Assim como as tendências do varejo evoluem constantemente, os programas de fidelidade também precisam acompanhar esse movimento. Com o intuito de melhorar a experiência do cliente, a gamificação é uma estratégia que se mostra eficiente no cenário atual.
Usando elementos de jogos, a jornada de compra se torna personalizada e envolvente, aumentando o engajamento dos shoppers e abrindo caminho para uma fidelização mais efetiva no seu mercado.
Para explicar o que é a gamificação e como ela pode ser usada a seu favor, a Rock Encantech preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!
O que é gamificação?
O conceito de gamificação consiste em usar mecânicas de jogos em outros contextos, como por exemplo, no varejo. A aplicação de desafios, recompensas, rankings e missões durante a jornada de compra diferencia a experiência do cliente, tornando-a mais atrativa e vantajosa para ambos os lados.
Essa é uma forma de adicionar interatividade a uma tarefa que muitas vezes se torna mecânica no dia a dia. O shopper tem alterações significativas na rotina ao buscar por pontos e completar tarefas no mercado, por exemplo.
Assim, o supermercado é capaz de criar um vínculo emocional com o cliente por meio de uma experiência de compra única, o que pode ter uma diferença significativa nos resultados e na adesão aos programas de fidelidade.
Por que usar gamificação em programas de fidelidade?
Como o comportamento do consumidor é dinâmico e muda constantemente de acordo com diversos fatores, os programas de fidelidade também precisam ser adaptados a esse cenário. A gamificação é uma forma de acompanhar essas necessidades.
Enquanto outros modelos de programas de fidelidade podem parecer frios e distantes do público, o uso de mecânicas de games oferece interações constantes, com recompensas mais rápidas e a sensação de progresso.
A jornada de compra diferenciada é uma forte aliada para que os clientes de um mercado passem a priorizá-lo e fortaleçam o relacionamento com a marca.
Vantagens da gamificação no varejo
Os efeitos do uso da gamificação no varejo são significativos. Segundo dados da Rock Encantech, o engajamento dos shoppers com a marca por meio dos jogos, aumenta em média 20% durante as campanhas promocionais.
Além disso, quando a loja tem um aplicativo próprio, o gasto médio do consumidor aumenta em 41%. Em suma, as principais vantagens do uso da gamificação no varejo são:
- Aumento do tempo de permanência do cliente na marca;
- Criação de uma experiência memorável e diferenciada;
- Estímulo à compra de forma divertida;
- Reforço da exclusividade;
- Geração de dados ricos sobre o comportamento do consumidor.
Como aplicar a gamificação nos seus programas de fidelidade?
Para transformar seu programa de fidelidade em uma experiência imersiva de gamificação e encantar seus clientes, é possível adotar as seguintes práticas:
- Desafios e missões: tarefas simples como comprar determinado produto três vezes em um mês. Ao completá-las, o cliente ganha pontos, descontos ou brindes;
- Níveis: de acordo com o progresso do shopper nas missões, ele sobe de nível, desbloqueando benefícios exclusivos a cada etapa;
- Rankings: os clientes podem medir seu desempenho, mesmo que de forma anônima, para estimular uma competição saudável;
- Conquistas: selos como “cliente há 5 anos” ou “fez compras por 5 semanas seguidas” geram conexão emocional por meio de um reconhecimento simbólico;
- Recompensas instantâneas: sorteios e surpresas podem ajudar a engajar os shoppers e aumentar o interesse na marca.
Rock Encantech: encante seus clientes com a gamificação
A Rock Encantech disponibiliza soluções de inteligência de dados por meio da tecnologia, gerando não apenas a satisfação, mas também o encantamento dos seus clientes.
Por meio de nossas plataformas de fidelidade, CRM, soluções de cashback, inteligência artificial, entre outras alternativas, ajudamos a melhorar o seu faturamento e fidelização.
Saiba como a Rock Encantech pode ajudar no crescimento do seu mercado acessando o nosso site!




