Como as mudanças demográficas impactam no comportamento de consumo

Supermercado

O Brasil está passando por uma transformação silenciosa, porém extremamente impactante: a mudança na pirâmide etária. Essa alteração no perfil da população influencia diretamente o comportamento de consumo dos shoppers no varejo alimentar.

Segundo dados do último Censo do IBGE, realizado em 2022, o número total de pessoas com mais de 65 anos aumentou em 57,4% em relação a 2010. Por outro lado, a taxa de natalidade vem caindo. A projeção é de que a população brasileira deixe de crescer a partir de 2041.

Todo esse cenário, decorrente das transformações demográficas, provoca desafios que o varejo alimentar deve estar preparado para enfrentar. Confira a seguir como o setor pode se adequar às mudanças na pirâmide etária.

Por que entender o comportamento de consumo é importante?

O varejo precisa não apenas acompanhar as mudanças, mas liderá-las, antecipando tendências e guiando o mercado com inovação e foco no consumidor. Para se manterem relevantes, os varejistas precisam adotar soluções inovadoras.

Porém, o primeiro passo para colocar essas soluções em prática é conhecer as preferências de consumo dos seus clientes. Com isso, o varejista terá informações sobre quais são as tendências de compra que estão em alta e quais estão em decadência.

Diante do cenário competitivo do varejo alimentar, as redes não podem depender apenas do achismo para traçar as suas estratégias. Quando uma solução é baseada em dados precisos, os resultados tendem a ser ainda mais expressivos.

Comportamento de consumo por faixa etária

No Customer Insights do 1º trimestre do Varejo Alimentar, elaborado pela Rock Encantech, a Estatística de Inteligência de Mercado, Tamara Paccas, trouxe uma análise sobre o comportamento de consumo em diferentes gerações. Veja a seguir alguns dos principais insights:

Crianças e adolescentes (Geração Z)

Varejo alimentar
Consumidores mais jovens são altamente conectados

Apesar do menor gasto médio, esse público é altamente conectado, curioso e propenso à experimentação. Meninas, em especial, tendem a adquirir um número maior de itens. A presença digital é fundamental para que a loja consiga engajar esse público.

De 20 a 29 anos

O comportamento de consumo desse público reflete um estilo de vida intenso, em que os jovens estão buscando independência financeira e possuem pouco tempo disponível, já que muitos precisam conciliar o trabalho com os estudos.

A busca por praticidade e agilidade é essencial. Ofertas relâmpago, entregas rápidas e experiências de compra descomplicadas ganham relevância.

De 30 a 39 anos

Com o avanço na carreira e a formação familiar, o público de 30 a 39 anos costuma ter hábitos de consumo bastante amplos, já que eles não contemplam apenas as próprias necessidades.

Programas de fidelidade com cashback, cupons de desconto e promoções para compras em maior volume se tornam altamente atrativos.

De 40 a 49 anos

O consumo nesta faixa etária permanece elevado, principalmente em categorias com alto valor agregado. Trata-se de um consumidor menos impulsivo, que valoriza produtos de maior qualidade.

Combos familiares, embalagens econômicas e promoções para compras em grande quantidade são estratégias eficazes.

De 50 a 59 anos

A partir dos 50 anos, o consumidor busca o melhor custo-benefício. Neste momento, a fidelidade à marca está mais estabelecida, mas há contrapartidas: qualidade, bom atendimento e preço justo.

É um público exigente, que responde bem a ações de relacionamento de longo prazo e se engaja com marcas que entregam confiança.

Acima de 60 anos

Essa é a faixa etária que mais merece a atenção do varejo em termos de projeção para o futuro, já que apresenta a maior tendência de crescimento para os próximos anos.

A partir dos 60 anos, os consumidores tendem a reduzir o volume de compras, mas mantêm uma atenção especial à saúde e ao bem-estar. Produtos que promovem qualidade de vida, embalagens em porções adequadas para evitar desperdícios e um atendimento empático ganham importância.

Serviços como entrega em domicílio e suporte personalizado são fundamentais para garantir conforto e fidelidade.

“As marcas que desejam se manter relevantes devem adotar estratégias segmentadas, investir em programas de fidelidade robustos, personalizar promoções conforme datas sazonais e oferecer soluções que respeitem o momento de vida de cada consumidor”, completou Tamara.

Ações para o varejo se adaptar às novas tendências de consumo

O VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti, destacou em seu artigo no Customer Insights do 1º trimestre do Varejo Alimentar algumas ações que o varejo pode colocar em prática para lidar com as transformações demográficas.

Uma dessas alternativas é a precificação assertiva, que consiste em definir preços competitivos com base em análises de mercado e dados de consumo. Essa estratégia permite ajustar preços de forma mais eficiente, aumentando a atratividade das ofertas e melhorando a margem de lucro.

“Outra iniciativa importante é a implementação de programas de cashback e benefícios, que se mostram fundamentais para atrair clientes com menor poder aquisitivo. Esses programas não apenas incentivam novas compras, mas também promovem a fidelização do consumidor”, explicou Gibotti.

A transformação das lojas físicas também se tornou relevante. Muitas redes estão reduzindo a área de venda e investindo em espaços que priorizam a experiência do consumidor, com maior digitalização de processos.

Por fim, a gôndola estendida surge como um caminho inovador para ampliar a oferta de produtos sem aumentar os custos operacionais. Com essa estratégia, o varejista disponibiliza itens que não estão fisicamente na loja, viabilizando um portfólio mais amplo e atendendo melhor às necessidades dos clientes”, afirmou Gibotti.

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