Cashback vs. desconto: entenda a diferença

Cashback

Ganhar um desconto é sempre uma boa notícia para qualquer consumidor. Porém, na era digital, essas estratégias de fidelização evoluíram. Uma das mais populares é o cashback.

A ideia de ter parte do dinheiro “reembolsado” faz o shopper ficar feliz, enquanto o lojista realiza mais vendas, ganha um cliente recorrente e uma boa reputação diante da base fidelizada.

Mas você sabe qual é a diferença prática entre cashback e os descontos tradicionais? Então veja, no texto a seguir, as principais vantagens de cada um deles.

Como funciona o cashback?

Cashback é um termo em inglês que significa “dinheiro de volta”. Esse é também o nome de um programa de recompensas oferecido pelas empresas como forma de fidelizar o consumidor. Essa estratégia consiste em devolver ao cliente uma parte do dinheiro gasto em uma compra.

Esse retorno ou reembolso é visto, geralmente, na forma de crédito ou de pontos cumulativos que podem ser usados como desconto em compras futuras com o mesmo vendedor.

Diferenças entre cashback e desconto

Tanto o desconto quanto o cashback são ferramentas que o varejo utiliza como marketing para atrair e fidelizar os clientes. Porém, as semelhanças terminam aqui.

O desconto é uma redução no preço original de um produto ou serviço. Por exemplo: se um produto custa R$ 100 e a loja oferece 10% de desconto, o cliente pagará R$ 90.

Isso significa que o varejista perde R$ 10, que não podem ser recuperados. Além disso, não há garantia de que o cliente retornará para fazer mais compras no futuro.

Usando o mesmo exemplo anterior: se o varejo oferecer 10% de cashback, o cliente ainda pagará R$ 100 pelo produto. No entanto, receberá R$ 10 de volta para usar em uma futura compra. Assim, o varejista não perde dinheiro e ainda incentiva o cliente a voltar.

Com isso, o valor do cashback é, essencialmente, o valor que o varejo está disposto a investir para que o cliente retorne à loja. Como esse valor é usado em compras futuras, a rede preserva a receita.

Em compensação, o desconto não deve ser descartado como estratégia de retenção. Ativações promocionais para uma base de clientes fidelizados ajudam a estimular o consumo e fazer com que esse grupo de consumidores se sinta valorizado pela marca.

Benefícios do cashback para o varejo

Cashback
Cashback ajuda a aumentar a frequência de compra dos clientes.

A fidelização é um fator importante para o varejo. Segundo um estudo da Rock Encantech, a utilização de cashback pode representar uma variação de 60% a 120% no aumento da frequência de compras.

O gasto por pessoa após o recebimento do benefício foi 31,5% maior, o que aponta a representatividade desse programa de incentivo ao consumo. Mas a fidelização não é o único benefício do cashback. Veja outros a seguir:

Aumento na frequência de compras

Ao identificar categorias estratégicas, o varejista pode usar o cashback para atrair o consumidor com maior regularidade, oferecendo benefícios em produtos de alto giro ou maior valor agregado.

Fortalecimento de campanhas sazonais

Em datas como a Black Friday ou o Natal, o cashback se torna ainda mais relevante. Ao gerar créditos durante essas campanhas, o consumidor é incentivado a voltar à loja em momentos de pico de consumo, ampliando o ticket médio.

Preservação da margem de lucro

Diferentemente dos descontos tradicionais, o cashback permite ao varejo manter a rentabilidade. Isso é possível porque o valor devolvido pode ser compensado em futuras vendas ou patrocinado por parceiros da indústria.

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Com o CRM da Rock Encantech, sua loja pode identificar diferentes perfis de consumidores, permitindo que você atue estrategicamente com cada um deles. Por meio do app, o varejista pode enviar descontos personalizados no momento certo e para o cliente certo.

A Rock Encantech ainda conta com um ecossistema rico para ações de cashback e ativações promocionais, que transformam a experiência do shopper e garantem o seu retorno.Venha conferir aqui como a Rock Encantech pode ajudar o seu negócio!