Inteligência de mercado e a aplicação em lojas já existentes

Inteligência de mercado

Abrir um novo supermercado nunca é uma decisão simples. A expansão da rede envolve desde avaliar o potencial de faturamento em uma determinada região até mapear concorrentes presentes naquela área. Para isso, muitos varejistas recorrem à inteligência de mercado.

Porém, não são apenas os novos projetos que se beneficiam desse tipo de ferramenta. Supermercados que já têm uma operação consolidada podem otimizar os seus resultados a partir de novas análises.

Confira no texto a seguir o que a inteligência de mercado pode proporcionar para uma unidade já existente.

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é um processo metodológico que engloba a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre um determinado segmento de mercado, com o objetivo de gerar insights e informações estratégicas.

Isso inclui não apenas dados sobre o próprio mercado, mas também sobre os concorrentes, clientes, tendências do setor e indicadores socioeconômicos que possam impactar o desempenho do negócio.

A inteligência de mercado é uma ferramenta importante para as empresas que procuram não só manter-se competitivas, mas também inovar e prosperar em um ambiente de negócios dinâmico.

“Inteligência de mercado nada mais é que transformar dados em ações. Não adianta nada a gente ter uma infinidade de dados se eles não são colocados em prática”, afirmou o gerente de Inteligência de Mercado, Evandro Alampi.

Por que a localização é decisiva para o supermercado?

Inteligência de mercado
A escolha da localização precisa ser baseada em dados concretos.

Diferente de outros tipos de negócio, o supermercado depende diretamente da proximidade e conveniência. A maioria dos clientes escolhe a loja mais próxima de casa ou do trabalho, desde que ela ofereça variedade, bom preço e uma experiência de compra satisfatória.

Um ponto mal escolhido pode comprometer todo o investimento, já que a operação de um supermercado envolve altos custos fixos, como aluguel, estoque, equipe e infraestrutura. Por isso, a escolha da localização precisa ser baseada em dados concretos, e não apenas em percepções intuitivas.

A inteligência de mercado atua justamente nessa fase, indicando áreas com alto potencial de consumo, baixo índice de saturação de concorrentes e condições adequadas para a instalação da loja.

Por que aplicar a inteligência de mercado em uma loja já existente?

Embora a inteligência de mercado esteja, na maioria das vezes, relacionada à expansão de redes, ela pode também ter um papel estratégico quando aplicada em lojas existentes.

Com mais de 45 anos de experiência no varejo e na indústria, José Barral (da SA+ Varejo) conversou sobre o tema no canal da Rock Encantech no YouTube e destacou que um dos grandes desafios das unidades já existentes é se adaptar às mudanças que ocorrem na região.

“Muitas vezes, o que acontece é que a população ao redor de uma loja muda e a loja não se adequa a essa nova população. Entender o que você precisa para atender os clientes é importante”, afirmou.

Ele também mencionou que aplicar a inteligência de mercado em lojas já existentes permite que a rede verifique se uma determinada unidade já atingiu o seu potencial dentro da região.

“O mercado está mudando muito rápido e não existe mais a possibilidade de fazer investimento por feeling. Hoje, todo mundo quer abrir loja, o que é uma coisa temerária. Às vezes, é melhor fazer um estudo de revisão de uma loja que você já tem para avaliar sua capacidade de venda. Olhem para trás e vejam se as suas lojas estão saturadas ou se há margem para melhorar”, completou Barral.

De acordo com Alampi, a ferramenta também representa a oportunidade de uma loja corrigir investimentos realizados no passado, quando não havia um direcionamento, e se manter competitiva em meio às mudanças da dinâmica local.

“A alteração de uma via pode ter impacto na loja, deixando-a no contrafluxo do trânsito, por exemplo. Olhamos também o quanto ela pode faturar e damos um direcionamento para as equipes de operação identificarem se há uma falha. Uma loja que tem o potencial X e desempenha 20% abaixo do estimado pode ter uma falha de execução. O varejista consegue olhar isso loja a loja e categoria a categoria para ver onde estão as principais oportunidades de ganho de faturamento”, afirmou.

Benefícios da inteligência de mercado

A inteligência de mercado traz várias vantagens para a rede supermercadista. Algumas delas são:

  • Revisão da área de influência para entender se a loja está alcançando o público que poderia;
  • Análise de concorrência emergente para identificar novos players e como isso afeta o desempenho da loja existente;
  • Avaliação de potencial de categoria para verificar quais produtos estão desempenhando abaixo do esperado.

Inteligência de mercado é na Rock Encantech!

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade.

A empresa conta com uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca.

Saiba mais sobre a inteligência de mercado da Rock Encantech aqui.