Customer Insights: Especial Festa Junina

Festa Junina

Apesar do crescimento de 2,8% no faturamento geral em junho de 2025 frente a junho de 2024, o resultado ainda pode ser considerado discreto, principalmente por se tratar de um mês sazonalmente importante para o varejo alimentar, puxado pelas festa junina. O destaque mesmo vai para os produtos típicos da temporada, que juntos registraram crescimento próximo a dois dígitos, com alta de 9,4% no faturamento e 7% no número de tickets, desempenho mais expressivo que o comportamento do mês como um todo.

Esse cenário positivo da cesta junina é ainda mais forte quando analisamos o comportamento dos clientes fidelizados. Entre os shoppers vinculados, o faturamento cresceu 15,5% na comparação anual, puxado principalmente pelo aumento no número de compras (+12,3%), o que reforça a importância desse público no resultado da temporada. 

Algumas categorias foram fundamentais para esse desempenho. Vinho de mesa, milho verde, curau e doces industrializados são os principais destaques. O milho verde foi a categoria com maior crescimento em volume (+39,9%), impulsionado por uma queda de 9,2% no preço médio, o que aumentou sua atratividade. 

Outro ponto que merece atenção é que o faturamento médio mensal dos produtos da cesta junina em junho foi significativamente superior à média dos outros meses de 2025, o que evidencia a força desse portfólio no calendário promocional do varejo alimentar, destaque para todos os tipos de pipoca, milho verde, curau e doces industrializados que apresentam faturamento pelo menos duas vezes maior que a média do primeiro semestre de 2025.

Saiba mais no Customer Insights da Rock Encantech disponível para download. 

Preencha o formulário e tenha acesso aos melhores insights sobre comportamento de consumo do varejo brasileiro.

Festa Junina