O varejo alimentar apresentou um crescimento de 3,4% em novembro de 2025, em comparação com o mês de outubro. Os dados são da Rock Encantech, empresa líder em engajamento B2B2C na América Latina e que analisou mais de 160 milhões de transações de vendas ao longo do último mês.
“Apesar de ser um crescimento em patamar considerado estável frente ao cenário macroeconômico, é importante lembrar que outubro já havia registrado alta em relação ao mês anterior. Por isso, o desempenho de novembro, mesmo ocorrendo sobre uma base já positiva, torna-se ainda mais relevante. Dois fatores contribuíram para esse resultado: novembro contou com cinco finais de semana e o último deles coincidiu com a Black Friday”, afirma o VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
Os supermercados registraram crescimento de 6,3% no faturamento do mês em comparação com outubro. Mesmo com a queda de 2% na frequência, o aumento de 3,9% na quantidade de itens no carrinho e de 4,8% no ticket médio foram os principais impulsionadores do resultado. Já o atacarejo, após um crescimento expressivo na comparação entre outubro e setembro, apresentou uma leve retração de 0,6% no faturamento de novembro.
“Embora tenha ocorrido um aumento de 1,1% no gasto médio, possivelmente influenciado pelos benefícios típicos da Black Friday, esse incremento não foi suficiente para manter a preferência do shopper no canal”, explica Gibotti.
Como consequência, o atacarejo registrou queda de 3,9% nos itens por carrinho e de 2% no ticket médio, reforçando que a disputa entre canais nesse mês favoreceu o supermercado.
Categorias
Em relação às principais categorias presentes nos carrinhos em novembro, destacam-se o leite 1L e o creme de leite 200ml, ambos com as maiores quedas no preço médio na comparação com outubro, registrando -6,87% e -4,85%, respectivamente.
Em direção oposta, os produtos que apresentaram aumento no preço médio foram o macarrão 500g, com 6,42%, e os pães industrializados, com 5,57%
O conteúdo completo da análise da Rock Encantech está disponível para download de forma gratuita aqui.
Sobre a Rock Encantech
A Rock Encantech é um ecossistema de soluções que conecta dados, tecnologia e relacionamento para transformar o conhecimento do cliente em valor real para negócios e consumidores. Atua com estratégias de engajamento B2B2C em toda a América Latina, combinando inteligência artificial, ciência do consumo e automação para personalizar jornadas e maximizar resultados.
Com mais de 130 milhões de consumidores analisados, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e presença em todos os estados do Brasil, a Rock Encantech impulsiona um varejo mais humano, inteligente e conectado.
As soluções incluem: CRM; plataforma completa de fidelidade e marketplace; soluções de cashback; inteligência de mercado e geográfica; algoritmos de personalização de ofertas; automação promocional; aplicativos white label e aplicações em retail media.





