Vitaminas: como aproveitar essa categoria na farmácia?

Vitaminas

Cada categoria dentro do varejo farmacêutico possui um potencial a ser explorado. Com o aumento das discussões relacionadas à saúde e ao autocuidado, as vitaminas se tornaram itens de destaque nos últimos anos.

A Rock Encantech divulgou, no final de 2024, o “Customer Insights do varejo farmacêutico”, trazendo uma análise completa sobre o setor. Um dos dados apresentados foi a participação de cada categoria no faturamento anual das farmácias.

As vitaminas ficaram na 4ª posição, com média de 11,4% de participação no faturamento, atrás apenas dos medicamentos para enfermidades crônicas, enfermidades agudas e itens de higiene e beleza. O estudo completo pode ser conferido aqui.

Esses insights ajudam os gestores de farmácia a entender as tendências de mercado, ajustar o mix para atender à demanda atual e planejar estratégias para impulsionar as vendas.

Veja no texto a seguir como o varejo farma pode aproveitar a categoria de vitaminas.

Quais são os principais tipos de vitaminas?

O primeiro passo para aproveitar melhor essa categoria é garantir que a farmácia e seus colaboradores demonstrem conhecimento sobre cada tipo de vitamina.

Dessa forma, será possível orientar os consumidores em caso de dúvidas. Ao demonstrar autoridade e domínio sobre o tema, a unidade estimula a fidelização dos clientes, que se sentirão mais seguros ao comprar naquela farmácia.

Por isso, aqui vai um resumo para relembrar as principais:

  • Vitamina A: necessária para diversas funções do organismo, como a produção de colágeno e a contribuição para a visão;
  • Vitaminas do complexo B: importantes para o fortalecimento de cabelos, unhas e bom funcionamento gastrointestinal;
  • Vitamina C: crucial para manter a imunidade;
  • Vitamina D: contribui para a constituição óssea, tanto no desenvolvimento quanto na manutenção da saúde. Também é essencial para o bem-estar físico e mental;
  • Vitamina E: reduz a oxidação das células do corpo, processo que acelera o envelhecimento da pele;
  • Vitamina K: atua no sistema circulatório, sendo essencial para o processo de coagulação do sangue.

Vale lembrar que ainda existem variações como B1, B2, B6, B8 e B12, além das formas D2 e D3. É importante destacar que esses produtos são isentos de prescrição médica, ou seja, podem ser vendidos sem receita.

Como a farmácia pode trabalhar com as vitaminas?

Como vimos, o conhecimento dos colaboradores sobre cada tipo de vitamina é um diferencial competitivo importante. No entanto, os gestores podem adotar outras ações para dar ainda mais destaque à categoria.

Uma delas é a exposição estratégica na unidade física. Coloque os produtos em locais de destaque na loja, como próximo ao balcão de atendimento ou em prateleiras de fácil acesso. Destaque as marcas mais populares e seus benefícios, tornando-as visíveis e atrativas.

Geralmente, quem busca vitaminas e suplementos alimentares já mantém uma rotina de cuidados com a saúde. Nesse sentido, a farmácia pode agregar valor com produtos relacionados à beleza.

Por exemplo, em uma determinada seção, é possível expor produtos para cabelo junto às vitaminas que combatem a queda capilar.

No cenário competitivo atual, é fundamental que as farmácias estejam presentes nos canais digitais. Assim, a loja pode oferecer opções de compra via delivery, não só de vitaminas, mas também de outros itens.

O aplicativo também pode ser um canal de relacionamento com o cliente. Em vez de enviar apenas descontos e ofertas por meio de notificações, a farmácia pode compartilhar dicas e informações úteis sobre vitaminas. Isso contribui para a percepção de valor, mostrando que a loja se preocupa em informar, e não apenas em vender.

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade.

A empresa oferece soluções completas para impulsionar o faturamento no varejo farmacêutico. Entre elas, destaca-se a criação de aplicativos personalizados, que proporcionam uma experiência omnichannel ao consumidor.

Além disso, a inteligência de mercado ajuda os gestores a identificar o potencial de faturamento de uma região e analisar a concorrência nas áreas de influência da loja.

Em um mercado em constante evolução, investir em conhecimento e estratégias bem planejadas é essencial para o sucesso. Clique aqui e saiba mais sobre a Rock Encantech.