Gamificação: como os jogos ajudam a aumentar as vendas no varejo 

Imagem ilustrativa para texto sobre como os jogos afetam o varejo

Ampliar o faturamento e manter os clientes engajados são alguns dos principais objetivos dos varejistas. Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para alcançar esses objetivos, como por exemplo, os jogos. 

Segundo a Pesquisa Game Brasil, 3 em cada 4 brasileiros jogam algum game. Além disso, 48,3% dos jogadores preferem o smartphone. No entanto, eles não são apenas uma fonte de entretenimento. 

No varejo, os jogos podem ser utilizados para alavancar campanhas promocionais. Confira a seguir como a sua loja pode transformar os games em vendas. 

O que é gamificação? 

Gamificação vem do inglês “gamification” e significa converter algo em jogos. A proposta é tornar as atividades diárias em tarefas mais divertidas e motivadoras.  Seu principal propósito é estimular um maior engajamento. 

Essa técnica pode ser usada em diferentes contextos: para estimular o aprendizado, processos seletivos ou para o cliente disputar um prêmio. A gamificação traz bons retornos, porque instiga a necessidade de competição, que é um fator inerente ao ser humano. 

Os benefícios dos jogos para o varejo 

As datas comemorativas sempre rendem boas oportunidades para o negócio. Por isso, elas são utilizadas como temática promocional em vários segmentos comerciais.

O Brasil figura entre os países com maior potencial de consumo em compras promocionais. Por isso, aproveitar a sazonalidade é extremamente vantajoso para o varejo. 

Mas onde os jogos entram? Antes da popularização dos meios digitais, os varejistas buscavam engajar os shoppers apenas na loja física com campanhas como roleta premiada e sorteios. 

Hoje, esse engajamento também pode ser feito nos meios onlines. A Rock Encantech já constatou que o gasto médio do shopper tende a crescer em até 41% quando a loja possui o próprio app.

Durante campanhas promocionais, o engajamento dos shoppers com a marca, por meio dos jogos, aumenta em média 20%. 

Além disso, o engajamento e o aumento das vendas não são os únicos benefícios dos jogos. A longo prazo, esse tipo de ação fideliza o cliente, ou seja, a sua loja se torna prioridade para ele no momento de fazer uma compra. 

Exemplos de ativações promocionais 

Existem diversas formas de utilizar os jogos para promover a interatividade com os shoppers. Confira a seguir alguns exemplos de games mais utilizados no varejo. 

Raspe

O Raspe é um clássico dos supermercados e atacados brasileiros. Porém, com o processo de gamificação, não é mais necessário a utilização de cupons impressos. Nesta modalidade, o shopper pode “raspar” uma imagem escolhida no app e descobrir se ganhou algum prêmio.

Pênalti  

Jogos e futebol são duas das paixões dos brasileiros. Com o “Pênalti”, o shopper pode ganhar uma recompensa enquanto tenta marcar um gol no app. Isso aumenta o engajamento do cliente com a marca e ajuda a fidelizá-lo. 

Card

O “Card” é mais uma opção de entretenimento para o shopper no app. Neste game, é possível personalizar as cartas com base em algum tema que esteja sendo abordado na campanha promocional. 

Roleta

Mais um clássico das lojas físicas que agora está disponível no digital. O cliente gira a roleta e dependendo onde ela parar, ele pode ganhar um prêmio ou desconto exclusivo. Também pode ser personalizado. 

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade. 

A empresa conta com  uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca. 

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais. 

Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano. 

Conheça mais sobre a Rock Encantech aqui.