O varejo alimentar fechou o mês de outubro de 2025 com saldo positivo, registrando um crescimento de 3,6% no faturamento em comparação com o mês de setembro. Os dados são da Rock Encantech, empresa líder em engajamento B2B2C na América Latina e que analisou mais de 160 milhões de transações ao longo do último mês.
“Esse resultado foi influenciado diretamente pelo calendário. Embora o mês de outubro não tenha cinco finais de semana, contou com cinco sextas-feiras. Nesses dias, normalmente, há um maior volume de compras quando comparado aos demais dias da semana”, explica o VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
Ao longo do último mês, o atacarejo se destacou com o crescimento de 8,5% no faturamento, impulsionado principalmente pelo aumento de 6,9% no número de itens por carrinho, 5,1% no ticket médio e 3,1% na frequência.
Já os supermercados, apesar de apresentarem a mesma tendência positiva, registraram indicadores em patamares menores: crescimento de 2,5% no faturamento, aumento de 0,6% no ticket médio e na frequência, e 0,1% no número de itens por carrinho.
Um ponto relevante deste cenário, especialmente para explicar o aumento no número de itens por carrinho, é a variação dos preços médios dos produtos. De maneira geral, os supermercados perderam preferência para o atacarejo no período, influenciados pelas maiores variações no preço médio, que resultaram em carrinhos menores.
A cesta de compra
Na análise dos 25 itens mais presentes na cesta de outubro de 2025, apenas cinco apresentaram alta no preço médio: óleo de soja (+3,87%), carnes e aves (+3,16%), feijão 1kg (+1,82%), refrigerante 2l (+1,29%) e refresco em pó de 8g a 35g (+0,12%).
Entre os 20 produtos com quedas no preço médio, as mais significativas foram: leite 1l (-6,35%), macarrão 500g (-5,73%), arroz 1kg (-5,03%) e açúcar refinado 1kg (-4,42%).
O conteúdo está disponível para download gratuito no site da Rock Encantech
Sobre a Rock Encantech
A Rock Encantech é um ecossistema de soluções que conecta dados, tecnologia e relacionamento para transformar o conhecimento do cliente em valor real para negócios e consumidores. Atua com estratégias de engajamento B2B2C em toda a América Latina, combinando inteligência artificial, ciência do consumo e automação para personalizar jornadas e maximizar resultados.
Com mais de 130 milhões de consumidores analisados, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e presença em todos os estados do Brasil, a Rock Encantech impulsiona um varejo mais humano, inteligente e conectado.
As soluções incluem: CRM; plataforma completa de fidelidade e marketplace; soluções de cashback; inteligência de mercado e geográfica; algoritmos de personalização de ofertas; automação promocional; aplicativos white label e aplicações em retail media.





