A Retail Media tem se consolidado como uma das principais tendências do varejo, sendo extremamente atrativa pelo fato de gerar aumento na receita e melhorar o relacionamento das lojas com a indústria.
No entanto, o tema ainda gera muitas dúvidas entre os varejistas. Por isso, separamos algumas das principais perguntas sobre a Retail Media no texto abaixo. Confira!
O que é Retail Media?
A Retail Media (também conhecida como mídia de varejo) é uma estratégia relativamente nova no mercado brasileiro, mas que já está em plena expansão. Ela consiste em permitir que marcas façam anúncios publicitários nos canais de vendas do varejo, como sites, aplicativos e PDVs.
Para isso, os varejistas vendem espaços dentro das suas redes. Na loja física, por exemplo, são utilizados painéis de LED para reproduzir os anúncios pelos corredores.
Já no meio digital, o varejo pode inserir propagandas dentro do seu aplicativo, além de fechar parcerias com a indústria para promover campanhas personalizadas com um determinado tipo de cluster da base de clientes do varejista.
Mitos e verdades
Agora que você já conhece o significado, confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o tema:
1 – Retail Media é apenas para os grandes varejistas
Mito. Apesar de ter começado com players gigantes, a Retail Media está cada vez mais acessível. Plataformas tecnológicas e parceiros especializados permitem que varejistas de médio e pequeno porte também entrem nesse mercado.
Para isso, basta que a marca tenha uma base considerável de clientes cadastrados por meio do CRM. Isso permite identificar o perfil do público e suas preferências de consumo, gerando insights importantes para a indústria.
2 – Retail Media aumenta a rentabilidade do varejo
Verdade. Ao transformar a loja física e os canais digitais (como o aplicativo da rede, por exemplo) em espaços de publicidade, o varejista cria uma nova fonte de receita sem precisar aumentar o preço dos seus produtos.
3 – Os dados do varejo são essenciais para Retail Media
Verdade. O grande diferencial dessa estratégia é a segmentação baseada em dados reais de consumo, como histórico de compras e comportamento no site. Quanto mais robusta a base de dados, mais eficientes serão os anúncios.
4 – É difícil mensurar dados em uma campanha
Mito. Pelo contrário, uma das grandes vantagens da Retail Media é a mensuração precisa de resultados. É possível acompanhar cliques, conversões, ticket médio e até retorno sobre investimento durante a campanha.
Um exemplo prático foi a campanha desenvolvida pela Rock Encantech em parceria com a Minuano. Foram enviadas comunicações personalizadas, destacando os diferenciais do produto junto a uma oferta exclusiva com 10% de desconto.
Como resultado, a Minuano conseguiu reduzir o investimento total da campanha, aumentar sua efetividade e gerar um ganho de 24% em share of shoppers, com um ROI de mais de 400%.
5 – Marcas estão dispostas a investir em Retail Media
Verdade. Os fabricantes já reconhecem o valor de impactar o consumidor no momento da compra. Além disso, a prática ajuda as marcas a proporcionarem experiências personalizadas, um fator essencial para o cenário atual do mercado.
6 – Ela só traz benefícios para a indústria
Mito. Como vimos, além de gerar uma nova fonte de receita, a Retail Media aumenta o ticket médio (com upsell e cross-sell) e melhora a experiência do cliente, exibindo produtos alinhados aos seus interesses.
Ao promover uma experiência positiva, o varejo pode fidelizar esse consumidor. Segundo dados do “Customer Insights do 1º trimestre do varejo alimentar da Rock Encantech”, clientes fiéis costumam ter um ticket médio maior do que os não fidelizados.
Por exemplo, os clientes fidelizados alcançaram um ticket médio de R$ 369,96 a R$ 374,13 no primeiro trimestre nos atacarejos, enquanto os não fidelizados tiveram uma variação de R$ 176,54 a R$ 180,66.
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