Estratégias de varejo: estimulando compras com base no comportamento do cliente

Uma mulher em um supermercado, segurando um smartphone em uma mão e um pacote de pão na outra, olhando a embalagem e a tela do telefone.

Impulsionado pela junção de diversos fatores, incluindo tecnológicos, econômicos e comportamentais, o crescimento do varejo vem consolidando empresas, fortalecendo marcas e ampliando a competitividade no mercado. Nesse contexto, compreender o comportamento do consumidor e elaborar estratégias que estimulem suas compras é fundamental. 

Atualmente, o que se percebe é que os consumidores mudam constantemente seus hábitos de consumo, buscando cada vez mais rapidez, facilidade e personalização. Também, graças às experiências mais fluidas proporcionadas pela estratégia de omnichannel, os consumidores passaram a ter mais satisfação e confiança.

Aproveitando esse cenário, as varejistas podem criar estratégias que visam otimizar ainda mais a experiência do consumidor, com base na análise de seu comportamento, estimulando novas compras. 

Confira com a Rock Encantech quais ações podem ser desenvolvidas e aplicadas para beneficiar as varejistas, enquanto otimizam a jornada de compra do consumidor. Continue a leitura para saber mais!  

Como o varejo pode avaliar o comportamento do consumidor?

Existem diversos modos pelos quais as varejistas podem estudar o comportamento do seu público. São eles: 

  • Histórico de compras, frequência e ticket médio;
  • Monitoramento do comportamento online, como cliques e buscas;
  • Interações em redes sociais, comentários, avaliações e engajamento;
  • Dados de programas de fidelidade, que revelam preferências e recorrência;
  • Análise de campanhas digitais, medindo conversão e retorno sobre investimento;
  • Avaliação de abandono de carrinho no e-commerce;
  • Pesquisas de satisfação e avaliação pós-venda
  • Mapeamento do fluxo de clientes na loja, identificando áreas mais visitadas.

A tecnologia se torna uma grande aliada, não só na coleta e análise de dados, mas também na criação de estratégias por meio de uso de Inteligência Artificial (IA), analytics e sistemas de CRM

Quais ações podem ser usadas para estimular as compras?

Utilizando os meios para analisar o comportamento do consumidor, o varejista passa a entender quem é seu público, como ele compra e o que influencia suas decisões, proporcionando a personalização de marketing, estimulando mais as compras, aumentando as vendas e promovendo a fidelização

Confira algumas estratégias que podem ser aplicadas para estimular compras por meio da análise de comportamento:

Segmentação de público

A análise de dados permite segmentar os consumidores de acordo com hábitos semelhantes, como ticket médio, frequência de compras e interesses. Essa segmentação pode guiar campanhas de marketing direcionadas.

Ofertas personalizadas e recomendações

Entre as estratégias de marketing está a criação de ofertas personalizadas para cada segmento ou consumidor. 

No e-commerce, pode-se sugerir produtos com base em interações (produtos favoritados ou colocados na lista de compra). Fazendo isso, a varejista eleva o interesse do consumidor, e a probabilidade de compra. 

Presença na rede sociais

Conhecendo o comportamento do público, a varejista pode publicar conteúdos relevantes e interativos nas redes sociais, mostrando produtos, uso e benefícios por meio de postagens. 

Pequenos (mas certeiros) ajustes na jornada de compra 

Ao estudar dados sobre interações não só no e-commerce, mas também na loja física, a varejista pode facilitar a jornada de compra do consumidor

Ações como personalizar a navegação no site, deixando em evidência produtos já visitados, ou reorganizar a disposição dos produtos na loja podem ser aplicadas. 

Facilidades de pagamento

A análise de hábitos, também permite entender o comportamento do consumidor em relação á pagamentos

A varejista pode, então, facilitar essa etapa, oferecendo condições especiais no cartão, parcelamentos, além de criar ou aprimorar programas de cashback e de pontos. 

Engajamento e fidelização 

Algumas ações para fidelização incluem programas de recompensas, clubes de assinatura e eventos exclusivos, fortalecendo a relação com a marca e incentivando novas compras. 

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