O retail media tem se consolidado como uma das principais estratégias para varejistas e indústrias impulsionarem o faturamento. Com o crescimento do e-commerce e a necessidade de personalização, as marcas estão investindo cada vez mais nesse modelo, que permite anúncios altamente segmentados dentro de plataformas de varejo.
Segundo estudo realizado pela Coresight Research, o mercado global de retail media totalizará US$ 179,5 bilhões em 2025, representando um amplo crescimento ano a ano de 15,4%. Dados de terceiros e o desenvolvimento acelerado das IAs (inteligência artificial) são alguns dos fatores que estão contribuindo para esse avanço.
Entenda mais a seguir sobre os benefícios do retail media e os principais motivos para essa solução estar em alta no varejo.
Como funciona o retail media?
O retail media é uma forma de publicidade digital em que varejistas oferecem espaços de anúncio dentro de seus próprios canais (sites, apps, marketplaces e até lojas físicas) para marcas parceiras.
Em supermercados, por exemplo, as propagandas são realizadas por meio de pushs enviados pelo app da loja ou por meio de telões e cartazes no próprio estabelecimento físico. Esses anúncios são altamente direcionados, baseados em dados de comportamento de consumo, o que aumenta a eficácia das campanhas.
O primeiro passo do retail media é o varejista criar uma plataforma ou espaço destinado a anúncios publicitários, seja no meio online ou offline. Depois disso, por meio da parceria com a indústria, são realizados anúncios com base em dados de consumo, histórico de compras e preferências dos shoppers.
As marcas podem acompanhar em tempo real o desempenho de suas campanhas com métricas precisas. Dependendo da estratégia, a indústria pode escolher qual perfil de cliente deseja impactar, tornando a ação muito mais assertiva.
“Campanhas segmentadas aumentam o engajamento dos consumidores, reduzindo a sensação de publicidade invasiva, é o que chamamos de aumento de share of time desse consumidor, Na Rock Encantech usamos algoritmos de IA para ajudar a direcionar a comunicação mais relevante para esse shopper”, afirmou o CEO da Conecta da Rock Encantech, André Penariol.
Ele ainda citou a melhora na experiência de compra, já que a exibição de produtos no momento certo gera conveniência. Segundo estudos da Rock Encantech, campanhas direcionadas dentro do ambiente de varejo podem aumentar em até 25% a conversão de clientes impactados pela publicidade.
A importância dos dados
Para que o retail media atinja todo o seu potencial, é essencial que o varejo tenha a capacidade de coletar dados dos seus consumidores. Através dessas informações, a loja obterá insights sobre o comportamento de consumo, identificando suas categorias mais fortes e as que possuem menos demanda.
O CRM é um aliado importante para todos os varejistas, pois torna o atendimento e a abordagem de vendas mais eficientes, já que permite conhecer todo o histórico de compras dos shoppers.
Ao adotar um CRM, os gestores poderão ter acesso a dados como:
- Perfil dos clientes;
- Ticket médio de consumo;
- Frequência de compras;
- Métodos de pagamento mais utilizados;
- Marcas preferidas dos clientes
Com todas essas informações em mãos, além de otimizar as estratégias de retail media, o varejista pode promover ativações personalizadas em cada cluster de consumidor. Saiba mais sobre os benefícios da personalização para o varejo aqui.
Por que o retail media é importante para o varejo?

Com diversas mudanças ocorrendo e impactando o comportamento do consumidor, o varejo precisa se adaptar para sobreviver em um mercado de concorrência extremamente acirrado. O retail media surge como uma solução que beneficia tanto os varejistas quanto as indústrias.
As lojas possuem um tesouro de dados sobre os consumidores. O retail media permite que eles monetizem essas informações, oferecendo anúncios relevantes e aumentando a receita sem elevar custos operacionais.
Os shoppers, por sua vez, recebem anúncios de produtos que realmente lhes interessam, melhorando a experiência de compra e aumentando a conversão. Além disso, varejistas locais e regionais passam a ter a possibilidade de competir com grandes players do cenário digital.
Benefícios
Para os varejistas, o retail media representa um aumento de receita que complementa o faturamento tradicional, formação de novas parcerias com a indústria, crescimento da fidelização do shopper por meio dos anúncios personalizados e coleta de novos insights sobre o comportamento de consumo — fundamentais para o planejamento de novas estratégias.
Para a indústria, o retail media é um investimento de alto retorno, pois atinge diretamente o público desejado. Além disso, a marca pode se tornar destaque em uma determinada categoria e terá relatórios transparentes sobre as campanhas realizadas.
“Publicidade personalizada e relevante reduz o excesso de propagandas genéricas e melhora a jornada de compra. Além disso, o varejo ganha insights detalhados sobre o comportamento do consumidor, permitindo otimizações constantes”, afirmou.
Aumente o faturamento com o retail media da Rock Encantech!
A Rock Encantech conecta o varejo com a indústria! Líder em engajamento B2B2C, contamos com o retail media como uma de nossas principais soluções para ampliar o faturamento.
Por meio de parcerias com o varejo, a indústria poderá enviar ofertas personalizadas e ter acesso a insights importantes sobre o comportamento de consumo dos shoppers. Isso permite ativações estratégicas que vão impulsionar as vendas e, consequentemente, o aumento do ticket médio.
“A Rock Encantech atua como um facilitador estratégico para supermercados que desejam explorar o potencial do Retail Media, oferecendo uma solução que conecta dados de consumo no nível de produtos com o inventário do próprio Varejista e também plataformas de mídia como Google e Meta, sempre respeitando a LGPD, e alinhado com o Varejista”, destacou André Penariol.
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