O varejo alimentar é um segmento influenciado diretamente pelas sazonalidades. Uma das mais impactantes é a Páscoa, que transforma todo o ambiente dos supermercados com os tradicionais ovos de chocolate pendurados nas gôndolas.
Além do chocolate, o período que antecede a Páscoa também é marcado pelo aumento do consumo de peixes, por conta da Quaresma. Esses fatores alteram a dinâmica de consumo dos shoppers, influenciando o faturamento ao final do mês.
Por isso, é importante que o varejista promova ações estratégicas para aproveitar ao máximo a Páscoa. Confira no texto a seguir alguns dos principais insights sobre essa sazonalidade e como aumentar o lucro durante a Páscoa.
Insights da Páscoa
A Rock Encantech analisou mais de 42 milhões de vendas no varejo alimentar durante a Páscoa de 2024 e divulgou os principais insights em um e-book exclusivo, disponibilizado para download.
A Páscoa de 2024 foi atípica, pois caiu no último dia de março. Essa mudança impactou as comparações com 2023, já que o período de maior movimentação no varejo alimentar ocorre no início do mês, alterando a dinâmica usual de consumo.
Apesar disso, os produtos típicos da data ganharam destaque em relação ao mix geral. O setor de varejo alimentar registrou um crescimento de 7% no faturamento nos 30 dias que antecederam a Páscoa (em comparação com 2023), enquanto a cesta de produtos sazonais apresentou um avanço expressivo de 22,8%.
Desempenho dos produtos sazonais
Entre os produtos sazonais, os ovos de Páscoa, chocolates em barra, bombons personalizados e colombas se destacaram, registrando aumento tanto em volume de vendas quanto em faturamento.
Os ovos de Páscoa, carro-chefe da data, sofreram impacto do aumento do preço médio, mas a diversidade de sabores e tamanhos estimulou a demanda.
O bacalhau, prato tradicional da Sexta-feira Santa, manteve sua grande representatividade, registrando um faturamento 963% maior na quinzena que antecedeu a Páscoa em comparação às demais quinzenas do ano.
Já os peixes apresentaram crescimento tanto em volume de vendas quanto em faturamento. No mesmo cenário de busca por melhor custo-benefício, o óleo composto foi a escolha preferida para compor o prato principal, em detrimento do azeite, cujo aumento expressivo no preço médio levou à queda na quantidade vendida.
Diante desse contexto, estratégias focadas em custo-benefício, ofertas atrativas e benefícios adicionais tornam-se essenciais para engajar o consumidor e incentivá-lo a se deslocar para aproveitar promoções.
A personalização do atendimento, baseada no conhecimento do shopper por meio de estratégias de CRM, também se mostra uma ferramenta fundamental para os varejistas que buscam crescimento sustentável no faturamento.
Estratégias para a Páscoa
O Head de Customer Success da Rock Encantech, Julio Santos, destacou algumas estratégias que o varejo alimentar pode colocar em prática para melhorar os resultados ao longo da Páscoa.
A primeira é antecipar os descontos exclusivos para o cluster dos melhores clientes. A ideia é reforçar que aquele consumidor é especial para a loja e, por isso, vai receber o benefício antes de todos.
Outra ação é fazer o upgrade de produtos para clientes ocasionais. “O consumidor compra um produto de entrada e gera um desconto exclusivo para experimentação de um produto premium”, explicou Julio.
É possível também ativar a base de clientes transformadores sazonais (como doceiros, por exemplo), oferecendo benefícios nos insumos para a produção própria de ovos de Páscoa. Além disso, o varejista pode criar cestas presenteáveis para compra de indulgência e de última hora.
Analisar e incentivar o cross-sell de produtos pode estimular maior quantidade de itens no carrinho. Já o cashback em itens de maior volume de vendas pode ser utilizado para atrair esses shoppers depois da Páscoa.
“O varejista ainda pode fazer parcerias com fornecedores, com gamificações e prêmios para compradores da marca. Por fim, gerar conteúdo da sazonalidade, trazendo receitas, dicas e curiosidades no aplicativo para maior engajamento da audiência”, comentou Júlio.

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