Depois de uma forte Black Friday em novembro de 2024, impulsionada pelo pagamento do 13º salário na sexta-feira mais importante para descontos e benefícios do varejo alimentar, novembro de 2025 registra um crescimento suave de 0,9% no faturamento em relação ao mesmo mês do ano anterior, mesmo com o 13º também sendo pago na última sexta-feira do mês. Os dados são da Rock Encantech.
No varejo alimentar, observa-se uma estabilização no crescimento do preço médio e, consequentemente, uma desaceleração na queda de itens no carrinho. Essa movimentação mais equilibrada acaba refletindo em um crescimento do faturamento no mesmo patamar.
Entre os canais, os supermercados tiveram o melhor desempenho no mês da Black Friday, com alta de 1,4% no faturamento em comparação a novembro de 2024. Esse resultado foi impulsionado pelo aumento da quantidade de clientes e pelo crescimento do ticket médio. Os atacarejos, por sua vez, apresentaram um crescimento menor, de 0,5% no faturamento. Diferentemente dos supermercados, sofreram impacto negativo devido à diminuição da quantidade de clientes, mas mantiveram estabilidade graças ao aumento do gasto médio e da frequência de compra.




