Rock Encantech Insights: Outubro 2025

Rock Encantech

Na comparação entre outubro de 2025 e o mesmo mês de 2024, o varejo  alimentar apresentou crescimento de 2,1% no faturamento, segundo dados analisados pela Rock Encantech. Apesar da queda de  3% no volume de compras, o aumento de 5,2% no ticket médio, 3,5% no preço  médio e 1,7% no número de itens por carrinho foi suficiente para sustentar um  cenário positivo para o segmento. 

O engajamento do cliente continua sendo determinante nesse desempenho. No mesmo comparativo, os clientes fidelizados apresentaram indicadores em patamares bem acima do cenário geral, com crescimento de 12,6% no faturamento, 7,3% na quantidade de compras, 5,0% no ticket médio e 3,2% no preço médio.

Ainda na análise outubro 2025 x outubro 2024, na divisão por canais, o atacarejo  registrou crescimento de 2,9% no faturamento. Assim como no cenário geral, mesmo com queda na quantidade de tickets, o canal foi beneficiado pelo aumento de 5,1% no ticket médio, 2,8% no preço médio e 2,2% no número de itens por carrinho. 

Os supermercados, por outro lado, apresentaram um crescimento mais suave, de 0,7%, e com diferença por porte de loja. Supermercados com mais de 10 checkouts cresceram 1,0% no faturamento, enquanto os de 1 a 4 checkouts apresentaram queda de 0,3%, e os de 5 a 9 checkouts, queda de 1,4%. De maneira geral, os supermercados perderam preferência para o atacarejo no período, influenciados pelas maiores variações no preço médio, que resultaram em carrinhos menores.

Preencha o formulário e tenha acesso aos melhores insights sobre comportamento de consumo do varejo brasileiro.

Rock Encantech