Frictionless retail: a tendência que vai transformar o seu negócio

Pessoa operando tela sensível ao toque em um caixa digital, representando uma solução de frictionless retail em loja física.

O varejo está passando por uma transformação acelerada impulsionada pela necessidade de oferecer experiências cada vez mais eficientes e personalizadas ao consumidor. Nesse cenário, o conceito de frictionless retail, ou varejo sem atrito, ganha destaque como uma das principais tendências do setor. 

Trata-se de um conjunto de estratégias e tecnologias voltadas para eliminar barreiras e simplificar todas as etapas da jornada de compra, desde a busca até o pagamento e recebimento do produto, tanto no ambiente físico quanto no digital, para aumentar a eficiência operacional e maximizar a lucratividade do negócio.

Continue a leitura e entenda como o frictionless retail está se consolidando como um diferencial competitivo fundamental para o varejo nacional.

O que é frictionless retail?

Frictionless retail, ou varejo sem atrito, é um conjunto de processos, ações e tecnologias utilizados estrategicamente para eliminar obstáculos e tornar a jornada de compra do consumidor o mais fluida e eficiente possível. 

O objetivo é proporcionar ao cliente uma experiência descomplicada em todas as etapas, desde a atração até o pagamento e a conclusão da compra, seja em lojas físicas ou virtuais. Envolvendo, por exemplo, redução de burocracias, simplificação de cadastros, integração de canais de atendimento e utilização de recursos como autoatendimento, aplicativos móveis e pagamentos digitais.

Neste conceito, a chave para a sustentabilidade e sucesso financeiro do negócio está intrinsecamente relacionada à importância de investir em soluções que proporcionam mais fluidez e reduzem gargalos que podem afastar o cliente ou impactar negativamente a fidelização

Como aplicar o conceito ao varejo brasileiro

Para implementar o frictionless retail no contexto do varejo nacional é fundamental investir em tecnologia e treinamento de equipes, além de se manter atualizado em relação a tendências e novas soluções que surgem para o setor ao nível mundial. Entre as principais estratégias podemos citar:

  • Utilização de aplicativos de scan-and-go, permitindo que o cliente escaneie produtos e realize o pagamento pelo próprio celular, sem passar pelo caixa ou implantação de totens de autoatendimento (self-checkout) para agilizar o processo de compra e reduzir filas;
  • Integração de canais online e offline, possibilitando que o consumidor compre online e retire na loja física, ou pague na loja e receba em casa, principalmente quando o produto está em falta na unidade, para que a venda não seja perdida;
  • Adoção de métodos de pagamento digitais e por aproximação, para garantir mais agilidade nas transações;
  • Otimização da interface dos sites e aplicativos, tornando-os intuitivos e rápidos, com processos de cadastro e checkout simplificados e seguros;
  • Utilizar a inteligência artificial voltada para o negócio, a partir de soluções como provadores digitais para maximizar a venda online de produtos como roupas, calçados e acessórios, além de chatbots de atendimento personalizado, sistemas de recomendação baseados em machine learning, análise preditiva de estoque e ferramentas de precificação dinâmica.

Benefícios do frictionless retail

A adoção do varejo sem atrito traz vantagens competitivas relevantes, como:

  • Melhora significativa da experiência do cliente, aumentando a satisfação e a fidelização;
  • Redução do abandono de carrinho e desistências durante o processo de compra, tanto no online quanto no físico;
  • Estímulo ao aumento das vendas, devido à fluidez da jornada de compra, que reduz barreiras à conversão;
  • Racionalização de custos operacionais, com menos necessidade de pessoal para atendimento e caixa;
  • Maior segurança nas transações, especialmente com o uso de biometria e autenticação digital;
  • Fortalecimento da imagem da marca, que passa a ser vista como inovadora e centrada no cliente

A ferramenta na prática

A Rock Encantech, líder em inovação e inteligência para o varejo, esteve em um dos países com o sistema varejista mais avençado e tecnológico do mundo para estudar e compreender, na prática, como o frictionless retail pode ser aplicado nos estabelecimentos.

No supermercado premium chinês Law Son, localizado em Beijing, a equipe de especialistas da Rock Encantech analisou, em detalhes, os processos que fazem desse conceito uma prática de sucesso, indo desde a seleção de produtos com qualidade padronizada até o uso de tecnologia para monitoramento do comportamento dos consumidores.  

Após uma análise tanto dos processos quanto da aplicação do “varejo sem atrito”, foi possível identificar que os mecanismos que fazem do Law Son um modelo de excelência são: 

  • Sistemas de monitoramento inteligente capazes de capturar desde gestos simples (como pegar e devolver produtos) até padrões complexos de comportamento, gerando dados valiosos em tempo real.
  • Análise preditiva de tendências de consumo, transformando dados brutos em insights estratégicos para tomada de decisão ágil e antecipação de demandas.
  • Inteligência de dados aplicada à experiência física, permitindo a personalização da jornada do cliente e a otimização de layouts, mix de produtos e comunicação visual.
  • Padronização eficiente de produtos, especialmente no segmento de frescos, com critérios rigorosos de tamanho, qualidade e apresentação para garantir conveniência e confiança ao shopper.
  • Comunicação visual estratégica, que elimina ruídos no processo de compra e guia o consumidor de forma intuitiva pelo ambiente de varejo.
  • Banco de dados detalhado e integrado, que armazena informações comportamentais para análises contínuas e aprimoramento constante da operação.

Esses pilares explicam o sucesso do Law Son e fornecem um modelo replicável para revolucionar o varejo físico em diferentes segmentos. Você pode conferir outros insights do varejo chinês no e-book “Missão China” disponível para download aqui

A verdadeira vantagem competitiva do frictionless retail está na capacidade de transformar dados em experiências. Quer aplicar esse conceito no seu negócio? Fale com a Rock Encantech, somos especialistas quando o assunto é encantar clientes, e descubra como soluções estratégicas e baseadas em dados podem impulsionar a fidelização e aumento do consumo dos seus clientes.