Além da localização: quais outros fatores influenciam no desempenho do varejo alimentar?

Inteligência de mercado

A localização é um dos pontos mais importantes no momento de definir a abertura de uma nova loja do varejo alimentar. Diante disso, a inteligência de mercado se tornou uma ferramenta obrigatória para varejistas que desejam identificar o potencial de faturamento em uma determinada região.

Porém, estar apenas bem localizado não é suficiente para garantir que a rede tenha um bom desempenho. Diversos outros fatores influenciam no faturamento da marca e devem ser observados com antecedência.

Confira, no texto a seguir, como a inteligência de mercado ajuda não só a definir a melhor localização para a expansão da rede, como também a identificar outros fatores que podem prejudicar o sucesso da nova loja.

O que é a inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é um processo metodológico que engloba a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre um determinado segmento, com o objetivo de gerar insights e informações estratégicas.

Isso inclui informações sobre o perfil demográfico e socioeconômico de uma determinada região, as áreas de influência da loja, o potencial de faturamento em cada categoria e o impacto da concorrência.

Mais do que entender o que acontece, a inteligência de mercado permite que o varejista antecipe cenários. E, nesse sentido, ela se torna um vetor de crescimento: mostra onde vale a pena investir, o que precisa ser ajustado e quais alavancas podem ser acionadas para gerar valor.

No contexto de expansão, por exemplo, o desafio não é apenas encontrar uma localização com alta densidade populacional ou pouca concorrência. É compreender o potencial de consumo real daquela área, os hábitos de compra locais, a presença de shoppers estratégicos e a viabilidade de operação.

Localização e outros fatores que influenciam no faturamento

Localização
Localização estabelece as áreas de influência do varejo.

Durante o podcast Customer Insights, da Rock Encantech (disponível no YouTube), o gerente de inteligência, Evandro Alampi, explicou que a localização é quase tudo no varejo. Porém, há outros fatores que devem ser considerados. Veja a seguir:

Perfil dos consumidores

Segundo Alampi, o Brasil está passando por uma transformação demográfica. Com isso, é comum encontrar regiões dentro de uma cidade que estão apresentando uma diminuição no número de moradores que vivem naquela área.

Mesmo com uma loja bem localizada, a operação pode sofrer prejuízos com a redução de habitantes dentro da sua área de influência. É nesse contexto que a inteligência de mercado surge, ajudando o varejista a identificar as mudanças no perfil dos consumidores.

“Temos observado, em cidades grandes e médias, uma fuga das regiões centrais por conta do alto fluxo de trânsito. Com isso, uma loja pode estar bem localizada, mas as taxas de crescimento populacional naquela área podem estar caindo. Ou seja, as pessoas estão saindo de lá”, afirmou Alampi.

Concorrentes na mesma localização

Outro fator que afeta diretamente o desempenho do varejo alimentar é a concorrência. Em alguns casos, uma unidade pode ter uma boa localização, mas estar em uma área com alta concentração de concorrentes.

“Não se pode ter a soberba de pensar ‘eu sou mais forte que todos os meus concorrentes’. A concorrência vem se alterando e buscando novos caminhos, já que as empresas estão cada vez mais investindo em dados e inteligência de mercado para ter uma melhor performance. Hoje, quem não tem, vai sofrer muito lá na frente”, afirmou Alampi.

A inteligência de mercado não só consegue mapear as áreas de influência dos concorrentes, como também identificar quais categorias estão com faturamento abaixo do potencial.

Infraestrutura

A experiência de consumo vem sendo cada vez mais valorizada pelos clientes, e a infraestrutura ao redor de uma loja pode impactar diretamente na satisfação do consumidor. Por exemplo, se o supermercado estiver localizado em uma região de trânsito intenso, mesmo que com alta densidade populacional, poderá afastar os clientes.

Outro fator importante é o estacionamento. Se o número de vagas da unidade for limitado, isso pode provocar desconforto nos clientes, que serão obrigados a estacionar o carro em um local mais distante.

Inteligência de mercado na Rock Encantech!

Se você deseja expandir a sua rede, a ferramenta de inteligência de mercado da Rock Encantech é a melhor opção para o seu negócio!

Com ela, o varejista terá insights sobre o potencial de faturamento em cada região, o impacto dos concorrentes na área e o perfil de consumidores localizados dentro das áreas de influência.

Saiba mais acessando o site aqui.