A transformação digital abriu uma nova era no varejo. Neste cenário, a personalização por inteligência artificial (IA) se tornou um dos pilares mais importantes para evoluir a experiência de compra.
Ao adotar essa tecnologia de forma estratégica e ética, as marcas podem não apenas otimizar processos, mas também alcançar um nível de excelência operacional capaz de alçar a rede a patamares mais altos dentro do mercado.
Entenda, no texto a seguir, como a IA pode transformar a relação do varejo com o consumidor, identificar padrões e antecipar necessidades para criar experiências sob medida.
Como funciona a personalização por IA

A inteligência artificial é capaz de analisar grandes volumes de dados, um dos principais ativos do varejo moderno. A partir dessas informações, coletadas pelo CRM, a ferramenta tem acesso a dados como:
- Perfil do cliente;
- Histórico de compras;
- Categorias de maior destaque no carrinho;
- Frequência de consumo;
- Missões de compra;
- Forma de pagamento utilizada.
Dessa forma, a IA consegue não só criar clusters de clientes com hábitos de consumo semelhantes, mas também reconhecer cada indivíduo, permitindo que o varejo possa ter uma abordagem personalizada.
Com base em milhares de interações, a IA estima o que o consumidor vai buscar e quando vai buscar. Isso possibilita que a rede se antecipe e prepare uma condição exclusiva para aquele cliente, aumentando a fidelização. O resultado final é uma experiência feita sob medida.
“Campanhas personalizadas podem ser criadas com base em comportamentos reais, por exemplo, comunicar uma marca de café especificamente para quem consome a concorrente, e acompanhar se esse comportamento mudou ao longo do tempo”, afirmou o VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
Os pilares da personalização
Por trás da estratégia de personalização, existem três pilares fundamentais: dados, inteligência artificial e foco no indivíduo. Entenda a seguir o papel de cada um deles:
Dados
Para adotar a personalização, a coleta de dados precisa ser avançada. Isso significa que não basta apenas coletar nome, idade e histórico de compras. É necessário ir além, rastreando padrões de navegação dentro do app, horários de acesso e muito mais.
IA
O segundo pilar é a inteligência artificial, que analisa essas informações com uma agilidade impossível para seres humanos, ajudando a identificar padrões, prever comportamentos e criar segmentações altamente precisas.
Com isso, o varejo é capaz de perceber quando o cliente tende a abandonar o carrinho nas compras online em determinados horários e, automaticamente, enviar uma notificação com um desconto personalizado para que a venda não seja perdida.
Foco no indivíduo
O terceiro pilar é um dos mais importantes: o foco no indivíduo. Personalizar significa tratar cada cliente como uma pessoa com seus próprios hábitos e preferências. Isso inclui:
- Entender se ele prefere ser contatado por WhatsApp ou e-mail;
- Se gosta de ofertas mais objetivas ou emocionais;
- Se espera um atendimento rápido ou mais consultivo.
As pessoas querem ser vistas e valorizadas. As marcas que conseguem implementar esse tipo de conceito saem na frente.
Como a personalização por IA está transformando o varejo
A personalização já não é mais uma tendência, e sim uma realidade no varejo, redefinindo a relação de consumo. Ela se manifesta de diversas formas durante o contato com os consumidores.
Um exemplo do seu uso é a recomendação inteligente de produtos com base nas preferências individuais de cada cliente, aumentando o ticket médio e a conversão. Além disso, a realização de ofertas personalizadas direciona os clientes para promoções que são relevantes para eles.
A IA também atua na curadoria de conteúdo e comunicação, deixando a jornada mais intuitiva. E-mails, notificações push e SMS se tornam muito mais eficientes quando personalizados por IA, elevando taxas de engajamento e cliques.
“A combinação da IA generativa com a gestão de dados estruturados e não estruturados representa o próximo salto evolutivo. Imagine sistemas capazes de responder a perguntas complexas, como análises de desempenho de vendas em regiões específicas, em segundos. Esse futuro já está sendo moldado por empresas que priorizam governança, segurança e design centrado no usuário”, completou o VP de Negócios da Rock Encantech, Ricardo Citrangulo.
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A Rock Encantech é líder em engajamento B2B2C na América Latina e conta com um ecossistema que une dados e tecnologia para entregar encantamento aos clientes.
Por meio do CRM, a Rock Encantech consegue capturar dados de perfil e de comportamento de consumo dos shoppers para promover ativações promocionais personalizadas que aumentam a fidelização e a satisfação do consumidor com a experiência de compra.
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