Rock Encantech marca presença com estande na APAS Show 2025

Rock Encantech

A Rock Encantech marcou presença na APAS Show 2025, a maior feira do varejo alimentar da América Latina. A empresa contou com seu próprio estande, onde apresentou diversas novidades aos visitantes.

Entre os temas abordados, estiveram a importância do CRM para coleta de dados e geração de insights sobre comportamento de consumo, o uso da inteligência de mercado para mapear o potencial de uma loja, retail media e muito mais.

Confira, no texto a seguir, um pouco do que foi apresentado durante o evento em São Paulo.

Sobre a APAS Show

Reconhecida como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas, a APAS Show 2025 é promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), com o objetivo de fomentar negócios e apresentar tudo o que há de mais relevante no setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e mais.

A edição de 2024, por exemplo, movimentou mais de R$ 15 bilhões em negócios, consolidando-se como um marco no setor de varejo. Contou com a presença de 850 expositores — sendo 200 internacionais — e gerou 141.428 visitas ao longo de seus dias.

Neste ano, foram contabilizados 900 expositores e cerca de 150 mil visitantes. A expectativa é de que o evento movimente R$ 16,5 bilhões em negócios, um crescimento de 7,8% em comparação com a edição anterior.

Novidades da Rock Encantech na APAS

Rock Encantech
Rock Encantech apresentou as suas soluções para o mercado.

Durante os dias de evento, a equipe da Rock Encantech abordou temas como CRM, inteligência de mercado, ativações promocionais, retail media, fidelização do shopper e muito mais.

O CEO da Rock Encantech, Carlos Formigari, esteve presente na APAS e compartilhou uma das principais novidades apresentadas pela empresa.

“É uma honra estar presente aqui, mostrando o que temos de novo: nossas tecnologias, principalmente um novo conceito de interação com o supermercado, com o gerente de CRM e de tecnologia, que agora interage conosco por meio de um prompt de I.A. Ele conversa com a nossa plataforma sem precisar buscar manualmente onde estão as informações. Esse prompt permite um diálogo simples e interativo, sempre propondo novos insights a partir da conversa”, explicou.

O CEO também destacou que o varejo alimentar possui dois grandes ativos: o primeiro são as pessoas, representadas por colaboradores e clientes; o segundo, os dados — coletados principalmente nas interações entre shoppers e supermercados.

“O que a Rock Encantech se propõe a fazer é transformar esses ativos em patrimônio e proteger esse valor. Todas as tecnologias que trazemos e desenvolvemos visam à valorização e monetização do varejo, um setor tão competitivo”, afirmou Formigari.

Insights do 1º trimestre

A APAS também marcou o lançamento do Customer Insights da Rock Encantech, referente ao primeiro trimestre do varejo alimentar. O levantamento teve como base a análise de 44 milhões de domicílios no período.

A Rock Encantech constatou um crescimento de 2,2% no setor, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo aumento do preço médio dos produtos e pela elevação do ticket médio das compras, fatores que compensaram a redução na quantidade de itens por transação.

Um dos destaques do período foi o desempenho expressivo dos clientes fidelizados — aqueles que se identificam genuinamente com a marca e utilizam ativamente os programas de benefícios —, cujo faturamento cresceu 13,3%.

Entre as mudanças nas categorias de produtos, chamou atenção a saída do café em pó do ranking dos 25 itens mais adquiridos (agora na 26ª posição), após registrar um aumento expressivo de 77,7% no valor médio. Outros itens se mantiveram entre os mais consumidos, mesmo com ajustes relevantes de preço, como: óleo de soja (+29,9%), frios vendidos por quilo (+24,0%) e cortes de carnes e aves (+21,7%).

Para conferir o documento completo e acessar mais insights do varejo alimentar, cadastre-se e faça o download aqui.

Soluções para o varejo alimentar

A Rock Encantech também apresentou, na APAS Show 2025, suas principais soluções para impulsionar o faturamento dos varejistas e fidelizar clientes. Uma delas é o CRM, ferramenta que permite às lojas analisarem as interações de seus consumidores.

Essa tecnologia possibilita que o varejista identifique padrões de comportamento, crie clusters para ativações personalizadas e defina estratégias comerciais mais assertivas com base no perfil do seu público.

Inteligência de mercado

Com a Plataforma de Inteligência de Mercado da Rock Encantech, redes varejistas conseguem expandir sua presença em regiões estratégicas e identificar o potencial de faturamento de cada unidade.

A análise considera fatores como grau de concentração populacional, renda e presença de concorrentes. Com esses dados, é possível identificar categorias com desempenho abaixo do potencial.

Uma das principais entregas dessa solução é o índice de canibalização de lojas, que aponta o quanto a abertura de uma nova loja, própria ou concorrente, pode impactar outra unidade da rede.

Retail media

A Rock Encantech conecta o varejo alimentar às indústrias com a retail media, gerando uma nova fonte de receita para as lojas. Por meio dos dados de comportamento de compra coletados pelo CRM, a indústria pode identificar clusters e oferecer ofertas personalizadas ao seu público-alvo diretamente pelo app da loja.

Além disso, as marcas podem anunciar também nos pontos físicos, com painéis de LED que aumentam ainda mais as chances de conversão em compras.

Você pode conferir aqui o case da Rock Encantech com a Minuano e descobrir o potencial dessa estratégia.Acesse o site da Rock Encantech para conhecer outras soluções. Além do varejo alimentar, a empresa também atua nos setores farmacêutico, pet shops e home centers.