A retail media é uma estratégia já consolidada no meio do varejo, com efeitos significativos para todos os envolvidos no processo. O investimento vem crescendo não somente no Brasil, configurando-se como uma tendência a nível mundial.
O iminente avanço do mercado de retail media se dá por conta da rentabilidade que o método proporciona, tanto para as marcas quanto para os varejistas. Além disso, os clientes passam a ter acesso a ofertas relevantes conforme as suas preferências de consumo.
Por meio desse texto, você entenderá o significado desse termo e sua importância para o varejo, além de conferir um case de sucesso da estratégia.
Por que a retail media está em crescimento?
A retail media consiste em chamar a atenção dos consumidores no momento da compra, com a exibição de marcas em canais de venda do varejo. É uma estratégia que pode ser aplicada em lojas físicas ou digitais.
O funcionamento dela se baseia em um anúncio pago por determinada empresa para aparecer nos canais do varejista, sejam eles sites, aplicativos ou pontos de venda. A segmentação de dados facilita que o público desejado seja atingido.
Com as informações do cliente, sempre obtidas com o devido consentimento, os dados de consumo ficam disponíveis para a personalização do anúncio, aumentando as chances de sucesso do investimento.
Quais as vantagens de investir em retail media?
O crescente protagonismo da retail media chama a atenção para as vantagens que ela pode proporcionar para quem a adota. E tanto marcas quanto varejistas se beneficiam. Confira alguns dos principais motivos para utilizar a estratégia:
Alcance de consumidores estratégicos
Com o cruzamento de dados, é possível estabelecer qual público está mais suscetível a comprar determinados produtos, direcionando os anúncios a quem realmente importa. Em outras palavras, não se procura o consumidor que pode ter interesse no produto, mas sim aquele que já tem a intenção de compra.
Para isso, podem ser usadas informações como histórico de compras, quais categorias de produtos mais visitou, preferências, localização, entre outras.
Conversão mais alta
O momento em que o anúncio aparece também faz toda a diferença. A vantagem em relação a outros tipos de anúncio é que o consumidor já está em um ambiente propício à compra.
Juntando a publicidade ao ambiente de compra, o cliente estará mais engajado, incorporando o conteúdo à tomada de decisão.
Otimização do ROI
Na retail media, medir o retorno é mais simples. Como a estratégia envolve campanhas altamente segmentadas, a mensuração dos resultados é facilitada com o uso de métricas específicas.
Com isso, o ROI, sigla para Return Over Investment, pode ser obtido com mais precisão. Por consequência, se torna possível até mesmo otimizar os resultados das campanhas.
Relação ganha-ganha
O uso da estratégia favorece todos os envolvidos. A marca anunciante terá um espaço importante que, como mencionado, tem o poder de influenciar na tomada de decisão do consumidor.
Da mesma forma, o supermercado utiliza da mídia para fazer recomendações inteligentes e melhorar a experiência de compra dos seus clientes, fortalecendo sua imagem diante do público e gerando mais engajamento.
Case de sucesso da retail media na Sazón
E na prática, como funciona a retail media? Nós respondemos!
A parceria entre a Rock Encantech e a Ajinomoto levou uma das marcas do grupo, a Sazón, a conquistar 39% dos shoppers que compravam apenas de concorrentes.
Em apenas 40 dias, foram entregues 81 mil interações para shoppers de outras marcas por meio de notificações, push, SMS e ativações via app com descontos exclusivos para quem já comprava produtos da concorrência.
A estratégia evidencia a segmentação precisa dos consumidores, assim como a vantagem de anunciar no lugar certo. Com isso, ocorre não apenas a atração de novos consumidores para a marca, mas também a fidelização a seus produtos.
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