A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano, tanto por consumidores, ansiosos para aproveitar as tradicionais ofertas de fim de novembro, quanto por varejistas que enxergam a sazonalidade como uma oportunidade para impulsionar o faturamento. Em meio à competitividade, uma ferramenta se destaca como uma das principais soluções para o período: os programas de fidelidade.
Criados com a finalidade de recompensar a recorrência de compra dos clientes, os programas de fidelidade criam vínculo emocional e estratégico entre consumidor e marca, algo fundamental para datas sazonais de grande impacto, principalmente na Black Friday.
Entenda, no texto a seguir, como os programas de fidelidade podem influenciar nos resultados do varejo durante a Black Friday.
Por que os programas de fidelidade são importantes?
O comportamento de consumo dos clientes vem passando por profundas transformações, influenciado pelo avanço de novas tecnologias e pela mudança do perfil demográfico na população brasileira.
O cliente atual não busca apenas o menor preço, mas também quer reconhecimento, personalização e conveniência. Nesse contexto, os programas de fidelidade atuam na retenção desse público, transformando compras pontuais em relacionamentos duradouros.
Quando o cliente se torna fidelizado, a tendência é que passe a priorizar aquela rede no momento de fazer as compras. Além disso, é possível elevar essa fidelização ao nível de encantamento por meio da Cultura Encantech.
Para o CEO da Rock Encantech, Carlos Formigari, proporcionar o encantamento está relacionado a fazer o cliente dizer “uau”, ou seja, demonstrar surpresa e alegria com uma determinada ação feita pela empresa.
“A gente percebeu que, quando proporciona esse encantamento, quando você liga para o cliente em uma data de aniversário ou quando ele não está esperando, reconhecendo que ele está há 10 anos com você, havia uma subida muito grande no NPS. Mas, se não fizesse algo imediatamente depois, ele voltava para aquela sensação de satisfação que tinha anteriormente”, afirmou.
O impacto dos fidelizados na Black Friday

Na Black Friday de 2024, os clientes fidelizados representaram a maior porcentagem do faturamento do varejo alimentar, segundo os dados analisados pela Rock Encantech.
Os clientes fidelizados apresentaram um expressivo aumento de 52,3% no faturamento na semana da data e de 89% no dia da Black Friday. Já o público não fidelizado foi na contramão e registrou uma queda de –21,7% no faturamento na semana da Black Friday e de –12,4% no dia.
Os números demonstram que o público fidelizado consome quase o dobro dos não fidelizados durante a Black Friday. Ao inserir esses clientes em programas de fidelidade, o varejo consegue potencializar essa base em datas sazonais estratégicas.
Faça o download do e-book com os dados da Black Friday em 2024 aqui.
Como turbinar os programas de fidelidade
Para aproveitar todo o potencial dos programas de fidelidade durante a Black Friday, o varejista deve ir além do básico. Veja algumas estratégias eficazes:
Recompensas relevantes
A Black Friday é uma sazonalidade que gera grandes expectativas de descontos entre os consumidores. Por isso, é fundamental que o varejo prepare ofertas que sejam relevantes para os clientes.
Outra medida é criar campanhas que forneçam mais pontos dentro do programa de fidelidade ou um cashback expressivo. Isso estimula o cliente a concentrar suas compras no seu estabelecimento.
Acesso antecipado
Os programas de fidelidade também podem ser utilizados para que clientes fiéis tenham acesso antecipado às ofertas de Black Friday. Por exemplo: 24 horas antes da abertura oficial.
Essa prática aumenta a percepção de valor e reforça a importância de ser um membro do programa, além de mostrar que a marca se preocupa com o cliente, dando-lhe a oportunidade de planejar suas compras com antecedência.
Personalização
Com base nos dados de comportamento de consumo, o varejo pode segmentar as ofertas para diferentes perfis de clientes de forma personalizada. Um cliente que costuma comprar vinhos, por exemplo, pode receber um cupom específico para bebidas ou uma promoção de queijos e frios.
A personalização deve ir além das ofertas e abranger a comunicação com cada cliente, tanto nos canais digitais quanto na loja física.
Integração em um super app
A integração dos programas de fidelidade a um super app facilita a experiência do cliente e aumenta o engajamento. Com isso, ele pode usar seus pontos e cashback dentro de um único espaço, tornando a jornada mais fluida e prática.
Pós-Black Friday
O relacionamento não deve acabar com a Black Friday. Crie campanhas de “recompra inteligente”, oferecendo bônus para quem usar seus pontos em dezembro ou no início do ano seguinte. Assim, o fluxo de vendas se mantém aquecido.
Aumente o faturamento na Black Friday com a Rock Encantech!
A Rock Encantech conta com um ecossistema de soluções para aumentar as vendas no varejo, não só na Black Friday, mas durante todo o ano.
Líder em engajamento B2B2C na América Latina, a Rock Encantech oferece uma plataforma completa de fidelidade, cashback, CRM, algoritmos de personalização de ofertas e muito mais.
Saiba mais navegando no site.




