O panetone é sinônimo de festa de Natal para a maioria dos brasileiros. Com ou sem frutas, esse pão costuma ser um dos protagonistas nas festas de fim de ano nos supermercados.
Com a alta demanda pelo produto, muitas redes de supermercados estão investindo na fabricação própria de panetones para aumentar a margem de lucro. Confira no texto a seguir como essa estratégia pode beneficiar a loja.
A importância do Natal para o varejo
O Natal é a data mais importante no calendário sazonal de todo estabelecimento comercial e com o varejo não é diferente. O fato de muitas festas de confraternização, chegada de fim de ano e recebimento da segunda parcela do 13º salário estimulam o consumo neste período.
No caso do varejo alimentar, há ainda um aumento expressivo na demanda por alimentos relacionados à ceia natalina. No paper de 2023 produzido pela Rock Encantech foi constatado um crescimento nas vendas de vários itens como:
- Aves especiais (aumento de 1.334%);
- Frutas (345%);
- Peixes (315%);
- Refratários (243%);
- Castanhas (230%);
- Vinhos e espumantes (230%).
Em 2022, a Rock Encantech divulgou um paper especificamente sobre o desempenho do setor supermercadista no período natalino. O levantamento constatou um aumento de 11,6% na quinzena de Natal e de 8,1% na véspera.
No público fidelizado, o aumento do consumo foi de 17,2%, e o ticket médio saltou de R$ 126,27 em 2021 para R$ 134,49 em 2022.
Já no paper de dezembro de 2023, foi constatado um aumento de 6,3% em relação a 2022 em todos os comparativos.
Como trabalhar o panetone com os clientes
De acordo com a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), cerca de 33 milhões de lares brasileiros consomem, em média, dois panetones por ano, gerando uma interação de mais de 65 milhões de vezes da indústria com o shopper, totalizando um faturamento de R$ 725 milhões e volume de vendas de 42,5 mil toneladas de panetones consumidas no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023.
Os números reforçam a força do produto no Natal. Segundo o Gerente de Marketing da Rock Encantech, Eduardo Donoso, é muito importante que os supermercados dêem uma atenção especial para a parte de padaria e rotisseria, pois são categorias com uma alta margem de lucro que podem ser exploradas.
Por ser um período de festas, o consumidor está mais disposto a experimentar marcas novas. Neste contexto, o varejista pode investir na fabricação própria desse panetone e obter um lucro superior.
“Os panetones de produção própria, em especial os chocotones, são muito importantes e precisam realmente ser valorizados. Muitos clientes não experimentam esses produtos de fabricação própria. Uma dica é acionar os clientes fidelizados que, no ano passado, não compraram os produtos de fabricação própria para experimentar”, comentou Donoso.
Além disso, o supermercado pode promover campanhas personalizadas para os diferentes clusters, convidando os shoppers a conhecer a novidade e oferecendo descontos.
Benefícios da fabricação própria de panetone
Ao investir na produção do próprio panetone, o supermercado tem a possibilidade de atrair novos públicos. Isso se deve ao fato desses panetones terem um custo final mais baixo para os consumidores do que as marcas líderes de mercado.
Se o produto for um sucesso, o supermercado poderá explorar a categoria novamente no futuro e, com isso, consolidar uma base de clientes. Uma das principais vantagens será o fato desse panetone ser exclusivo da loja, sendo um diferencial competitivo importante em relação à concorrência.
Ao ter o próprio panetone, o varejo alimentar pode reduzir a dependência das grandes marcas, uma vez que contará com uma opção a mais dentro da loja.
Aumente o faturamento neste Natal com a Rock Encantech!
A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade.
A empresa conta com uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca.
As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais.
Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano.
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