Marketplace fechado: por que os supermercados precisam de um?

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Em um cenário onde os consumidores estão cada vez mais conectados e atraídos pelas conveniências do mundo digital, o varejo alimentar tem buscado se adaptar às novas tendências. Neste contexto, o marketplace fechado surge como uma das principais ferramentas para crescer de forma sustentável e promover satisfação na experiência de compra do shopper.

Embora o termo marketplace já seja amplamente conhecido, é fundamental entender que existem diferenças importantes entre um marketplace tradicional e um marketplace fechado, e que essas características têm impacto direto na estratégia de um supermercado.

Entenda, no texto a seguir, como funciona um marketplace fechado e os benefícios que ele pode trazer para o varejo alimentar.

O que é um marketplace fechado?

O marketplace fechado é um ecossistema digital controlado pelo próprio varejista, onde parceiros aprovados podem vender produtos para um grupo privilegiado de clientes.

Ao contrário de um marketplace tradicional, em que qualquer vendedor pode se cadastrar e anunciar praticamente qualquer tipo de produto, como ocorre nas grandes plataformas digitais, o marketplace fechado funciona como um ambiente selecionado, curado e integrado à estratégia do varejista.

“No marketplace fechado, só clientes elegíveis, que participam de um programa de fidelidade, podem comprar lá dentro. Com isso, conseguimos trabalhar estratégias diferentes, que fogem dessa corrida pelo menor preço. Ali, a gente oferece a melhor condição para o cliente, onde ele pode pagar com dinheiro, com pontos ou com cupom”, explicou o Diretor de Canais e Parcerias da Rock Encantech, Marcelo Mourão, durante podcast.

Essa estratégia é também conhecida como “Gôndola Estendida”, pois permite que o varejo comercialize produtos que não estão fisicamente nas lojas, ampliando a gama de itens que a marca pode fornecer para o cliente.

Vantagens do marketplace para o varejo alimentar

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Marketplace oferece diversas vantagens para o varejo alimentar

O marketplace fechado é um modelo promissor para redes de supermercados que querem aumentar a receita e fortalecer a fidelização. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens desse tipo de plataforma.

Receita adicional

Uma das maiores vantagens do marketplace fechado é a capacidade de expandir o catálogo sem assumir estoques e aumentar as despesas operacionais, que podem sobrecarregar a logística da rede.

O supermercado passa a monetizar sua audiência, entregando um público segmentado para a plataforma, enquanto os sellers ficam responsáveis pelo estoque, entrega e trocas e devoluções.

Ampliação de produtos e conveniência

Já se foi o tempo em que supermercados vendiam apenas alimentos. Com a gôndola estendida, o varejo alimentar pode vender de tudo: eletrodomésticos, celulares, itens para o dia a dia etc.

Ao contar com um leque amplo de produtos, a rede fortalece sua reputação e pode estimular as compras por conveniência dentro do ambiente digital, aumentando o ticket médio.

Por exemplo: um cliente pode trocar seus pontos para resgatar uma geladeira dentro do marketplace fechado. Como a plataforma está integrada a um super app da rede, o shopper já poderá comprar os alimentos dentro do mesmo ambiente.

Melhora da experiência e fidelização

Quando o cliente encontra tudo no ecossistema da rede, do hortifrúti ao ventilador portátil, do suplemento ao produto para o pet, ele passa a usar apenas um app, reduzindo o risco de churn para concorrentes.

Essa fidelização se fortalece ainda mais quando o marketplace está integrado ao programa de fidelidade e quando a experiência é fluida entre o online e a loja física. Vale ainda mencionar que o equilíbrio entre pontos e cashback distribuídos pela marca é um diferencial importante.

Para o varejo alimentar, que opera em um mercado de altíssima frequência, isso cria uma vantagem competitiva poderosa.

Em outubro de 2025, a Rock Encantech analisou mais de 160 milhões de transações no varejo alimentar e constatou que clientes fidelizados consomem mais:

  • Supermercados de 1 a 4 checkouts: ticket médio de R$ 73,24 entre os fidelizados e de R$ 37,92 entre os não fidelizados;
  • Supermercados de 5 a 9 checkouts: ticket médio de R$ 95,20 entre os fidelizados e de R$ 51,71 entre os não fidelizados;
  • Supermercados com mais de 10 checkouts: ticket médio de R$ 137,25 entre os fidelizados e de R$ 74,34 entre os não fidelizados.

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A Rock Encantech, líder em engajamento B2B2C na América Latina, ajuda sua rede a ter um marketplace exclusivo, integrado e inteligente. Com essa solução, a loja pode oferecer mais do que produtos, também uma experiência que fideliza.

A plataforma da Rock Encantech conta com:

  • Marketplace whitelabel com sua identidade em toda a jornada;
  • Checkout multimoedas, onde o cliente escolhe pontos, cartão ou os dois;
  • Experiências personalizadas, com curadoria segmentada por perfil;
  • Pós-venda com atendimento que cuida de cada etapa da jornada;
  • Negociações estratégicas com marcas para garantir as melhores condições para você e seu cliente.

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