Por que a fidelização de clientes é importante para o e-commerce?

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O plano central de toda marca, ao ser desenvolvida, é sua consolidação no mercado e o alcance da satisfação e fidelização de seus clientes. No e-commerce, essa fidelização, também chamada de loyalty, tornou-se fundamental, visto que clientes fiéis representam a maior parte do faturamento. 

Clientes fidelizados investem mais nos produtos e serviços oferecidos e ainda promovem o marketing orgânico, ao recomendarem a marca para pessoas de seu convívio, levando novos clientes previamente informados a investirem na marca.  

No varejo alimentar, por exemplo, o Índice de Fidelização e Engajamento no Varejo (IFEV) da Rock Encantech, constatou que clientes fidelizados tiveram um ticket médio 88,4% maior que os não fidelizados, no 1º semestre de 2025 em supermercados. (Faça o download do material aqui)

Para as empresas, a fidelização é um grande atrativo, já que manter clientes satisfeitos, fiéis e encantados é economicamente mais vantajoso do que conquistar novos. 

Com a fidelização a relação entre marca e cliente se estreita, tornando-se duradoura e satisfatória, baseada em confiança, valores e qualidade. Isso melhora a previsibilidade do fluxo de caixa da empresa de e-commerce e impulsiona o aumento de faturamento. 

Para alcançar essa fidelização, o e-commerce precisa compreender como ela ocorre e sua importância para gerar receitas mais previsíveis e elevar o ticket médio. Continue a leitura a seguir para saber mais! 

Quais as vantagens de ter clientes fidelizados no e-commerce?

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Fidelização ajuda na retenção de clientes

A fidelização caracteriza-se como a estratégia adotada por marcas e empresas de diversos setores de reter, satisfazer e engajar clientes que já consumiram seus produtos e/ou serviços, incentivando novas compras. 

Mais do que vender uma vez e vender novamente, a fidelização diz muito sobre a marca, principalmente sobre sua qualidade e confiabilidade. No e-commerce, onde a concorrência é acirrada, ela eleva a reputação da marca no mercado

Para o e-commerce, a fidelização é bastante vantajosa. Como mencionado anteriormente, clientes fiéis, tendem a indicar a marca para outras pessoas, o que leva ao marketing orgânico, uma maneira simples e espontânea de atrair novos consumidores e aumentar o faturamento. 

 Além dessa, há outras vantagens importantes da fidelização. Confira as principais:

  • A fidelização nasce da satisfação, e um cliente satisfeito compra mais, elevando o ticket médio
  • Permite realizar estimativas e prever o faturamento com maior precisão;
  • Conquistar novos clientes gera custos. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, em 2014, manter um cliente pode ser até 25 vezes mais barato do que atrair um novo. Assim, ao manter clientes fiéis, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é reduzido;
  • Clientes fidelizados dão mais valor à experiência e aos benefícios acumulados, tornando-se menos propensos a migrar para a concorrência, mesmo que esta ofereça preços ligeiramente menores;
  • A fidelização faz com que o cliente se sinta parte do negócio o que o torna e promotor da marca, oferecendo feedbacks positivos e construtivos que ajudam a empresa a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Como a fidelização acontece no e-commerce?

No e-commerce existem diversas maneiras de alcançar a fidelização. Todas as estratégias têm como objetivo proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra possível, que pode ser feito por meio de:

  • Um atendimento eficiente, que responda às dúvidas e apresente soluções para qualquer problema, com uma comunicação constante, clara e direta; 
  • Simplificação do processo de  compra, garantindo agilidade e praticidade; 
  • Diversificação das formas de pagamento (Pix, débito, parcelamento no cartão de crédito etc.);
  • Oferecimento de uma experiência personalizada e direcionada, utilizando dados e histórico de compras para criar comunicações e recomendações alinhadas às preferências do cliente;
  • Criação de programas de fidelidade com descontos, cashbacks e recompensas;
  • Investimento em uma logística eficiente, com entregas rápidas e, se possível, a opção de retirada em ponto físico;
  • Desenvolvimento de uma estratégia de marketing relevante, capaz de promover a marca de forma autêntica e eficaz;
  • Solicitação de feedbacks dos clientes e implementação das melhorias sugeridas.

Encontre as soluções certas para a fidelização de seu negócio com a Rock Encantech 

Para te ajudar a fidelizar seus clientes, a Rock Encantech oferece diversas soluções para o e-commerce. 

Atualmente, a Rock Encantech atua em diversos segmentos, como supermercados, moda, cosméticos e programas de fidelidade.

Entre as soluções oferecidas estão o CRM, uma plataforma completa de fidelidade e marketplace, o cashback omnichannel, a inteligência de mercado e geográfica, o shopper analytics, os algoritmos de personalização de ofertas e automação promocional, entre outras. 

Todas essas soluções foram desenvolvidas para atender às necessidades específicas de cada cliente, fortalecendo a satisfação e ampliando o engajamento do seu negócio.

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