Imagine ter acesso a um mundo novo, personalizado exclusivamente para você, onde se pode passar horas imerso, distante da vida real. Essa possibilidade se concretizou com o advento da tecnologia de Realidade Virtual (RV).
Os grandes óculos levam o usuário para um mundo à parte, onde tudo é possível e todos os sentidos humanos são explorados de uma maneira nova.
Os primeiros dispositivos de Realidade Virtual ganharam espaço por volta de 2016 e, no início, eram utilizados majoritariamente para lazer, como nos videogames. Com o tempo, o mercado visualizou grandes oportunidades na utilização dessa tecnologia para o impulsionamento do relacionamento com o cliente.
No varejo, um setor de alta competitividade, o vínculo com o consumidor é um fator estratégico. Segundo os dados do relatório Customer Insights do 1° trimestre de 2025, da Rock Encantech, a capacidade de fidelização dos clientes está diretamente atrelada ao aumento das vendas.
De acordo com o levantamento, no setor de alimentos, o faturamento dos consumidores fidelizados cresceu 13,3%. Esses números refletem a importância do investimento na relação com os shoppers e, para construir essa base, estratégias tecnológicas, como a Realidade Virtual, têm muito valor.
Confira no texto abaixo como esses dispositivos podem integrar a sua relação com os clientes.
O que é a realidade virtual?
Compreender os artifícios tecnológicos por trás de um dispositivo de RV é um desafio para quem não é um profissional da área. Mas o resultado, na prática, é visual e fácil de compreender: um headset ou óculos especiais configurados para projetar imagens e sons em todos os ângulos de visão do usuário.
Inserido nesse ambiente digital tridimensional, a Realidade Virtual permite a interação com elementos simulados, imprimindo a sensação de que o espaço é físico e real.
Ao inserir essa tecnologia no escopo de estratégias de vendas, o varejo encontrou um leque de possibilidades. Com ela, o cliente é colocado no centro da experiência de compra, visualizando produtos, testando combinações e conhecendo a marca por meio da interação direta.
Como usar a realidade virtual para gerar encantamento no varejo?
Gestores e empreendedores do varejo lidam diretamente com um mercado acelerado, e por isso, estar adepto a novas soluções é fundamental para se destacar entre a concorrência.
Como um diferencial, a RV é uma das tecnologias que agregam a diferentes etapas da jornada do consumidor. Além disso, esses dispositivos aproximam a marca do público e tornam a experiência de compra mais envolvente.
Entre tantas vantagens, a Realidade Virtual soluciona um dos principais desafios do varejo, o de segurar a atenção do cliente e mantê-lo próximo à marca por mais tempo.
Confira abaixo como essa tecnologia pode ser incluída no seu negócio.
Treinamentos
A capacitação da equipe é uma etapa fundamental em todos os setores, mas garantir sua eficiência é uma tarefa complexa e cara. Utilizar a Realidade Virtual para facilitar esses treinamentos é uma maneira simples de aumentar a adequação e o engajamento do time.
Por meio de simulações, é possível treinar colaboradores em situações reais de atendimento, organização de loja ou operação de equipamentos sem precisar interromper o funcionamento do negócio.
Além de reduzir os custos das capacitações internas, os treinamentos imersivos aumentam a retenção de talentos e garantem que as equipes estejam preparadas para oferecer um serviço mais eficiente e personalizado.
Corredores visuais
Uma tática ainda mais criativa para aproveitar as vantagens dessa tecnologia é a criação de corredores interativos. Assim, os clientes podem usar os headsets ou os óculos para interagir com gôndolas digitais de maneira dinâmica e divertida.
Outra possibilidade é o desenvolvimento de campanhas temáticas e lançamentos de produtos em um ambiente artificial, sem o gasto com o espaço físico.
Simulações
Em supermercados, a RV também pode ser utilizada como um estimulador de experiências sensoriais. A partir dos óculos, o shopper pode visualizar a combinação de ingredientes e até assistir ao preparo de receitas, por exemplo.
A estratégia por trás dessas simulações é a conexão emocional e sensorial com a marca, que impacta diretamente o faturamento do estabelecimento.
Realidade virtual no e-commerce
Para os e-commerces, a realidade do mercado não é diferente da das lojas físicas. O mercado é rápido e exigente. Em uma crescente, os comércios virtuais são protagonistas do consumo no Brasil, e mais uma vez, as tecnologias aparecem como tática para conquistar os clientes.
No ambiente digital, a Realidade Virtual pode transformar a navegação dos shoppers em uma experiência tridimensional. Com ela, o usuário visita a loja online, circula entre os corredores artificiais e pode até visualizar os produtos em tamanho real.
Essa imersão reduz a distância entre o físico e o online, sanando uma das maiores dores dos e-commerces: o aumento da confiança na compra e a diminuição de trocas e devoluções.
Conheça as soluções da Rock Encantech para a modernização do seu negócio!
Ao redor do mundo, grandes marcas já incluíram os dispositivos de Realidade Virtual em seu rol de estratégias para aumentar a fidelização e o encantamento dos clientes.
Permanecer atento às tendências e à modernização do varejo é fundamental para se destacar em um mercado tão diverso. Para isso, a conexão com o cliente é essencial.
A Rock Encantech desenvolve sistemas tecnológicos que unem dados, planejamento e visão de mercado. Nossas soluções ajudam varejistas a modernizar seus processos e oferecer experiências imersivas que transformam os clientes em verdadeiros fãs da sua marca.Conheça as soluções da Rock Encantech no link!





