Com a chegada do último mês do ano, o setor de bebidas entra em um dos momentos mais aquecidos do ano. Entre celebrações em família, festas entre amigos e confraternizações de empresas, a demanda por esse tipo de produto dispara.
Mas, para aproveitar esse potencial ao máximo, é necessário que o varejo alimentar saiba agir de forma estratégica. A sazonalidade exige uma abordagem orientada por dados, foco na jornada do cliente, além de uma leitura precisa das preferências do consumidor.
Confira no texto a seguir como o fim de ano afeta as vendas de bebidas nos supermercados e atacarejos e como o varejo alimentar pode tirar proveito desse período para aumentar a receita.
O impacto da sazonalidade nas vendas de bebidas
Entender as datas sazonais é essencial para compreender o comportamento de consumo do shopper, pois elas influenciam diretamente o tipo de categoria que terá um aumento ou diminuição na demanda.
Na Black Friday de 2024, por exemplo, a Rock Encantech analisou mais de 18 milhões de transações e constatou que as bebidas figuram entre os maiores crescimentos de faturamento na semana da data, em comparação com o faturamento médio semanal:
- 463% de aumento em vinhos e espumantes;
- 277% de aumento em energéticos;
- 243% de aumento em destilados;
- 126% de aumento em cervejas tradicionais;
- 112% de aumento em kits de bebidas;
- 43% de aumento em cervejas especiais.
A Rock Encantech também analisou o consumo durante o mês de dezembro de 2024 (download do e-book disponível aqui). O período mais próximo das datas festivas registrou um cenário positivo, com todos os indicadores em alta.
As categorias Mercearia, Bebidas, Frios e Laticínios e Açougue mantiveram as maiores participações no faturamento das compras no período. No caso das bebidas, a participação chegou a 15,4%.
Consumo de bebidas recua após casos de contaminação por metanol

O ano de 2025 conta com uma particularidade em relação aos anos anteriores: os casos de contaminação por metanol. O assunto ganhou bastante atenção na mídia e afetou o consumo de bebidas no varejo alimentar.
A Rock Encantech analisou 100 milhões de transações no varejo alimentar entre 27/09 e 19/10 e identificou uma queda de 31% no faturamento e 35% na quantidade de itens vendidos na categoria, em comparação com o mesmo período no ano anterior.
Entre as subcategorias de bebidas alcoólicas, os destilados tiveram as maiores reduções em faturamento (-39%) e volume (-37%). As cervejas recuaram 30% em faturamento e 35% em quantidade, enquanto vinhos e espumantes apresentaram retrações mais leves (-26% e -27%, respectivamente).
Para o VP de Inteligência de Mercado, Fernando Gibotti, as lojas físicas têm o desafio de recuperar a confiança do consumidor para garantir um bom desempenho nas vendas ao longo do mês de dezembro.
“Precisamos, especialmente neste momento, evidenciar ao cliente – de forma clara e visível – que a loja onde ele compra no dia a dia é um ambiente seguro e confiável tanto para a compra de bebidas quanto para outras categorias. Assim, aceleramos a recuperação da categoria”, explicou.
Ações para aumentar as vendas de bebidas
Como os números analisados pela Rock Encantech demonstram, o mês de dezembro oferece uma grande oportunidade para impulsionar as vendas de bebidas no varejo alimentar. Veja a seguir algumas ações que ajudam a melhorar o desempenho:
Boa exposição
A localização das bebidas no ponto de venda influencia diretamente a decisão de compra do consumidor. Então, um visual merchandising bem elaborado é fundamental. Normalmente, as prateleiras são posicionadas perto da entrada do supermercado ou nas laterais.
Ofertas personalizadas
Para driblar a concorrência em uma temporada tão competitiva, o varejo alimentar pode optar por ações com descontos personalizados. Ao utilizar o histórico de compras e o conhecimento do perfil do cliente como base, a rede pode promover ofertas em produtos assertivos para cada cluster.
Benefícios
Cashback, bônus de pontos no programa de fidelidade e cupons digitais são atrativos para os consumidores em qualquer época do ano. Além disso, esse tipo de benefício também estimula o cliente a retornar para uma nova compra no futuro.
Dicas
Por conta dos casos de contaminação por metanol, o momento é de recuperar a confiança no varejo. Uma das ações para alcançar esse objetivo é investir na comunicação por meio do app.
Em vez de enviar apenas ofertas, a rede pode utilizar o seu canal de comunicação para oferecer dicas. Isso faz com que a marca não seja apenas uma “vendedora”, mas também uma produtora de conteúdo.
Kits promocionais
O fim de ano marca a temporada de troca de presentes natalinos e de amigo secreto. Muita gente costuma presentear com bebidas. O varejo alimentar pode se aproveitar disso e preparar kits promocionais, com brindes como saca-rolhas e abridores de latas para contemplar esse tipo de público.
Rock Encantech: a sua parceria estratégica no varejo!
A Rock Encantech conta com um ecossistema de soluções para ajudar o varejo alimentar a aumentar o seu faturamento não apenas no fim de ano, mas em todas as sazonalidades.
Através da conexão de dados e tecnologia, a Rock Encantech atua de forma estratégica para promover o encantamento dos seus consumidores. Saiba como essas soluções funcionam aqui.





