Estratégias para usar o hortifrúti como motor de crescimento no supermercado

Seção de hortifrúti de supermercado com maçãs organizadas em bandejas, enquanto uma mulher escolhe frutas ao lado.

Colorido, cheiroso e que, em muitos casos, é capaz de receber elogios dos shoppers. Assim é o setor de hortifrúti de um supermercado. 

Com mercadorias perecíveis e de giro rápido, essa é uma parte da loja que atrai consumidores em busca de promoções, frescor e qualidade semanalmente.

Por isso, investir nessa categoria ajuda a reforçar a imagem do negócio e a estimular a recompra, especialmente nas lojas físicas.

Neste texto, você vai entender como explorar melhor essa categoria, quais práticas aumentam o giro e a percepção de valor e de que forma a tecnologia da Rock Encantech pode apoiar esse processo.

Hortifrúti para elevar o ticket médio e fidelizar o shopper

A área de hortifrútis é um ponto chave de um supermercado para atrair shoppers às lojas físicas. 

Ao fazer compras recorrentes, o shopper acaba desenvolvendo uma relação de fidelidade com o supermercado, uma vez que é ali que ele vai encontrar os produtos que precisa com a qualidade que gosta. Isso gera uma relação de confiança entre quem compra e quem vende. 

E quando a loja investe para que essa categoria seja atraente e bem gerida, o shopper passa a retornar com frequência para aproveitar as ofertas e qualidade dos produtos frescos e ainda indica a loja para familiares e amigos como sendo um lugar ideal para a compra de itens dessa categoria.

Sabe por que isso é bom para o varejo alimentar? Ao visitar regularmente para comprar frutas, legumes e verduras, o shopper acaba explorando os outros setores do supermercado. 

Isso mesmo! É uma forma dele complementar a cesta de compras com itens de açougue, padaria, mercearia, por exemplo. Dessa forma ele contribui para aumentar o ticket médio da loja. Mais ticket médio, mais lucro.

Contudo, não é só colocar algumas frutas, legumes e verduras na exposição. A estratégia de usar o hortifrúti como chamariz envolve ações planejadas, campanhas temáticas e comunicação que reforça o valor dessa seção, criando um vínculo entre o shopper e a loja. 

A fidelização vai acontecer de forma natural, já que quem compra associa a loja a qualidade, variedade e bom serviço. 

Sendo assim, a área de frutas, legumes e verduras deixa de ser apenas uma categoria e passa a ser um motor de crescimento para toda a operação.

Campanhas sazonais impulsionam o hortifrúti

Você já deve ter visto que o seu concorrente tem dias específicos de promoções na loja dele. Campanhas temáticas, como a “Terça Verde” ou “Quarta do Hortifrúti”, são muito práticas e eficazes para atrair shoppers em dias de menor movimento. 

São ações como essas que ajudam a criar hábitos de compra, movimentar o estoque e reduzir as perdas. 

Então, sua loja também precisa de uma estratégia para implementar esse tipo de campanha. E por onde começar?

O primeiro passo é analisar o perfil do shopper local e identificar quais são os melhores dias para promover ofertas. Tudo decidido com base em dados de vendas e histórico de frequência.​

Com uma comunicação nas redes sociais, utilização de banners e promoções direcionadas ao público fiel, o varejista consegue incentivar o shopper a visitar a loja com mais frequência e experimentar novos produtos. 

Essas campanhas sazonais podem funcionar ainda melhor quando estão alinhadas a datas comemorativas, como festas juninas ou Natal, criando combos temáticos e kits especiais que agregam valor à experiência de compra.​

Valorizar a sazonalidade dos produtos

Valorizar a sazonalidade de frutas, legumes e verduras é uma forma inteligente do supermercado para garantir frescor, preço competitivo e redução de desperdícios. 

Os produtos da estação costumam ser mais baratos, saborosos e sustentáveis, o que ajuda a atrair um público mais consciente e aumenta a margem de contribuição do setor. 

Uma forma estratégica de comunicar essa vantagem é criar, por exemplo, conteúdo online (e-mail, push, SMS, aplicativo), para divulgar receitas com ingredientes da época e educar o shopper sobre os benefícios de consumir alimentos sazonais.​

Na hora de planejar o mix de produtos, o varejista deve ter como base os dados de consumo, as preferências regionais e as tendências de mercado. 

É esse equilíbrio entre itens básicos e diferenciados, como orgânicos e prontos para consumo, que vai ajudar a atender a diferentes perfis de shoppers e evitar rupturas ou excessos de estoque. 

O posicionamento estratégico da seção de hortifrúti, geralmente em áreas de grande circulação, potencializa vendas cruzadas e reforça a imagem de loja saudável e moderna.​

Tecnologia da Rock Encantech para otimizar a gestão

Com informações precisas e integração entre loja, estoque e fornecedores, é possível que o varejista consiga fazer uma gestão mais eficiente da operação. 

Contar com soluções tecnológicas de ponta permite que o lojista acompanhe os indicadores em tempo real, preveja demanda, controle perdas e otimize o reabastecimento. 

São com dados atualizados, que ele tomará decisões mais assertivas sobre promoções, precificação e exposição dos produtos, garantindo que o hortifrúti continue competitivo e rentável.​

A Rock Encantech tem as ferramentas que ajudam na integração dos dados de vendas, sazonalidade e comportamento do consumidor. Isso é ótimo, pois facilita o planejamento de campanhas e a gestão do mix de produtos.

Transforme seu hortifrúti em um motor de crescimento. Entre em contato com a Rock Encantech e descubra como nossas soluções podem impulsionar o desempenho do seu supermercado.