Festa Junina: como o varejo alimentar pode aproveitar a sazonalidade

Festa Junina

O mês de junho marca a chegada da última grande sazonalidade do primeiro semestre para o varejo alimentar: a Festa Junina. As celebrações transcenderam as cidades do interior do país para se tornarem um verdadeiro evento nacional.

Diferentemente da Páscoa, onde há o aumento do consumo de pescados e ovos de chocolate, o período de Festa Junina conta com uma cesta sazonal muito mais ampla, gerando mais oportunidades de estratégias para o varejo alimentar.

Confira no texto a seguir alguns dos principais insights da Rock Encantech sobre as festividades juninas e saiba como ampliar o faturamento durante o período.

Insights da Festa Junina

A Rock Encantech realizou um levantamento comparando as vendas de supermercados e atacarejos durante o período de Festa Junina em 2023 e 2024.

De forma geral, o ticket médio apresentou uma redução de R$ 87,05 em 2023 para R$ 85,88 em 2024. Vale ressaltar que, entre o público fidelizado, foi identificado um aumento de 8,2% no faturamento, enquanto os não fidelizados tiveram uma redução de 5,5%.

O perfil dos shoppers apresentou pouca variação. Tanto em 2023 quanto em 2024, a faixa etária que apresenta a maior proporção de consumidores é dos 40 aos 49 anos. O público feminino representou 57% dos consumidores, enquanto os homens tiveram índice de 43%.

Produtos sazonais

Pipoca
Pipoca é um dos principais itens da cesta junina.

A cesta da temporada de Festa Junina é composta por itens como:

  • Canjica;
  • Cravo e canela;
  • Curau;
  • Milho (espiga);
  • Paçoca;
  • Pé de moleque;
  • Doces industrializados (cocada, pé de moça, doce de leite etc.);
  • Pipoca (milho de pipoca, pacote para micro-ondas etc.);
  • Vinho de mesa (vinhos nacionais utilizados para fazer vinho quente).

Segundo o levantamento da Rock Encantech, houve uma alta de 6,6% no preço dos produtos de 2023 para 2024, o que acabou compensando a redução de 4,5% no número de itens no carrinho. O ticket médio, que era de R$ 10,37 em 2023, subiu para R$ 10,55 no ano passado.

Vale destacar também a diferença no ticket médio entre os shoppers fidelizados (R$ 10,86) e os não fidelizados (R$ 10,24), demonstrando que clientes fiéis tendem a consumir mais.

Os doces industrializados tiveram o maior aumento de faturamento de um ano para outro, com alta de 9,8%, além de 13,9% de crescimento na quantidade de itens no total. Pé de moleque, cravo e canela e paçoca foram outros itens que cresceram em 2024.

Já a pipoca e a canjica tiveram aumento na quantidade de itens consumidos, mas tiveram redução no faturamento. Isso ocorreu devido a diminuição do preço médio dos produtos. 

Em termos de participação no faturamento de 2024, a pipoca ficou com a primeira posição (25,8%), seguida dos vinhos de mesa (24,6%), amendoim (18,1%) e canjica (10,1%).

Ainda neste levantamento, a equipe da Rock Encantech concluiu que as festividades juninas, tradicionalmente impulsionadas por eventos como quermesses e celebrações regionais, representam uma janela estratégica para fortalecer o engajamento e impulsionar vendas sazonais.

Produtos típicos da sazonalidade tendem a experimentar demanda elevada, transformando-se em destaques de rentabilidade, mesmo em categorias com vendas usualmente estáveis.

Como lucrar mais com a Festa Junina

O primeiro passo para aproveitar ao máximo a Festa Junina é conhecer o comportamento de consumo dos seus consumidores. Com um CRM, a loja não só pode identificar esses padrões, como também formar diferentes clusters (por gênero, faixa etária, nível de fidelidade etc.).

Após o processo de clusterização, o varejista poderá enviar ofertas personalizadas para o shopper com base no seu histórico de compras e preferências. Essas ativações devem ser relacionadas aos produtos sazonais.

Por exemplo, se você identificou que um shopper tem o costume de comprar pipoca com frequência, uma boa abordagem é oferecer um desconto especial de Festa Junina nesse produto. Isso aumentará a satisfação dele com a marca e influenciará sua decisão de compra.

As cestas temáticas, aliadas a promoções segmentadas, podem maximizar o ticket médio e consolidar a percepção de valor agregado junto aos consumidores. Por meio do app, o supermercado poderá fazer a ativação no momento certo, para o cliente certo e com a oferta certa.

Aumente as vendas com a Rock Encantech!

A Rock Encantech conta com soluções que vão ajudar a sua loja a aumentar as vendas não apenas no período de Festa Junina, mas também em outras sazonalidades importantes ao longo do ano.

Com base em fontes públicas e dados próprios, a Rock Encantech elabora frequentemente materiais informativos sobre os principais eventos sazonais. Um exemplo disso foi o Customer Insights da Páscoa (disponível aqui para download), que trouxe informações completas sobre o consumo em supermercados e atacarejos durante o período.

A Rock Encantech também conta com soluções de CRM, inteligência de mercado, aplicativos white label e ativações promocionais personalizadas que vão permitir que a sua loja atue de forma estratégica durante todo o ano.

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