser usada em diferentes contextos: para estimular o aprendizado, processos seletivos ou para o cliente disputar um prêmio. A gamificação traz bons retornos, porque instiga a necessidade de competição, que é um fator inerente ao ser humano. 

Os benefícios dos jogos para o varejo 

As datas comemorativas sempre rendem boas oportunidades para o negócio. Por isso, elas são utilizadas como temática promocional em vários segmentos comerciais.

O Brasil figura entre os países com maior potencial de consumo em compras promocionais. Por isso, aproveitar a sazonalidade é extremamente vantajoso para o varejo. 

Mas onde os jogos entram? Antes da popularização dos meios digitais, os varejistas buscavam engajar os shoppers apenas na loja física com campanhas como roleta premiada e sorteios. 

Hoje, esse engajamento também pode ser feito nos meios onlines. A Rock Encantech já constatou que o gasto médio do shopper tende a crescer em até 41% quando a loja possui o próprio app.

Durante campanhas promocionais, o engajamento dos shoppers com a marca, por meio dos jogos, aumenta em média 20%. 

Além disso, o engajamento e o aumento das vendas não são os únicos benefícios dos jogos. A longo prazo, esse tipo de ação fideliza o cliente, ou seja, a sua loja se torna prioridade para ele no momento de fazer uma compra. 

Exemplos de ativações promocionais 

Existem diversas formas de utilizar os jogos para promover a interatividade com os shoppers. Confira a seguir alguns exemplos de games mais utilizados no varejo. 

Raspe

O Raspe é um clássico dos supermercados e atacados brasileiros. Porém, com o processo de gamificação, não é mais necessário a utilização de cupons impressos. Nesta modalidade, o shopper pode “raspar” uma imagem escolhida no app e descobrir se ganhou algum prêmio.

Pênalti  

Jogos e futebol são duas das paixões dos brasileiros. Com o “Pênalti”, o shopper pode ganhar uma recompensa enquanto tenta marcar um gol no app. Isso aumenta o engajamento do cliente com a marca e ajuda a fidelizá-lo. 

Card

O “Card” é mais uma opção de entretenimento para o shopper no app. Neste game, é possível personalizar as cartas com base em algum tema que esteja sendo abordado na campanha promocional. 

Roleta

Mais um clássico das lojas físicas que agora está disponível no digital. O cliente gira a roleta e dependendo onde ela parar, ele pode ganhar um prêmio ou desconto exclusivo. Também pode ser personalizado. 

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade. 

A empresa conta com  uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca. 

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais. 

Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano. 

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