Aplicativo white label: entenda o conceito e suas vantagens

white label

No ambiente digital, toda empresa quer crescer e conquistar seu espaço no mercado. O aplicativo white label (em português, “rótulo branco” ou “etiqueta branca”)  surge como uma solução estratégica, permitindo oferecer experiências personalizadas aos clientes sem enfrentar os altos custos e outras dores de cabeça de desenvolver um app do zero.

A customização do app ajuda negócios de vários setores a terem uma experiência mobile única, conseguindo resultados como o fortalecimento da marca e a melhoria da jornada do consumidor.

Vejamos a seguir como a personalização contribui em vários aspectos estratégicos e práticos para o reconhecimento da marca pelos consumidores.

O que é um aplicativo white label?

Um aplicativo white label é uma solução móvel desenvolvida por uma empresa que tem como ideia base a total personalização por outras empresas para uso próprio.

Isso significa que a empresa compradora pode adaptar o app com sua marca, identidade visual, funcionalidades e linguagem, oferecendo ao cliente final uma experiência única e sem que ele saiba que a tecnologia é de um terceiro, como se o aplicativo tivesse sido desenvolvido internamente.

Essa opção é válida para empresas que querem oferecer um aplicativo móvel exclusivo aos clientes, com a identidade da marca e uma boa experiência de uso, mas sem precisar arcar com os custos e complexidades de prepará-lo da estaca zero. 

Uma das principais qualidades dos aplicativos white label é a versatilidade, pois eles podem ser usados em vários tipos de negócios, como marketplaces e clubes de assinaturas. 

Passo a passo do modelo de negócio white label

Entenda a seguir o passo a passo da construção de um aplicativo white label até o seu funcionamento:

  • Criação do produto base: uma empresa especializada desenvolve um software, app ou plataforma completa e funcional, sendo esse um produto feito para ser facilmente adaptado por terceiros;
  • Oferta para revenda com personalização: a empresa desenvolvedora oferece esse produto a outras empresas interessadas, e quem compra pode personalizar com logotipo, nome, cores e identidade visual da sua marca;
  • Entrega ao cliente final como produto próprio: após a personalização, o app ou software é apresentado ao público como se fosse criado pela empresa compradora. Para o cliente final, a experiência é de um produto exclusivo, promovendo o aumento de engajamento e fidelização da marca;
  • Manutenção e suporte pela desenvolvedora: a parte técnica (atualizações, melhorias, correções) continua sendo responsabilidade da empresa criadora, com a garantia de estabilidade e segurança;
  • Foco no cliente: a empresa compradora pode focar em vendas, atendimento e crescimento, sem se preocupar com a parte técnica do sistema.

Vantagens de usar um aplicativo white label

Usar um aplicativo white label traz muitos benefícios para as empresas, desde a economia de recursos a agilidade no lançamento. Veja os principais pontos positivos dessa escolha:

Baixo custo e agilidade no desenvolvimento do app

Sem ter as despesas com um profissional ou uma equipe interna capaz de desenvolver uma plataforma, os custos são menores, uma vez que há profissionais de uma outra empresa envolvidos nessa criação.

Como os profissionais da empresa que vende o app ficam com a responsabilidade de fazer o desenvolvimento, programação e testes do software, essa economia torna o aplicativo mais acessível para empresas de todos os tamanhos, inclusive para as menores, que costumam trabalhar com orçamentos limitados.

É interessante frisar que o white label entrega ainda previsibilidade de gastos, com taxa inicial de adesão e mensalidades pré-definidas, o que facilita a mensuração dos custos com o app. 

Marca em evidência com a personalização

Apesar de serem construídos dentro de uma base, os aplicativos white label tem como principal faceta a personalização, com a adição de logos, cores e fontes da marca, o que garante que o app tenha “a cara” da empresa contratante.

Essa personalização ajuda a criar uma conexão forte com os clientes, fazendo todo sentido dentro de uma experiência de compra. 

Agilidade na implementação e lançamento no mercado

Por ser uma plataforma já testada e consolidada anteriormente com outros clientes em relação às funcionalidades, os aplicativos white label são rápidos para serem implementados e lançados.

Isso torna o processo de adaptação mais dinâmico e essa velocidade é importante em mercados competitivos, uma vez que atender rapidamente e com qualidade às demandas do consumidor é um fator decisivo para a melhor percepção possível em relação à marca. 

Personalize estratégias com a Rock Encantech

Personalizar estratégias que geram valor para negócios e consumidores é uma das especialidades da Rock Encantech.

E é dentro dessa ideia que estabelecemos soluções inteligentes e sob medida como os aplicativos white label, uma alternativa prática e eficaz para empresas que querem inovar, ganhar agilidade e oferecer experiências marcantes com a sua própria marca.

Acesse aqui e conheça essa e outras soluções da Rock Encantech para o seu negócio.