Sucesso do phygital no varejo: por que os supermercados devem aderir a essa estratégia? 

Pessoa usando uma máquina de autoatendimento em um supermercado.

Buscando cada vez mais aumentar a competitividade e atender as expectativas de seu consumidor, que muda seus hábitos de compras com frequência, os supermercados devem estar atentos às tendências e mudanças do varejo. Uma delas, o phygital, vem se destacando pela conveniência ao integrar experiências online e offline de compras.  

Quando aplicado ao setor supermercadista, o phygital proporciona maior flexibilidade e oportunidades de personalização ao consumidor, permitindo transitar entre canais sem perda de continuidade, acessar as ofertas feitas sob medida e proporciona mais praticidade na hora de pesquisar, escolher, pagar e receber seus produtos.

Grandes empresas do varejo já utilizam o phygital, permitindo que seus consumidores experimentem e comprem produtos onde e quando quiserem, com a mesma facilidade em qualquer plataforma.

Atenta a esse cenário, a Rock Encantech explica, neste conteúdo, mais sobre o conceito de phygital e como sua aplicação pode ser vantajosa para os supermercados. Confira!

O que é phygital? 

Definido como a combinação do físico com o digital, o phygital reúne  estratégias que integram experiências offline e online, com o objetivo de criar jornadas de compras mais fluidas, sem as interrupções comuns existentes entre canais separados.  

Com o phygital, as compras podem começar na pesquisa online, com a finalização em loja física, ou podem ser feitas na loja com o apoio do celular para consultar preços, estoque ou avaliações.

Essa integração proporciona maior interação entre a marca e o consumidor, sem obstáculos e com mais conveniência. A personalização é também uma vantagem do phygital , que utiliza dados coletados online para aprimorar o atendimento nas lojas físicas.

Como o phygital pode ser aplicado nos supermercados? 

Os supermercados podem utilizar o phygital de diversas maneiras, como: 

  • Self-checkout e lojas autônomas: o consumidor usa o celular para escanear códigos de barras e pagar a compra diretamente nos totens de autoatendimento, sem precisar passar por caixas tradicionais;
  • Compra online com retirada na loja: possibilidade de realizar pedidos via site ou aplicativo e retirar no supermercado;
  • Pagamentos online: opção de pagar as compras dentro da loja por meio de carteiras digitais no celular;
  • Realidade aumentada, assistentes de voz e QR Codes: permitem visualizar informações adicionais sobre produtos;
  • Gôndolas e displays inteligentes: mostram preços em tempo real, vídeos promocionais e dados sobre os itens;
  • Apps integrados: oferecem mapas da loja, localizando produtos e exibindo ofertas personalizadas com base no histórico de compras.

Quais os benefícios do phygital para os supermercados? 

Com um conjunto de estratégias voltadas à melhoria da experiência do consumidor, o phygital aumenta a autonomia do cliente e favorece a fidelização. Ele também contribui para elevar as vendas e o ticket médio, já que as ferramentas digitais exibem promoções direcionadas e sugestões de compra.

O phygital reduz filas e aumenta a velocidade da jornada de compra, pois o fluxo se torna mais rápido com o uso de totens de autoatendimento. Ele torna a operação mais eficiente, auxiliando no gerenciamento de estoque, precificação, reposição e rotatividade com maior precisão, reduzindo desperdícios.

Com a integração digital, o supermercado passa a entender melhor o comportamento do seu consumidor, suas preferências, a sazonalidade de compras e fluxo dentro da loja, permitindo ações mais estratégicas e assertivas.

Por que os supermercados devem estar atentos às tendências de varejo?

O comportamento do consumidor muda frequentemente e, diante dessas mudanças, quem não se adapta acaba ficando para trás. 

No segmento supermercadista, onde a concorrência é alta e as margens são apertadas, acompanhar tendências do varejo, como o phygital deixa de ser diferencial e passa a ser questão de sobrevivência. 

Tendências além do phygital, como self-checkout, apps, clubes de vantagens e compras por voz, transformam a experiência do consumidor do início ao fim. 

Hoje, o cliente compara preços, busca praticidade e quer atendimento rápido, e supermercados que não acompanham essas mudanças perdem vendas. Estar atento a essa realidade permite inovar antes da concorrência e garantir sua relevância no mercado.

Com a Rock Encantech você tem a tecnologia certa para transformar a experiência do seu cliente

Estratégias como o phygital são fundamentais para o varejo, principalmente para os supermercados. Ao integrá-las, as empresas elevam a experiência do cliente e ampliam vantagens competitivas, garantindo mais satisfação, fidelização e crescimento do negócio.

Na Rock Encantech, somos especialistas em desenvolver estratégias que realmente encantam e fidelizam clientes. Com soluções fundamentadas na ciência do consumo e na inteligência de mercado, conectamos seu público ao seu negócio de forma precisa e eficiente.

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