Você já ouviu falar em inteligência de mercado? Essa é uma solução utilizada como diferencial competitivo no varejo, mas que se tornou essencial para diversos segmentos alcançarem o máximo do seu potencial, incluindo os home centers.
A concorrência acirrada exige, cada vez mais, que os gestores tomem decisões estratégicas e utilizem dados precisos para orientar sobre a escolha da localização de uma loja, fator que tem grande impacto no faturamento a curto, médio e longo prazo.
Conheça, no texto a seguir, como funciona a inteligência de mercado e os seus principais benefícios para o home center.
O que é inteligência de mercado?
A inteligência de mercado pode ser classificada como um tradutor da realidade. Ela é capaz de analisar o ambiente em que o home center está inserido em detalhes, interpretar padrões de comportamento de consumo, movimentos da concorrência e oportunidades dentro da área.
Imagine a seguinte situação: você quer expandir a sua rede de home centers e está procurando uma localização para uma nova loja. A inteligência de mercado ajuda a mensurar, com dados precisos, o impacto que a região terá no faturamento da unidade, caso ela seja instalada naquela área.
Diversos fatores influenciam esse aspecto: densidade populacional do bairro, mercado de construção civil na região, a presença de concorrentes dentro das áreas de influência, infraestrutura ao redor da loja, entre outros.
“Mais do que entender o que acontece, a inteligência de mercado permite antecipar cenários. E, nesse sentido, ela se torna um vetor de crescimento: mostra onde vale a pena investir, o que precisa ser ajustado e quais alavancas podem ser acionadas para gerar valor”, explicou o gerente de Inteligência de Mercado da Rock Encantech, Evandro Alampi.
Áreas de influência
Um conceito importante dentro da inteligência de mercado são as áreas de influência. Elas são classificadas em três níveis diferentes, sendo o primeiro o mais próximo de onde a loja está localizada e o terceiro, o mais distante.
Vale ressaltar que o home center possui potencial de atrair também clientes que estão fora da área de influência.
Por questão de praticidade, os consumidores preferem fazer compras em estabelecimentos que estejam mais próximos de suas residências ou locais de trabalho. A presença de um concorrente dentro dessa área pode impactar diretamente no faturamento, já que estará disputando os mesmos shoppers.
Benefícios da inteligência de mercado
Agora que você já conhece o conceito de inteligência de mercado, confira, a seguir, os benefícios que ele pode trazer para sua rede.
Perfil de potenciais clientes
Ao adotar a inteligência de mercado, o gestor do home center terá informações sobre o perfil dos potenciais clientes naquela região. Com esse insight, a loja pode promover estratégias de marketing e comunicação personalizadas para alcançar esse público-alvo.
“Combinando estatística, ciência de dados, análises geográficas e uma leitura sensível do comportamento no ponto de venda, conseguimos não apenas segmentar, mas compreender. E, ao compreender, conseguimos comunicar melhor, promover melhor, servir melhor”, afirmou Alampi.
Índice de canibalização
A inteligência de mercado permite que o home center identifique o índice de canibalização promovido por seus concorrentes. Ao ter acesso a esse tipo de informação, os gestores podem minimizar o impacto da concorrência naquela área.
Aumento do potencial de faturamento
Escolher uma região com alto potencial no mercado de construção civil pode significar um faturamento maior para o home center. Por isso, essa análise ajuda o gestor a expandir sua marca de forma assertiva e muito mais lucrativa.
Conheça as soluções da Rock Encantech!
O conhecimento é a chave para crescer de verdade! A Rock Encantech, líder em engajamento B2B2C na América Latina, é referência em soluções de inteligência de mercado e geolocalização para os mais diversos segmentos — incluindo os home centers.
A metodologia da Rock Encantech é baseada em mais de 150 fontes de dados públicos, além de informações próprias, garantindo 96% de precisão. Mais do que entender o que acontece na região da sua loja, o gestor poderá antecipar cenários para se manter cada vez mais competitivo.
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