Localização: por que ela é importante para as farmácias?

Farmácia

A localização é quase sempre um dos fatores mais influentes no sucesso ou fracasso de um ponto de venda. No varejo farmacêutico, essa realidade não é diferente.

Quando se fala de farmácias, que estão inseridas em um setor altamente competitivo, regulado e sensível às demandas locais, estar no lugar certo significa muito mais do que garantir fluxo de pessoas: significa também posicionar a marca onde o consumidor realmente precisa dela.

Mas como acertar em cheio na localização? A resposta está na inteligência de mercado e nos dados. Saiba como esses pilares podem ajudar o varejo farmacêutico a alcançar o seu potencial máximo ao abrir uma nova unidade.

A localização como fator de diferenciação no varejo farmacêutico

O setor farmacêutico tem uma característica única: alta capilaridade e necessidade de conveniência extrema. O consumidor busca rapidez, proximidade e disponibilidade.

Na prática, isso significa que a farmácia mais próxima tende a ser a primeira opção de compra, principalmente para itens de necessidade imediata, como medicamentos de uso contínuo, analgésicos, itens de higiene ou produtos de cuidados pessoais.

Quando uma rede escolhe um ponto bem posicionado, ela automaticamente reduz barreiras de acesso e aumenta a probabilidade de compras recorrentes, construindo fidelização de forma orgânica.

Por outro lado, um ponto mal escolhido pode resultar em baixo fluxo, custos operacionais que não se pagam e até no fechamento precoce da unidade.

Assim, a localização funciona como um ativo estratégico, capaz de impulsionar a performance da farmácia e ampliar a presença territorial de forma sustentável.

Fatores que fazem uma localização ser atrativa

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Gestores devem observar diversos fatores na localização da Farmácia

Primeiramente, a escolha da localização de uma farmácia não pode ser puramente intuitiva, mas sim orientada por dados. Entre os principais fatores que influenciam no desempenho da unidade em uma região estão:

Fluxo de pessoas

Farmácias dependem de alto movimento. Áreas próximas a polos comerciais tendem a atrair consumidores com maior frequência. Além disso, a visibilidade do ponto pode aumentar as compras por conveniência de produtos HPC.

Perfil demográfico

Informações como faixa etária, sexo, composição familiar e hábitos de consumo de uma região ajudam a determinar quais categorias terão melhor desempenho em determinada localidade. Com esses dados, a rede poderá estimar o potencial de faturamento em uma localização.

Concorrência

Em alguns casos, estar em uma boa localização por si só não é suficiente para garantir o sucesso da farmácia. Áreas com múltiplos concorrentes podem acabar dispersando o público, evitando que a loja consiga atingir seu máximo potencial de faturamento.

Acessibilidade

A farmácia precisa ser de fácil acesso, tanto para pedestres quanto para motoristas. Pontos com estacionamento próprio ou conveniado, acesso rápido e boa sinalização aumentam a atratividade, especialmente para compras maiores.

O que é a inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é uma ferramenta que ajuda o varejo a tomar decisões com base em dados. Segundo o Gerente de Inteligência de Mercado da Rock Encantech, Evandro Alampi, essas informações permitem que os gestores escolham desde a melhor localização possível para uma unidade até a análise de categorias que estão desempenhando abaixo do potencial estimado.

“A inteligência de mercado é um processo metodológico que engloba a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre um determinado segmento de mercado, com o objetivo de gerar insights e informações estratégicas. Isso inclui não apenas dados sobre o próprio mercado, mas também sobre os concorrentes, clientes, tendências do setor e indicadores socioeconômicos que possam impactar o desempenho do negócio”, explicou Alampi.

No podcast da Rock Encantech, Evandro Alampi falou sobre os pilares da inteligência de mercado e explicou que o futuro da ferramenta envolve análises preditivas, que permitem ao varejo antecipar a ação dos clientes.

Assista ao episódio completo no canal da Rock Encantech no YouTube.

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