Inteligência de mercado: a importância do estudo de concorrentes no varejo alimentar

Inteligência de mercado

O varejo alimentar está inserido em um cenário cada vez mais competitivo, tendo que lidar com concorrentes tanto no espaço físico quanto no digital. Nesse contexto, a inteligência de mercado se torna uma verdadeira aliada para que as lojas consigam conquistar a preferência do consumidor.

Com dados bem estruturados, é possível entender o posicionamento dos players do setor, antecipar tendências e ajustar estratégias de forma mais assertiva. Essa prática vai além de simplesmente conhecer os principais rivais: também abrange a construção de uma visão estratégica de longo prazo.

Entenda, no texto a seguir, como um estudo de concorrentes aliado à inteligência de mercado pode alavancar os resultados do seu supermercado.

O que é um estudo de concorrentes?

O estudo de concorrentes é um processo estratégico que permite mapear e analisar práticas, preços, canais, forças e fraquezas dos rivais. Com isso, o varejista consegue descobrir oportunidades ou verificar se será necessário fazer algum ajuste na operação para se manter competitivo.

Esses concorrentes também estão cada vez mais presentes nos meios digitais. Com a popularização do e-commerce, o supermercado passou a competir com grandes plataformas.

Tipos de concorrentes

Em linhas gerais, as redes possuem dois tipos de concorrentes:

1 – Concorrentes diretos: aqueles que oferecem os mesmos tipos de produtos e estão focados em um único público-alvo. Por exemplo, no caso do varejo alimentar, seria outra rede de supermercado.

2 – Concorrentes indiretos: não são supermercados tradicionais, mas satisfazem parte das necessidades dos clientes e podem “roubar” uma fatia do ticket médio. Exemplo: um açougue pode reduzir o lucro da venda de carnes.

O papel da inteligência de mercado

Supermercado
Observar concorrentes também é uma forma indireta de compreender o comportamento do consumidor

A inteligência de mercado é um processo metodológico que engloba a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre um determinado segmento, com o objetivo de gerar insights e informações estratégicas.

Isso inclui não apenas dados sobre o próprio mercado, mas também sobre concorrentes, clientes, tendências do setor e indicadores socioeconômicos que possam impactar o desempenho do negócio.

Veja, a seguir, alguns benefícios diretos da aplicação da inteligência de mercado para ajudar o supermercado a ficar um passo à frente dos concorrentes.

Impacto no faturamento

Uma das principais utilizações da inteligência de mercado é medir o potencial de faturamento de uma loja dentro de uma determinada região, avaliando o desempenho de cada categoria.

Com isso, a rede consegue identificar como os concorrentes estão impactando o desempenho. Muitas vezes, um rival pode estar “roubando” clientes apenas em uma categoria específica, como hortifrutis.

A partir dessas informações, o varejista pode adotar estratégias para recuperar esses consumidores ou minimizar esse impacto.

Definição da localização

A localização é quase tudo no varejo alimentar. Nesse contexto, a inteligência de mercado é capaz de mapear as melhores regiões dentro de uma cidade para a expansão de uma rede.

Porém, um fator importante nessa avaliação é a quantidade de concorrentes presentes na área de influência, conforme explica o Gerente de Inteligência de Mercado da Rock Encantech, Evandro Alampi:

“Às vezes estou em uma localização muito boa, mas também há uma concentração muito grande de concorrentes. Então, é necessário entender essa concorrência na região. Não se pode ter a soberba de achar que é muito mais forte que os concorrentes. A concorrência vem se alterando e inovando em novos caminhos”, afirmou.

Assista à participação de Evandro Alampi no podcast da Rock Encantech no YouTube, clicando aqui.

Entendendo o consumo por meio dos concorrentes

Observar concorrentes também é uma forma indireta de compreender o comportamento do consumidor. Com o CRM, as redes já conseguem identificar hábitos dentro do seu próprio espaço, mas os rivais também podem fornecer pistas complementares.

Se uma rede, por exemplo, aumenta o sortimento de produtos saudáveis, isso pode sinalizar uma demanda crescente por alimentação balanceada. Já se um atacarejo passa a oferecer pacotes menores, pode indicar mudanças no ticket médio ou no perfil de compras das famílias.

Ao cruzar essas informações com o banco de dados do CRM, é possível verificar quais são as principais missões de compra da região, ajustar o layout da loja e desenvolver ações personalizadas.

Inteligência de mercado é na Rock Encantech!

A inteligência de mercado é uma alavanca estratégica para as redes que desejam crescer com precisão.

Com a solução da Rock Encantech, o varejo pode:

  • Mapear a melhor localização para expansão;
  • Identificar o potencial de faturamento por categoria;
  • Medir o impacto dos concorrentes dentro da área de influência;
  • Antecipar tendências e movimentos do mercado.

Além disso, a Rock Encantech conta com soluções de CRM, retail media, automação promocional, aplicativos white label e muito mais para alavancar o desempenho do seu negócio.

Acesse o site e saiba mais.