Nos últimos anos, o mercado de varejo alimentar no Brasil tem passado por transformações significativas. Em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente e a conectividade é constante, a tendência é que os shoppers brasileiros se tornem cada vez mais exigentes e bem-informados.
Esse novo perfil de consumidor busca não apenas qualidade e preço, mas também conveniência, personalização e uma experiência de compra integrada. A facilidade de acesso à informação permitiu que os shoppers desenvolvessem um conhecimento aprofundado sobre os produtos que consomem, as marcas que escolhem e os preços praticados no mercado. Marcas que antes contavam com a fidelidade automática dos consumidores agora enfrentam um shopper que investiga, compara e avalia criteriosamente suas opções.
Transparência e autenticidade se tornaram requisitos essenciais, forçando as marcas a repensarem suas estratégias de comunicação e engajamento. Diante disso, torna-se indispensável adotar ferramentas que possibilitem a personalização de ofertas garantindo, assim, a oferta certa para o shopper certo, no momento certo.
Nesse contexto, a Retail Media surge como uma peça-chave na transformação da relação entre indústria, varejo e consumidor. Ao utilizar os dados de comportamento de compra dos consumidores diretamente nas plataformas dos varejistas, é possível construir campanhas mais segmentadas, relevantes e eficientes. A Retail Media permite às marcas dialogarem com o consumidor no exato momento da decisão de compra, dentro do ambiente digital do varejista, seja via aplicativo, site ou totem interativo na loja física.
Um exemplo prático foi a campanha que desenvolvemos para a Minuano. Selecionamos um grupo com alta propensão a comprar sabão em pó, consumidores que já compravam produtos semelhantes, mas não adquiriam itens da marca em questão e, por meio dos apps dos nossos parceiros varejistas, enviamos comunicações personalizadas destacando os diferenciais do produto, junto a uma oferta exclusiva de 10% de desconto.
Como resultado, conseguimos reduzir o investimento total da campanha, aumentar sua efetividade e gerar um ganho de 24% em share of shoppers, com um ROI de mais de 400% — tudo isso de forma sustentável, já que os novos compradores eram incrementais, ou seja, não apenas migraram de outra marca, mas representaram um crescimento real da base de clientes da Minuano.
A Retail Media consolida-se, portanto, como uma estratégia poderosa para conectar marcas e consumidores de maneira eficiente, com alto potencial de conversão e retorno, além de contribuir diretamente para o crescimento das vendas e a fidelização do shopper.