Muito além de uma vitrine digital, o marketplace se tornou um ecossistema completo de vendas para o varejo moderno. A plataforma é capaz de conectar lojistas, marcas e consumidores em um único ambiente, proporcionando uma experiência omnichannel para os shoppers.
Do marketplace aberto ao fechado, passando por modelos verticais, B2C e híbridos, as possibilidades são amplas e adaptáveis às necessidades de diferentes nichos de atuação no varejo.
Entenda a seguir as principais características de cada um deles e suas respectivas vantagens para os varejistas.
Aberto x fechado
O primeiro tipo de classificação dos marketplaces é com relação à sua acessibilidade por parte dos clientes. Veja a seguir suas diferenças:
Marketplace aberto
O marketplace aberto (também conhecido como marketplace não gerenciado) é aquele que aceita praticamente todos os sellers terceiros que desejam vender em suas plataformas online. Além disso, qualquer pessoa pode consumir naquela plataforma.
Com pouco ou nenhum filtro, o processo de onboarding é tão simples que os varejistas e as marcas podem vender nesses sites em questão de minutos. No entanto, existem algumas desvantagens, como o formato saturado e confuso para o consumidor.
Outra desvantagem para as marcas é o fato de a concorrência ser alta, correndo o risco de não serem notadas em meio a um mar sem fim de fornecedores.
Marketplace fechado
O marketplace fechado (também conhecido como gôndola estendida) é aquele que seleciona tanto os sellers quanto os clientes que terão acesso à plataforma.
“No marketplace fechado, só clientes elegíveis, que participam de um programa de fidelidade, podem comprar lá dentro. Com isso, conseguimos trabalhar estratégias diferentes, que fogem dessa corrida pelo menor preço. Ali, a gente oferece a melhor condição para o cliente, onde ele pode pagar com dinheiro, com pontos ou com cupom”, explicou o Diretor de Canais e Parcerias da Rock Encantech, Marcelo Mourão, durante podcast.
Em comparação com o marketplace aberto, as marcas enfrentam muito menos concorrência, além de ter acesso a uma base de clientes qualificada, pois passaram por uma curadoria. Isso aumenta as chances de conversão em vendas.
Já os clientes garantem acesso a uma plataforma onde poderão trocar seus pontos e cashback por produtos que não estão disponíveis nas unidades físicas do varejo. Isso aumenta a sensação de exclusividade e de encantamento com a marca.
B2C x B2B
Os marketplaces também podem ser classificados quanto ao seu público-alvo, que pode abranger pessoas físicas e jurídicas.
Marketplace B2C
O marketplace business to consumer (B2C) é o mais comum. Nele, as empresas vendem os seus produtos para o consumidor final. No caso de um supermercado, por exemplo, ele seria voltado justamente para os shoppers que consomem durante o dia a dia.
Marketplace B2B
Embora seja ainda uma novidade, o marketplace business to business (B2B) tem potencial para setores em que o atacado desempenha um papel importante. Voltando ao exemplo do varejo alimentar, neste modelo, atacarejos podem ter uma plataforma exclusiva para a venda para estabelecimentos como restaurantes, por exemplo.
Horizontal x vertical

A última classificação dos marketplaces envolve o mix de produtos que está sendo ofertado pela loja, podendo ser uma plataforma horizontal ou vertical.
Marketplace horizontal
O marketplace horizontal oferece produtos de vários setores diferentes, como se fosse um shopping center digital. A estratégia é cobrir a maioria das necessidades dos consumidores com uma ampla gama de produtos.
Marketplace vertical
Já o marketplace vertical foca em um único nicho. Por ter um catálogo mais restrito, há uma redução na concorrência entre fornecedores, além de permitir que o cliente tenha uma jornada de compra mais fluída.
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A Rock Encantech transforma o seu aplicativo em um marketplace completo, oferecendo produtos de marcas desejadas pelos seus clientes e aumentando a capacidade de venda sem aumentar os custos operacionais.
A Gôndola Estendida da Rock Encantech conta com mais de 400 mil produtos para vender no aplicativo e mais de 200 marcas disponíveis. Além disso, o varejo não precisará de esforço extra para a operação. Outras vantagens são:
- Catálogo pronto para venda com rápida implantação no Super App;
- Cuidados logísticos com a operação de entrega;
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