Pós-venda eficiente para aumentar a fidelidade dos shoppers

Cliente sorridente sendo atendido por uma funcionária em um caixa de supermercado, com frutas e sucos sobre o balcão.

Para garantir mais estabilidade e crescimento sustentável para o varejo alimentar, uma das ações mais recomendadas é investir na fidelização do shopper no pós-venda. 

Compreender o perfil do shopper e oferecer experiências que façam a diferença contribui para ampliar o tempo de relacionamento e o valor financeiro que cada shopper gera ao longo do tempo.

Utilizar sistemas de gestão e ferramentas de CRM possibilita identificar preferências, personalizar a comunicação e tomar decisões mais acertadas para ampliar o engajamento dos shoppers e fidelizá-los no pós-venda. Vamos entender melhor!

Tipos de fidelização no varejo no pós-venda

Existem diferentes formas de conquistar a fidelidade do shopper que dependem do que ele valoriza. 

A fidelização por experiência acontece quando a qualidade do atendimento e do produto criam uma relação de confiança. 

Por outro lado, a fidelização por preço acontece quando o shopper opta principalmente por situações vantajosas, mas tende a ser menos fiel se encontrar ofertas melhores.

Temos também a fidelização pela comodidade, que é muito forte quando a loja está próxima, oferece facilidades como opções flexíveis de pagamento e entregas ágeis. 

Os programas de fidelidade também são ações eficazes, uma vez que recompensam o shopper pelas compras com benefícios que incentivam a continuar consumindo.

Existe ainda o fã da marca, ou seja, independente de preços ou ações de lojas concorrentes, ele continua selecionando a mesma marca por confiar nela e valorizar sua proposta.

Como aplicar as melhores estratégias no pós-venda?

Para conquistar e manter shoppers fiéis, o varejo precisa investir em ações que promovam um relacionamento duradouro e relevante. Separamos 10 dicas que vão ajudar a entender como colocar em prática.

1 – Formas de pagamento diversificadas

A loja que oferece várias opções de pagamento proporciona mais praticidade para o shopper e melhora a experiência de compra dele. Opções como cartão de crédito, Pix, dinheiro e carteiras digitais ganham destaque, especialmente com a popularização dos pagamentos por aproximação via smartphones.

2 – Programas de fidelidade

O varejo que tem opções de programas de pontos, descontos e benefícios exclusivos que incentivam o shopper a comprar novamente e se sentir valorizado.  Os programas de fidelidade devem estar alinhados aos objetivos financeiros da loja e aos interesses do público-alvo.

3 – Atendimento humanizado

O atendimento é uma peça chave no processo de fidelização e, por isso, o varejo deve ter equipes bem treinadas, que atendam com empatia, atenção e rapidez, da entrada até o pós-venda. Ações assim contribuem para o fortalecimento da relação com os shoppers e, consequentemente, com a fidelização.

4 –Análise de dados

O varejista deve conhecer o comportamento e as preferências dos shoppers. Isso permite a ele que ações personalizadas e mais eficazes sejam desenvolvidas na loja. Uma forma completa de fazer isso é usar sistemas de CRM e ferramentas financeiras para monitorar o perfil de compra e planejar estratégias direcionadas.

5 – Fortaleça a comunicação digital

A presença digital é uma ferramenta poderosa. Estar ativo nas redes sociais e utilizar e-mail marketing, chats ou aplicativos são formas de aproximar a loja do shopper. Conteúdos relevantes e ofertas exclusivas ajudam na construção de um relacionamento sólido.

6 – Cashback e recompensas

A maioria dos shoppers gostam de receber cashback. A loja que devolve parte do valor gasto a ele, contribui para aumentar o interesse dele em novas compras. Esse tipo de benefício pode ajudar a elevar o ticket médio e a frequência de compras, tornando o shopper mais fiel à loja.

7 – Experiência omnichannel

O varejo não é só a loja física e saber integrá-lo com os canais digitais garante uma experiência mais uniforme e acessível em todos os pontos de contato. Isso é importante, pois facilita o acesso do shopper à loja e reforça o posicionamento da marca no mercado.

8 – Ciclo de vida do shopper

O Lifetime Value (LTV) representa o total gasto durante o relacionamento com a marca. Todo varejista quer aumentar esse valor e, por isso, é essencial propor ao shopper ofertas complementares, upgrades e serviços personalizados que estimulem compras frequentes e maiores, aumentando assim o ticket médio.

9 – Benefícios de engajamento

Manter o shopper engajado por meio de vantagens não vinculadas apenas ao volume de compras, como descontos por indicação ou participação em eventos, pode ajudar a gerar mais publicidade espontânea e reforçar o vínculo emocional com a marca.

Invista no pós-venda e fortaleça sua franquia

Implementar estratégias eficazes no pós-venda aumenta a satisfação e a fidelização, além de gerar novas oportunidades de negócio e reforçar a presença da sua marca.

Conte com a Rock Encantech para ajudar sua loja a implementar soluções inteligentes, que otimizam o relacionamento com o shopper e elevam seus resultados

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