O varejo farmacêutico fechou o mês de outubro de 2025 com um crescimento de 4,5% no faturamento em comparação com o mesmo período no ano anterior. Os dados fazem parte de um estudo da Rock Encantech, que analisou mais de 2 milhões de transações de vendas no mês.
O cenário foi influenciado pelo aumento do ticket médio em 8,6%, resultado da elevação de 7,3% no preço médio e de 1,3% na quantidade de itens no carrinho. Esse movimento, entretanto, naturalmente gerou uma retração na quantidade de tickets, que apresentou queda de 3,8%, deixando o crescimento do faturamento em um patamar menor que o do preço e do ticket médio.
Em um momento de alta de preços, a busca por promoções e melhores oportunidades de compra torna o shopper mais propenso a aproveitar benefícios de fidelização. Esse contexto é perceptível, já que clientes fidelizados apresentaram indicadores superiores ao cenário geral.
Com crescimento de preços menos significativo que o geral, os fidelizados mostraram aumento no ticket médio, itens por carrinho, quantidade de compras e frequência, o que contribuiu para um crescimento de 7,7% no gasto médio e de 7% no faturamento.
“Outubro é um mês caracterizado pelo clima de primavera e período chuvoso, provoca aumento nos casos de dengue, zika vírus e Chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Esse cenário eleva a demanda por analgésicos, antitérmicos, isotônicos e antialérgicos”, afirmou Fernando Gibotti, VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech.
Sobre a Rock Encantech
A Rock Encantech é um ecossistema de soluções que conecta dados, tecnologia e relacionamento para transformar o conhecimento do cliente em valor real para negócios e consumidores. Atua com estratégias de engajamento B2B2C em toda a América Latina, combinando inteligência artificial, ciência do consumo e automação para personalizar jornadas e maximizar resultados.
Com mais de 130 milhões de consumidores analisados, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e presença em todos os estados do Brasil, a Rock Encantech impulsiona um varejo mais humano, inteligente e conectado.
As soluções incluem: CRM; plataforma completa de fidelidade e marketplace; soluções de cashback; inteligência de mercado e geográfica; algoritmos de personalização de ofertas; automação promocional; aplicativos white label e aplicações em retail media.





