Por muitos anos, quando se falava em programa de fidelidade, a primeira imagem que vinha à mente era a famosa troca de pontos por milhas aéreas. Porém, o loyalty segue em constante evolução, buscando contemplar diferentes tipos de público.
Embora as milhas aéreas tenham sido “pioneiras” neste segmento, esse ecossistema muitas vezes fica restrito a apenas uma parcela de maior poder aquisitivo dentro da base de clientes cadastrados.
Com o cenário se transformando e a digitalização democratizando o acesso a essas plataformas, um grande desafio surgiu para as marcas: como criar benefícios relevantes para além das milhas aéreas?
Entenda no texto a seguir alguns formatos flexíveis e amplos de operação que vão agradar diferentes perfis de shoppers.
Como funciona um programa de fidelidade?
Em um mercado altamente competitivo, os programas de fidelidade se tornaram uma ferramenta essencial para recompensar o cliente pela recorrência de compras, além de construir um relacionamento duradouro.
Essa estratégia envolve a criação de um sistema no qual os clientes acumulam “pontos” toda vez que fazem compras ou interagem com a marca. Ao atingir uma certa quantidade de pontos, ele poderá trocar por algum benefício.
Isso incentiva o consumidor a continuar comprando sempre na mesma rede, para acumular a maior quantidade de pontos possível. Entre as recompensas que ele pode resgatar estão produtos com desconto ou as famosas milhas aéreas.
O programa de fidelidade é um pilar estratégico para qualquer iniciativa voltada para a fidelização de clientes, afinal, consumidores fiéis tendem a gastar mais.
No varejo alimentar, por exemplo, a Rock Encantech analisou mais de 150 milhões de transações de vendas em setembro de 2025 e constatou um ticket médio mais elevado dos fidelizados em todos os canais de venda. Destaque para o atacarejo, que teve uma média de R$ 173,67 entre os não fidelizados no período, contra R$ 351,50 dos fidelizados, ou seja, mais do que o dobro.
Faça o download do material aqui e fique por dentro dos principais insights do varejo.
O impacto das milhas aéreas no programa de fidelidade

As viagens seguem sendo o destino preferido dos pontos dentro do programa de fidelidade. A possibilidade de transformar esse benefício em experiências tem alto valor percebido. A Rock Encantech identificou resultados concretos neste tipo de estratégia:
- Mais de 100 mil transações de viagens e transferências no ano de 2024.
- R$ 300 milhões em GMV no período;
- Mais de 1 bilhão de pontos transferidos para programas de milhas via integração com a plataforma.
Os dados demonstram que as milhas aéreas seguem tendo um grande impacto dentro dos programas de fidelidade. Faça o download do e-book de Loyalty e Marketplace da Rock Encantech para conferir mais insights.
Apesar de serem conhecidos e bastante difundidos, se limitar apenas a esse tipo de benefício representa um problema claro para essas plataformas: elas só geram valor real para quem consome em grande quantidade.
Desta forma, focar apenas neste tipo de benefício acaba restringindo a capacidade de engajamento e deixa de dialogar com públicos que poderiam se tornar clientes valiosos.
Ações para ampliar o programa de fidelidade
Se antes fidelidade era sinônimo de “acumular para gastar no futuro”, hoje ela se transformou em “receber valor constantemente”. Confira a seguir como os programas podem ampliar sua abrangência e inovar nos benefícios.
Produtos para todos os públicos
Como vimos, o resgate de milhas aéreas demanda uma alta pontuação do consumidor, ou seja, ele precisa gastar mais para ter esse benefício. De forma paralela, o varejo pode oferecer outros itens com menor custo, permitindo que o cliente utilize os seus pontos em outras situações.
Esse tipo de estratégia ajuda a criar uma recorrência na utilização do programa de fidelidade e não deixar pontos “esquecidos”, além de criar o sentimento de que está sendo bem recompensado por continuar comprando na mesma marca.
Quanto mais opções de uso, mais interessante o programa de fidelidade se torna.
Personalização e uso de dados
O segredo para oferecer mais conveniência aos clientes é conhecê-los. Por isso, coletar dados por meio de cadastros é fundamental, pois permite que o varejo crie clusters e adapte as ofertas para cada tipo de público.
Por exemplo, se um cliente tem o hábito de comprar vinhos, a rede pode oferecer um desconto exclusivo para ele nesta categoria, permitindo que ele utilize os seus pontos em um produto relevante dentro do seu histórico de compras.
“Quando a gente consegue ter essa troca, devolvendo benefícios específicos para o cliente, é quando, de fato, a gente consegue criar um encantamento e a fidelização desse cliente a longo prazo”, explicou a Diretora de Marketing da Rock Encantech, Camilla Coatti, durante o podcast no YouTube.
Comunicação
Segundo Camila, um dos maiores desafios dentro do programa de fidelidade é ter uma comunicação personalizada que transmita, de forma clara, os benefícios que o cliente pode ter ao aderir à plataforma.
“A gente pode ter o melhor aplicativo e o melhor programa, mas, se não contarmos ao cliente, ele não vai usar. Um dos maiores desafios que a gente entende hoje é que essa jornada de entendimento passa por vários ambientes. Ter uma comunicação não só no ambiente digital, mas em outros canais e dentro da loja física. Porém, essa comunicação tem que ser muito coerente em todos os momentos e de fácil entendimento”, explicou.
Fidelize através da experiência com a Rock Encantech!
Líder em engajamento B2B2C na América Latina, a Rock Encantech ajuda a sua empresa a ter um programa de fidelidade sob medida, gerando encantamento na sua base de clientes.
Ofertas personalizadas, ativações promocionais e acesso a um marketplace fechado (gôndola estendida) são alguns dos benefícios do programa de fidelidade da Rock Encantech.
Além disso, a Rock Encantech conecta o seu programa de fidelidade a uma solução whitelabel de viagens pensada para transformar pontos em experiências inesquecíveis, com mais de 40 companhias integradas.
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