Um dos grandes desafios do mundo dos negócios atualmente é a habilidade de se reinventar. No marketing, quem aposta em estratégias criativas e inovadoras tende a sair na frente. O Brand Coolness é um dos fenômenos por trás dessa vantagem.
O termo em inglês pode ser traduzido para o estilo da marca, ou até para uma marca descolada. A expressão tem a ver com a personalidade, ou a vibe que o negócio transparece. Cada vez mais comum no mundo do marketing, essa estratégia tem ganhado muitos adeptos, principalmente entre grandes marcas.
A tática está intimamente ligada ao relacionamento entre os consumidores e o produto, e seus resultados têm gerado uma resposta positiva no faturamento das empresas.
Ao longo desse conteúdo, a Rock Encantech te acompanha pelos princípios e benefícios do Brand Coolness.
O que é uma marca cool?
Na ciência do marketing, as definições nem sempre são exatas. Por isso, determinar o que é uma marca cool é um desafio.
Ao que se sabe, trata-se, acima de tudo, de manter uma postura atual. Basicamente, o empenho da marca em se posicionar em questões do momento, e assim manter-se atenta e protagonista no mercado.
Para ser vista como uma marca cool, é preciso entrar para o mundo das tendências, quando não, ser o próprio a criar as novas trends. Essa é uma garantia de que o negócio não será esquecido, ou ultrapassado.
Além disso, o conceito também está relacionado à combinação de outras estratégias clássicas do marketing, como a construção de uma identidade forte e marcante, fatores de diferenciação, e até a exploração dos sentidos dos consumidores.
O conjunto dessas táticas gera o encantamento do cliente. Além de um produto, a marca ganha status, e transmite isso para seus clientes. A lógica aqui é: um consumidor é atraído não somente pelas qualidades do seu produto, mas pela imagem que ele remete.
Em outras palavras, uma marca cool é aquela que não fica restrita ao produto que vende, mas também remete a um lifestyle popular na contemporaneidade.
Como o Brand Coolness pode ajudar sua marca?
Não é segredo que o marketing tem um papel crucial nas operações de um negócio. E como todas as outras ferramentas desse ramo, o propósito é o lucro.
Mas quais são os benefícios do Brand Coolness para as atividades da empresa?
Em primeiro lugar, estando a frente dos temas atuais, a marca ganha visibilidade. E como se sabe, a popularidade é um dos fundamentos para impulsionar um negócio.
Mas a visibilidade não é garantia de autoridade. É aqui que entram os outros atrativos tradicionais de uma boa campanha de marketing. Produtos com um diferencial de qualidade e identidade marcante são recebidos como referência pelo público, destacando-se.
O último passo é justamente a aproximação com o cliente, por meio da sensação de encantamento com o produto. Dessa fascinação, surge o engajamento. Mais que um cliente fidelizado, essas empresas conseguem ir além. Apaixonados pela marca, esses shoppers dão mais que preferência absoluta ao produto, mas sentem-se pertencentes a ela, e acabam fazem sua divulgação.
Qual é a importância de fidelizar o seu cliente?
Manter clientes fiéis é uma das estratégias mais valiosas para o varejo de qualquer segmento. De acordo com dados do Customer Insights da Rock Encantech, referentes ao primeiro trimestre de 2025 do varejo alimentar, os consumidores fidelizados gastaram, em média, 6,9% a mais do que os não fidelizados.
Além de contribuírem com um ticket médio mais alto – que, no caso do atacarejo, chega a ser 106,8% superior – esses clientes tendem a ser menos sensíveis a variações de preço.
E o melhor: o custo para mantê-los é significativamente menor do que o necessário para conquistar novos consumidores.
Ações para impulsionar a fidelização da sua marca
Como vimos, ter uma marca cool realmente faz a diferença nas operações de uma empresa.
Confira essa lista de ações práticas para a implementação de medidas estratégicas de brand coolness.
1. Programas de fidelização e relacionamento
Crie benefícios exclusivos para clientes frequentes, como descontos progressivos, pontos acumulativos ou acesso antecipado a lançamentos. Mais do que uma troca comercial, esses programas fazem o consumidor sentir-se valorizado e parte de uma comunidade.
2. Sortimento e tendências de consumo
Um mix de produtos atualizado e alinhado ao que seu público deseja é essencial para manter a marca em alta. Monitorar tendências permite antecipar demandas e surpreender os clientes com novidades que se conectam ao seu estilo de vida.
3. Tecnologia, CRM e inteligência de mercado
Ferramentas de CRM e análise de dados ajudam a entender melhor o comportamento dos clientes, personalizar ofertas e criar campanhas assertivas. A tecnologia é uma aliada para construir proximidade e encantamento do cliente.
Impulsione o status da sua marca com a Rock Encantech!
A Rock Encantech é referência nacional em Ciência do Consumo e líder no desenvolvimento de soluções que integram tecnologia e inteligência analítica para potencializar resultados de vendas.
Por meio da coleta e análise de dados de consumo, elaboramos estratégias personalizadas que identificam o perfil dos shoppers e direcionam ações precisas para a expansão e consolidação da sua marca no mercado.
Para aprofundar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a fidelização, entre em contato com a Rock Encantech e conheça nossas soluções.