Gôndola estendida: como funciona essa estratégia

Gôndola estendida

A transformação das lojas físicas se tornou um aspecto cada vez mais relevante no varejo alimentar. Muitas redes estão reduzindo a área de venda e investindo em espaços que priorizam a experiência do consumidor. Neste contexto, a estratégia conhecida como gôndola estendida se torna um dos pilares desse processo.

Em meio ao cenário competitivo do varejo, oferecer uma experiência integrada e personalizada ao consumidor é essencial para se destacar. Por isso, estratégias de omnichannel surgem como uma solução eficiente para conectar diferentes canais de vendas.

Entenda mais sobre esse conceito no texto a seguir.

O que é a gôndola estendida?

O varejo brasileiro está passando por mudanças demográficas importantes, com a redução da taxa de natalidade e a previsão de que a população brasileira comece a encolher a partir de 2030.

Para lidar com esse cenário, o VP Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti, defende em um artigo que a estratégia de gôndola estendida é um dos pilares para o varejo do futuro.

“A gôndola estendida surge como um caminho inovador para ampliar a oferta de produtos sem aumentar os custos operacionais. Com essa estratégia, o varejista disponibiliza itens que não estão fisicamente na loja, viabilizando um portfólio mais amplo e atendendo melhor às necessidades dos clientes”, explicou.

Vantagens da gôndola estendida

Gôndola estendida
A gôndola estendida surge como um caminho inovador para ampliar a oferta de produtos sem aumentar os custos operacionais

Ao colocar a estratégia de gôndola estendida em prática, o varejista poderá colher vários benefícios. O primeiro é estimular que o cliente da loja física faça compras também no meio online, gerando uma nova experiência de consumo.

“Essa abordagem conecta o ambiente físico ao digital, proporcionando uma jornada de compra mais integrada e personalizada”, afirmou Gibotti.

A gôndola estendida também permite que o varejo tenha uma loja física menor. A Rock Encantech acompanha de perto as tendências globais e no primeiro trimestre de 2025, seus executivos viajaram aos Estados Unidos e à China para conhecer diferentes operações. Em algumas redes, foi constatado que as marcas priorizaram um espaço físico reduzido, com foco em produtos naturais, enquanto itens industrializados são vendidos apenas nos canais digitais (Acesse o material na íntegra aqui).

Ao adotar uma solução digital para vendas, o supermercado pode explorar diferentes categorias, transformando isso em um diferencial competitivo importante para a loja, já que a marca estará promovendo ativações promocionais mais amplas do que os concorrentes.

Uma variedade maior de produtos também representa mais possibilidades de parceria com a indústria. A retail media (veiculação de anúncios nos próprios canais de venda) está em alta, permitindo que os supermercados ampliem suas receitas com publicidade de produtos.

Pilares para o varejo do futuro

A gôndola estendida faz parte de um pacote de ações fundamentais para o varejo do futuro, mas não é o único pilar. É necessário que essa estratégia seja colocada em prática em paralelo com outras iniciativas.

Segundo Fernando Gibotti, uma dessas estratégias é a precificação assertiva, que consiste em definir preços competitivos com base em análises de mercado e dados de consumo. Essa ação permite ajustar preços de forma mais eficiente, aumentando a atratividade das ofertas e melhorando a margem de lucro.

Outra iniciativa importante é a implementação de programas de cashback e benefícios, que se mostram fundamentais para atrair clientes com menor poder aquisitivo. Esses programas não apenas incentivam novas compras, mas também promovem a fidelização do consumidor.

“As empresas que souberem aliar tecnologia, personalização e inovação estarão preparadas para liderar essa nova era do consumo. Diante das transformações econômicas e sociais, o varejo precisa se adaptar, garantindo experiências de compra mais eficientes e personalizadas para um consumidor cada vez mais exigente e seletivo”, afirmou.

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