A Black Friday é um fenômeno mundial que representa a oportunidade dos consumidores em adquirir produtos por preços mais baixos. Mas não são apenas os clientes que se beneficiam dessa data.
Com os shoppers mais dispostos a gastar nessa época, a Black Friday oferece a oportunidade das farmácias aproveitarem a sazonalidade para ampliar os lucros. Além disso, é a chance de fidelizar e conquistar novos clientes.
Confira no texto a seguir algumas estratégias que o gestor da farmácia pode adotar para ter um bom desempenho nesta data.
Benefícios de fazer campanha promocional na Black Friday
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 para descrever o caos do trânsito nas lojas no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Porém, décadas depois, passou a ser um sinônimo de promoções agressivas. No Brasil, a data é celebrada desde 2010.
Vale ressaltar que a maioria das lojas que celebram a Black Friday, não limitam suas promoções apenas à sexta-feira de Black Friday, mas sim a períodos mais longos, como “Semana da Black” ou até mesmo “Novembro Black”.
Ao abraçar essa data, a farmácia pode colher alguns benefícios como:
Aumento do faturamento
A maioria dos estabelecimentos comerciais costumam adotar a Black Friday para realizar campanhas promocionais. Isso gera um cenário onde o consumidor está totalmente exposto a diversos estímulos para consumir.
Além disso, o mês de novembro é caracterizado pelo recebimento da primeira parcela do 13º salário. Com isso, os consumidores ficam mais dispostos a aumentar os seus gastos, representando uma ótima oportunidade para as lojas que desejam aumentar as vendas.
Aquecimento para o Natal
A Black Friday antecede outra sazonalidade muito importante para o varejo: o Natal. Ao realizar ações no mês de novembro, o gestor da farmácia pode preparar sua base de clientes para as ofertas que virão em dezembro, conseguindo aumentar o faturamento também no último mês do ano.
Fidelização
Além de aumentar as vendas, a farmácia pode aproveitar a Black Friday para prestigiar os consumidores fidelizados, oferecendo ofertas exclusivas. Esse tipo de ação serve como uma “recompensa” para o cliente que compra com você durante todo o ano e aumenta a satisfação dos shoppers com a loja.
Estratégias para vender mais na Black Friday

A Black Friday representa uma ótima oportunidade para o varejo farmacêutico, mas é importante agir com cuidado e seguir as regulamentações estabelecidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa.
Segundo Fernando Foster, especialista do departamento de varejo farma da Rock Encantech, produtos tarjados e não tarjados com ações terapêuticas, assim como itens de nutrição infantil, precisam ser tratados de maneira especial.
“Não se pode fazer promoções que incentivem o consumo por pessoas que não costumam comprar esses produtos; então o ideal é focar em descontos no Clube de Fidelidade, direcionados a clientes que já consomem esses itens, evitando uma exposição agressiva”, afirmou.
Por outro lado, produtos de higiene, beleza, autocuidado e principalmente dermocosméticos são excelentes para campanhas promocionais. Esses itens podem ser trabalhados com descontos e combos que agreguem valor e atraiam a atenção do cliente.
Além disso, a farmácia pode preparar um enxoval especial para a loja durante a Black Friday, como fazem redes com forte apelo nacional. É uma estratégia que ajuda a criar um ambiente temático e a chamar mais a atenção.
“Produtos de alto giro e aqueles com alta visibilidade na mídia devem ser o principal chamariz, pois são eles que reforçam a imagem de que a farmácia está oferecendo promoções vantajosas e competitivas”, explicou Foster.
Aumente o faturamento com as soluções da Rock Encantech!
A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade.
A empresa conta com uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca.
As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais.
Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano. Conheça mais sobre a Rock Encantech aqui.