O uso da IA como ferramenta para o encantamento no varejo

Inteligência artificial

A IA (inteligência artificial) tem revolucionado diversas indústrias ao redor do mundo e com o varejo não é diferente. A ascensão dessa tecnologia está transformando a forma como as marcas interagem com seus clientes.

Essa mudança não só melhora a experiência do cliente, mas também pode impulsionar as vendas e fazer com que o shopper desenvolva fidelidade à marca.

O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV) da Rock Encantech mostra, por exemplo, que o ticket médio nos atacarejos no primeiro semestre de 2025 variou de R$ 174,85 a R$ 180,66 no público não fidelizado.

Já nos fidelizados, o índice foi de R$ 361,43 a R$ 374,13, mais do que o dobro dos não fidelizados. Isso demonstra que uma boa experiência é fundamental para conquistar o cliente.

Confira no texto a seguir como a IA pode gerar experiências surpreendentes, criar conexões emocionais com os consumidores e elevar o padrão do atendimento no varejo, seja online ou offline.

O que é o encantamento do cliente?

Inteligência Artificial
IA não é mais um diferencial competitivo e sim um padrão no varejo.

Encantar um cliente vai além de satisfazer suas necessidades básicas. Significa superar expectativas, criar momentos memoráveis e despertar sentimentos positivos que transformam compradores ocasionais em verdadeiros fãs da marca.

No contexto do varejo, encantamento é oferecer não apenas o que o consumidor quer, mas também aquilo que ele nem sabia que precisava.

Antes da IA, esse nível de personalização exigia grande esforço humano, com equipes treinadas para identificar preferências, oferecer sugestões e lidar com demandas de forma ágil. Agora, a tecnologia permite que essa atenção seja escalável, disponível 24 horas por dia e com base em dados precisos.

A IA como ampliadora do encantamento

O CEO da Rock Encantech, Carlos Formigari, escreveu em seu livro “Cultura Encantech: a arte e a ciência do encantamento de clientes” (disponível para download aqui) que o desafio da era digital não era substituir o ser humano, mas sim expandi-lo.

De acordo com ele, a IA apoia os times nos bastidores com:

  • detecção de padrões;
  • geração de insights;
  • priorização de hipóteses;
  • recomendações de experimentos com base em dados reais;
  • personalização de recompensas com base no contexto;
  • modulação do tom da comunicação, conforme o perfil emocional;
  • adaptação da experiência sem que o cliente precise pedir.

“Na Cultura Encantech, a Inteligência Artificial é vista assim: como ferramenta de ampliação da sensibilidade, da empatia e do encantamento. […] A IA é parte da inteligência emocional da organização, com alma. Silenciosa, precisa e encantadora”, afirmou Formigari.

Assista aqui ao episódio completo do podcast da Rock Encantech com participação de Carlos Formigari.

Como a IA pode ser um diferencial competitivo na prática

À medida que a Inteligência Artificial evolui, ela deixa de ser apenas um diferencial competitivo para se tornar um padrão no varejo. Seus benefícios mais claros são a automação de processos e a redução de custos. Mas a ferramenta vai além.

Quando aplicada da maneira correta, a IA pode potencializar experiências. Por meio da análise massiva de dados, a ferramenta pode interpretar o histórico de compras de cada cliente, seu comportamento no marketplace e suas principais preferências.

Com esse tipo de informação em mãos, o varejo pode promover ofertas personalizadas para cada consumidor. Isso faz com que o shopper se sinta único e aumenta a sensação de encantamento com a marca.

Outra vantagem da IA é o aprendizado contínuo. Quanto mais ela interage, mais se torna precisa em suas recomendações e abordagens. Isso promove uma relação mais fluida com os clientes, gerando maior satisfação durante a jornada de compra.

Encante seus clientes com as soluções da Rock Encantech

Adotar a IA hoje é investir em relacionamentos mais humanos e em um varejo mais inovador. Está pronto para encantar ainda mais?

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade.

A empresa conta com uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como também encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca.

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, retail media e muito mais.

Acesse aqui e conheça todas as soluções.