Supermercado Alfredo Antunes: da tradição regional à inovação em relacionamento com os clientes

Supermercados

A Rock Encantech completou o seu primeiro ano de existência no último dia 15 de setembro. Como parte da celebração da data, a empresa divulgou na “ABRAS’25 Food Retail Future” um de seus cases de sucesso: a inovação no relacionamento com os clientes no Supermercado Alfredo Antunes.

“A sociedade brasileira está passando por uma profunda transformação. A disputa não é mais só por questões financeiras, mas, essencialmente, pelo tempo, atenção e confiança do cliente. O Supermercado Alfredo Antunes entendeu isso cedo, e hoje podemos afirmar que o supermercado regional aprendeu e faz, da melhor forma possível, o relacionamento com seus clientes dentro e fora da loja”, afirmou o VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti.

Conheça no case a seguir todas as soluções da Rock Encantech que foram implantadas na rede e seus principais benefícios.

Sobre o Supermercado Alfredo Antunes

O Supermercado Alfredo Antunes tem sua sede na cidade de Mirassol, localizada a pouco mais de 450 km da capital paulista. Segundo dados do Censo 2022, o município tem pouco mais de 60 mil habitantes.

“A história do Antunes caminha junto com a história de Mirassol. A gente começou em 1946 na cidade e hoje temos 4 lojas. Então, temos uma grande quantidade de dados e informações da população, e sempre buscamos trazer inovações para a cidade e para a comunidade de Mirassol”, afirmou Rodolfo Antunes, proprietário e diretor comercial da rede.

Programa de Fidelidade “Cliente A”

Um dos grandes marcos da história do Antunes foi o lançamento do programa de fidelidade “Cliente A”, para melhorar o relacionamento da marca com os shoppers.

Segundo Rodolfo, hoje a rede conta com 26 mil clientes ativos únicos por mês (quase a metade da população de Mirassol).

“O nosso grande desafio é fazer os clientes receberem as ofertas de acordo com o que eles consomem, e o Cliente A foi importante para isso”, afirmou.

Inteligência de mercado

A inteligência de mercado foi mais uma das soluções da Rock Encantech adotadas pelo Supermercado Alfredo Antunes. De acordo com o proprietário, ela é fundamental para o dia a dia e para a expansão da marca.

“Quando a gente foi fazer a loja 4, a gente buscou o potencial de faturamento da região para fazer estratégia e definir o tamanho, o mix e a categorização de produtos. Então, a inteligência de mercado hoje, independentemente do tempo do varejista, é extremamente importante”, comentou.

Aumento de receita com retail media

A retail media permite que o varejo promova publicidade da indústria dentro do PDV ou nos canais digitais da rede. Segundo Rodolfo, 70% de quem compra no supermercado decide enquanto está na loja e 60% compram por impulso.

“Ou seja, o mindset do cliente quando ele está na área de venda é para compra. Então, divulgar a sua marca com mídia dentro do supermercado é extremamente fundamental. Nós, hoje, conseguimos ter uma receita de lucro três vezes maior do que temos com aluguel nas telas”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que um dos grandes desafios da indústria é encontrar varejistas dispostos a fazer um trabalho diferente, e que o melhor caminho para isso é o conhecimento dos clientes.

“O grande desafio do varejo é encontrar empresas que entendam sua cultura e tragam inovação diariamente. Um supermercado precisa de parceiros especializados, que estejam sempre à frente do seu tempo. Quando decidimos investir em CRM e agora no Super App, a Rock foi fundamental. Ela está totalmente ligada à nossa estratégia, sendo responsável por trazer inovação constante e visionária para o Antunes”, finalizou Rodolfo.

Super App e a aproximação com os clientes

Super app
Super App da Rede Antunes

Por fim, o Super App foi mais uma solução que a rede Antunes adotou para inovar no relacionamento com os clientes. Através da ferramenta, a marca consegue estar próxima do cliente mesmo quando a loja não está aberta.

As divulgações de conteúdos e ofertas são feitas por meio de pushs, feed infinito e dentro do espaço do e-commerce, gerando interações de qualidade com os clientes.

“Para se ter ideia, a frequência de recompra hoje no Antunes é de 7 vezes o mesmo CPF/CNPJ, então ele confia no Antunes. Tendo uma gôndola estendida, podendo comprar geladeira, balança, panela pelo Antunes, é tudo o que ele sempre sonhou. No Antunes, a gente fez questão de dar um nome para a gôndola estendida, que é o Shop A”, explicou.

Além disso, o Antunes conta com estratégias de cashback, incentivando os clientes a sempre voltarem para obter uma grande vantagem.

“A Rock é extremamente importante no nosso processo porque ela é a empresa responsável por trazer inovação para o Super App e para o CRM, constantemente, para o Antunes”, finalizou o proprietário.

Encante os clientes com a Rock Encantech

O case do Supermercado Antunes mostra que até um varejo regional pode se reinventar e competir de igual para igual com grandes redes nacionais e até com plataformas digitais.

Ao unir proximidade com a comunidade, dados, inteligência e tecnologia, a rede se tornou uma verdadeira plataforma de relacionamento com o shopper, criando vínculos duradouros e novos modelos de receita.

Se você deseja encantar os seus clientes, assim como o Antunes faz, visite o site da Rock Encantech e fique por dentro de todas as soluções.