Hipersegmentação: o caminho para aumentar o faturamento na farmácia

Imagem ilustrativa para texto sobre hipersegmentação de clientes para as farmácias

O varejo farmacêutico está cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes. Diante desse cenário, os varejistas estão buscando estratégias para se diferenciar da concorrência e aumentar o faturamento. Uma delas é a hipersegmentação dos consumidores. 

Essa jornada direcionada a um tipo de público específico tem potencial de aumentar o engajamento dos shoppers fidelizados e de recuperar clientes que estão inativos há um tempo. 

Conheça um pouco mais sobre as vantagens dessa estratégia e como a Rock Encantech pode te ajudar a implantar na sua farmácia. 

O que é hipersegmentação? 

A hipersegmentação de clientes é um modelo de negócio baseado em personalizar todas as etapas de um processo de compra com o objetivo de agradar uma parcela específica dos consumidores. 

Desde o marketing, passando pela experiência de compra, até mesmo os produtos podem ser personalizados. Com isso, a hipersegmentação não busca agradar ao maior número de clientes possível, mas sim a um público menor e estratégico com ofertas sob medida. 

A personalização no varejo é uma das tendências do mercado moderno, com os shoppers valorizando cada vez mais a experiência de compra. Isso inclui o segmento farmacêutico, que precisa traçar estratégias para individualizar esse processo e se adaptar à nova realidade.

Como funciona? 

Imagem ilustrativa para texto sobre hipersegmentação de clientes para as farmácias

Diferentes critérios podem ser levados em conta ao segmentar os clientes.Pode parecer complexo remodelar toda a comunicação da farmácia e a experiência em torno de um só consumidor. Porém o mundo digital trouxe possibilidades para facilitar o processo de hipersegmentação 

O primeiro passo é a coleta de dados. A farmácia precisa reunir o máximo de informações possíveis sobre o shopper e o seu comportamento de consumo. 

O varejista pode obter esses dados tanto no espaço físico quanto digital da farmácia. Para isso, ele pode oferecer algum tipo de benefício caso o consumidor faça o cadastro na loja. Por exemplo, ao fornecer determinadas informações, ele ganha um desconto na compra. 

O segundo passo é analisar as informações e definir como separar os grupos. De acordo com o especialista em varejo farmacêutico da Rock Encantech, Fernando Foster, as farmácias podem segmentar os seus consumidores com base em diferentes critérios. Os principais são: 

  • Demografia: idade, gênero, localização geográfica;
  • Comportamento de compra: frequência de compras, valores gastos, produtos adquiridos, cestas de produtos mais comuns;
  • Período de consumo: quantidade de tempo entre uma compra e outra de um determinado produto;
  • Forma de pagamento: cartão, convênio, dinheiro, entre outros;
  • Preferências de canal: presencial, online ou aplicativos;
  • Fidelidade: se o cliente é participante de programas de fidelidade ou não;

“Considerando esses critérios, as farmácias podem criar grupos específicos para desenvolver ações mais direcionadas e assertivas”, explicou Foster. 

Ações 

Com o público segmentado, o varejista terá informações sobre as preferências de produtos de cada um deles, o comportamento de consumo e as melhores formas de se comunicar.

Isso permite que coloque em prática ações específicas para aumentar o engajamento e também o faturamento. Alguns exemplos são: 

  • Ofertas personalizadas: promoções exclusivas baseadas no histórico de compras;
  • Campanhas sazonais: segmentação por período de compra para oferecer promoções durante datas-chave;
  • Lançamento de produtos: divulgar novos produtos para clientes que já compram itens similares;
  • Recuperação de inativos: enviar campanhas para clientes que não compram há algum tempo, incentivando-os a voltar com ofertas ou vantagens exclusivas. 

Vantagens da hipersegmentação 

A hipersegmentação é uma ferramenta poderosa não só para oferecer o produto exato, mas também para encantar o seu consumidor. 

Ao personalizar as mensagens e as ofertas para atender as necessidades específicas de cada cliente, a relevância dessas campanhas aumenta, levando a taxas de conversão mais altas. 

Segundo Fernando Foster, oferecer o produto certo, no momento certo, melhora a experiência geral de compra. Ele ainda citou outros benefícios. 

“As campanhas tornam-se mais eficientes, já que os esforços de marketing e vendas se concentram em públicos com maior potencial de resposta. A segmentação adequada também pode fortalecer o relacionamento com o cliente, criando uma conexão mais personalizada e incentivando a recorrência de compras”, afirmou. 

Conheça o CRM da Rock Encantech! 

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade. 

A empresa conta com  uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca. 

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais. 

“Com o CRM, as farmácias assumem o controle total sobre seus dados, permitindo uma compreensão profunda do comportamento do shopper. Isso auxilia o time de trade, compras e gestores nas negociações e parcerias com a indústria, maximizando o ganho de share ao incentivar as marcas parceiras. Além disso, com o CRM, é possível direcionar descontos para os clientes certos, otimizando as promoções e reduzindo a generosidade comercial, garantindo mais eficiência nas ações de marketing e vendas”, completou Fernando Foster. 

Conheça mais sobre a Rock Encantech aqui.