Com campanha de retail media, Sazón conquista 39% dos shoppers rivais

Sázon

A retail media já se consolidou como uma estratégia poderosa para o varejo aumentar a sua receita. Porém, é importante destacar que não são apenas as lojas que se beneficiam desse tipo de ação.

A Ajinomoto, por exemplo, firmou uma parceria com a Rock Encantech para dar um novo passo no ambiente digital. Com uma estratégia de retail media, a empresa garantiu que uma de suas marcas, a Sazón, referência no setor de temperos, conquistasse 39% dos shoppers que antes compravam apenas de concorrentes.

Entenda, no texto a seguir, como esse tipo de ação trouxe resultados positivos para a Sazón.

Como funciona a retail media?

A Retail Media, ou mídia de varejo, é uma forma de publicidade que captura a atenção dos consumidores quando eles estão prontos para fazer uma compra. Com isso, as marcas são exibidas em canais de venda do varejo, seja no meio online ou na loja física.

“Retail media é a palavra do momento, junto com inteligência artificial. Ela é nada mais do que publicidade dentro do varejo. A retail media pode ser tanto no digital, como nos aplicativos das lojas, quanto física, a partir de telas e de gôndolas com materiais expositivos”, explicou o CPO da Rock Encantech, André Penariol.

Ela consiste em uma empresa anunciante pagar para que o seu produto seja anunciado nos canais do varejista, podendo personalizar as ofertas e direcionar para uma categoria específica de clientes, que já são identificadas nos programas de fidelidade.

A Rock Encantech produziu um episódio completo sobre retail media no podcast no YouTube. Você pode assistir ao vídeo na íntegra aqui.

Benefícios

A retail media traz benefícios para todas as partes envolvidas na jornada de consumo. A indústria consegue alcançar consumidores estratégicos e aumentar ainda mais a própria base.

O varejo, por sua vez, pode rentabilizar sua audiência, gerando uma nova receita, ao mesmo tempo em que oferece benefícios para os clientes que já fazem parte dos programas de fidelidade.

Por fim, o consumidor também se beneficia da retail media, já que as vantagens proporcionadas nesse tipo de anúncio ajudam a melhorar a experiência de compra e trazem benefícios, como descontos.

Os resultados da parceria entre Rock Encantech e Sazón

Carrinho
Ela resultou em um incremento de 5% na quantidade total de shoppers e 4% de volume no período.

A campanha da Sazón durou aproximadamente 40 dias e ocorreu em três diferentes redes da região metropolitana de São Paulo e da cidade de Jaú (SP).

Ela resultou em um incremento de 5% na quantidade total de shoppers e 4% de volume no período. 

Por buscar aumentar a penetração de Sazón, a campanha utilizou notificações push, SMS e ativações via app com descontos exclusivos para consumidores que já compravam temperos da concorrência.

Em pouco mais de um mês, a ação conseguiu entregar 81 mil interações para shoppers de outras marcas, que foram incentivados a experimentar os produtos da Ajinomoto.

O trabalho de mídia segmentado e com incentivos promocionais tende a resultar na fidelização de novos consumidores a longo prazo. Um público que é altamente propenso ao consumo de um produto (e que atualmente consome o concorrente) deve ser um grande foco de atenção para os varejistas, já que tem um enorme potencial de ser engajado no ambiente digital, especialmente com descontos, mesmo que pequenos.

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Retail media é na Rock Encantech!

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Unindo ciência do consumo e inteligência artificial, a Rock Encantech consegue transformar dados em estratégias de fidelização e encantamento dos consumidores. Com a retail media, a indústria alcança um novo tipo de público, o varejo consegue uma receita extra e o shopper tem acesso a oportunidades exclusivas.Saiba mais sobre essa solução no site.