Experiência além da compra: como o marketing de serviços impulsiona a fidelização no varejo

Mulher sorrindo enquanto escolhe frutas em um supermercado, com uma cesta de compras cheia nas mãos.

Não há dúvidas: o varejo está cada vez mais competitivo. Com a comoditização dos produtos e a abundância de ofertas, o diferencial das marcas está na experiência que oferecem ao shopper. Nesse cenário, o marketing de serviços surge como um aliado para conquistar e fidelizar consumidores.

Para se destacar no setor varejista, os estabelecimentos precisam investir em ferramentas estratégicas, como: plataformas de CRM (Customer Relationship Management), inteligência de mercado e ciência do consumo. Lembre-se de que a adoção de uma mentalidade voltada para o encantamento do cliente é igualmente importante.

Mais do que vender, é preciso encantar, gerando conexões emocionais e oferecendo valor contínuo. E é claro que isso exige uma mudança de perspectiva: sair da lógica puramente transacional e abraçar o universo da experiência intangível.

É justamente nesse ponto que o marketing de serviços ganha força. Integrado ao CRM e à ciência do consumo, ele ajuda sua marca a sair da mesmice e criar experiências emocionais que vão encantar o shopper.

Para você entender mais sobre o marketing de serviços, a Rock Encantech preparou um conteúdo especial sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

O que é marketing de serviços?

O marketing de serviços é uma vertente do marketing que prioriza a oferta de experiências e relacionamentos duradouros, em vez da simples venda de produtos físicos. 

Essa é uma estratégia voltada à entrega de valor por meio de atendimentos personalizados, suporte contínuo e interações significativas com os consumidores.

Diferente do marketing tradicional, que gira em torno do produto e de seus atributos tangíveis, o marketing de serviços se apoia em pilares como:

  • Processos bem definidos para garantir consistência na experiência;
  • Pessoas preparadas para atuar com empatia e foco no cliente;
  • Ambiente físico e digital integrados para facilitar a jornada;
  • Presença relacional a fim de manter contato após a venda e oferecer soluções reais.

No varejo, isso se traduz em práticas como consultoria personalizada, treinamentos pós-venda, ofertas baseadas no histórico do cliente e atendimento humanizado, seja na loja física ou em canais digitais. 

E é por isso que o CRM pode ajudar significativamente na elaboração das estratégias de marketing de serviços. Afinal, ele reúne, organiza e interpreta as informações dos consumidores em um só lugar, facilitando a criação de experiências personalizadas e consistentes em todos os pontos de contato.

Quais são os 8 P’s do marketing de serviços?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os “4 P’s” do marketing — produto, preço, praça e promoção — introduzidos por Philip Kotler na década de 1960. 

Isso porque, eles ajudaram a moldar a forma como as empresas pensam suas estratégias comerciais, considerando os principais elementos que impactam a percepção do cliente.

Mas quando falamos de marketing de serviços, trabalhamos com 8 P’s — uma versão expandida que ajuda a planejar, executar e mensurar ações mais eficazes e orientadas ao cliente. 

Antes de conhecê-los, lembre-se de que é fundamental ter uma visão clara do seu negócio, usar dados de ferramentas como CRM e conhecer bem o perfil do seu cliente ideal. Os 8 P’s do marketing de serviços são:

  • Serviço (Produto);
  • Preço;
  • Praça (Distribuição);
  • Promoção (Comunicação);
  • Processos (o que vai garantir uma entrega padronizada e eficiente do serviço);
  • Pessoas (as estratégias que vão reforçar o capital humano como um ativo valioso);
  • Evidências físicas, (por meio de resultados, testemunhos, certificações, imagens, relatórios, etc.);
  • Produtividade e qualidade (eficiência operacional com excelência na entrega).

Lembre-se de que: o shopper quer mais do que um produto

O comportamento de consumo mudou. O shopper não é apenas alguém que compra; ele espera ser compreendido, surpreendido e valorizado

Ou seja, a experiência de compra tornou-se um fator decisivo para a fidelização, e vivemos a era da “experiência de compra como estratégia de crescimento”. Isso se manifesta de diversas formas, já que o público procura por:

  • Valorização do tempo e conveniência;
  • Interações humanizadas;
  • Marcas que geram identificação e propósito.

O marketing de serviços também pode ajudar a atender essa demanda ao colocar o cliente no centro da estratégia, oferecendo experiências que se conectam emocionalmente, mesmo sem envolver um objeto físico. 

É o caso de marketplaces que oferecem suporte por WhatsApp, marcas que prestam consultoria gratuita sobre uso de produtos ou redes varejistas que treinam seus vendedores para agir como “embaixadores” da marca.

Marketing de serviços em todos os pontos de contato

Quando pensamos em marketing de serviços no varejo, não podemos ignorar a importância de integrar todos os canais — físicos e digitais para garantir que o shopper tenha uma experiência fluida e consistente em qualquer ponto de contato com a marca.

A personalização que começa em um e-mail marketing pode continuar em uma loja física, passando por um chatbot eficiente e chegando a um pós-venda atencioso. 

Assim, a loja mostra que cada etapa pode reforçar a proposta de valor da marca e aumentar o potencial de fidelização.

Fidelizar é encantar antes, durante e depois da compra

O marketing de serviços é uma ponte entre expectativa e encantamento. Junto ao CRM e à ciência de dados, ele antecipa desejos, soluciona dúvidas, cria conexões e faz o shopper se sentir único. 

Essa abordagem amplia a visão de que vender não é o fim, mas apenas o começo de uma relação. Quem proporciona boas experiências ganha em lealdade e diferenciação

Portanto, investir em marketing de serviços é investir em longevidade — da marca, da reputação e do relacionamento com o shopper.

Da ciência do consumo à personalização da experiência

A fidelização do shopper passa, obrigatoriamente, por uma compreensão profunda dos hábitos e dos desejos dos consumidores. 

E a ciência do consumo nos mostra que o sucesso nas vendas está cada vez mais ligado à leitura do comportamento do cliente e à capacidade de responder de forma personalizada às suas necessidades.

Assim como propõe a ciência do consumo, marketing de serviços se apoia nesses mesmos princípios: ouvir, analisar e agir. Com o uso de CRMs, análise de dados e jornadas customizadas, é possível construir relações de confiança que vão muito além da primeira compra

Conheça as soluções da Rock Encantech

Ao integrar o CRM com plataformas de vendas, atendimento e marketing, a Rock Encantech oferece uma visão unificada do shopper — essencial para tornar o marketing de serviços mais eficiente e humanizado.

Essa integração facilita a jornada de encantamento, promovendo experiências consistentes em todos os canais, do físico ao digital.

Ainda, as soluções de ciência de dados da Rock Encantech, aplicadas ao consumo, ampliam a capacidade de prever comportamentos, antecipar necessidades e otimizar investimentos, tornando cada ação de marketing mais assertiva.

Se o seu objetivo é transformar dados em fidelização, e serviço em relacionamento duradouro, a Rock Encantech tem as ferramentas para a sua marca não ficar para trás no varejo.
Acesse aqui e saiba mais!