Inteligência de mercado: o que são as áreas de influência do varejo alimentar?

Localização

Uma das decisões mais importantes na hora de abrir uma nova unidade no varejo alimentar é a localização. A região escolhida impacta diretamente o tráfego de clientes, o número de vendas e a lucratividade. Um dos principais motivos para essas variações são as áreas de influência.

Compreender esse conceito é essencial para todo varejista, seja para quem está inaugurando a primeira unidade, seja para quem está expandindo a rede. As áreas de influência podem ser identificadas por meio da inteligência de mercado.

Confira no texto a seguir como as áreas de influência impactam a lucratividade da sua loja.

O que são as áreas de influência?

As áreas de influência são os locais em volta da unidade onde há residências e domicílios impactados pela sua loja, ou seja, com alta probabilidade de consumo.

É mais conveniente para o shopper fazer compras em um supermercado próximo de sua casa ou do trabalho. Vale ressaltar que a unidade também pode atrair clientes de outras localidades, ou seja, que não estão necessariamente na zona de influência.

As áreas de influência são divididas em três níveis, sendo o primeiro o mais próximo da loja, que concentra a maior quantidade de consumidores, e o terceiro, o mais distante, com uma porcentagem menor de shoppers.

O tamanho dessas áreas varia de acordo com as características do bairro onde a loja está localizada, o porte do supermercado e seu poder de atração. Um hipermercado, por exemplo, consegue ter um raio de impacto maior, pois as pessoas estão dispostas a percorrer maiores distâncias pelos seus serviços.

Inteligência de mercado da Rock Encantech

Geolocalização
Compreender as áreas de influência ajuda o varejista a traçar estratégias.

Durante o APAS Show 2025, o gerente de Inteligência da Rock Encantech, Evandro Alampi, explicou o conceito de inteligência de mercado, uma visão que ajuda o varejista a entender os formatos de expansão e o quanto ele pode faturar com uma nova loja.

“Nós identificamos o potencial por categoria, onde o varejista pode ver quais produtos estão com desempenho abaixo do esperado. A partir dessas informações, cruzadas com dados secundários de mercado, como grau de concentração populacional, renda e, principalmente, concorrência, conseguimos identificar o potencial das lojas da sua rede”, explicou Alampi.

Essa solução não só permite que o varejo conheça suas áreas de influência, mas também o perfil do público daquela região. Essa informação é extremamente relevante, pois o comportamento de consumo de shoppers da Geração Z é diferente do de idosos, por exemplo.

A inteligência de mercado ainda consegue apresentar o Índice de Canibalização, ou seja, o quanto um novo concorrente pode impactar sua operação e disputar a preferência dos consumidores dentro das áreas de influência.

“Nós conseguimos calcular o quanto uma loja pode tirar de desempenho da outra e, até mesmo, quando entra um concorrente na sua área de influência, o quanto ele pode faturar dos seus clientes — além de criar estratégias dentro do seu CRM para minimizar esse impacto”, completou Alampi.

Vantagens de conhecer as áreas de influência

Conhecer o comportamento de consumo dos shoppers deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para manter a competitividade no varejo alimentar. Algumas das vantagens de conhecer as áreas de influência são:

Estratégias personalizadas

Abordagens personalizadas ajudam a melhorar a experiência de compra do cliente. Ao identificar sua área de influência, o varejo pode adequar campanhas de marketing e ofertas com base no perfil dos moradores da região.

Vale ressaltar que experiências positivas ajudam a fidelizar o shopper. Consumidores fiéis frequentam mais a loja e possuem um ticket médio mais elevado, aumentando o faturamento da marca.

Mais competitividade

Ao conhecer como cada concorrente impacta sua área de influência, o supermercado pode adaptar suas estratégias e minimizar possíveis reduções no faturamento.

Expansão assertiva

Por meio da inteligência de mercado, o varejista pode expandir sua rede escolhendo a localidade ideal para a nova loja. Essa decisão impacta diretamente o potencial de faturamento. Por exemplo: se uma unidade é inaugurada em um bairro sem concorrentes, as áreas de influência dela serão maiores.

Descubra suas áreas de influência com a Rock Encantech!

Como vimos, saber quais são as áreas de influência da loja é essencial para que o varejista consiga prever o faturamento e identificar o impacto da concorrência.

A Rock Encantech, empresa líder em engajamento de clientes B2B2C, oferece soluções de geolocalização e inteligência de mercado. Nossa metodologia é baseada em mais de 150 fontes de dados públicos, além de dados próprios, garantindo 96% de precisão.

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