Índice de canibalização: como ele impacta no varejo alimentar?

Índice de canibalização

O varejo alimentar tem sido desafiado a se adaptar constantemente ao cenário altamente competitivo. Parte desse processo é entender os principais indicadores do setor e como eles impactam as vendas. O índice de canibalização é um exemplo.

Ao compreender esse conceito, o varejista pode alcançar o real potencial de faturamento nas suas lojas e lidar de forma estratégica com concorrentes presentes na mesma região.

Entenda, no texto a seguir, o que é o índice de canibalização e os seus efeitos no varejo alimentar.

O que é o índice de canibalização?

No varejo, a canibalização é o termo utilizado para definir a competição entre duas unidades, podendo ser da mesma rede ou não. Isso ocorre principalmente quando as duas lojas estão na mesma região.

Na prática, duas lojas que estão próximas uma da outra ocupam a mesma área de influência, que é a capacidade de atração dos consumidores que vivem ou trabalham naquela região. Por isso, elas acabam disputando o mesmo público.

O impacto dessa concorrência, que pode ser interna (mesma rede) ou externa (concorrente), é medido por meio do índice de canibalização.

Entre os grandes varejistas, essa é uma preocupação comum em projetos de expansão, pois pode provocar um desequilíbrio na performance das unidades. Para evitar isso, muitos recorrem a soluções de inteligência de mercado.

Vale ressaltar que a evolução da infraestrutura dentro da cidade pode modificar as áreas de influência de lojas que, inicialmente, estavam distantes uma das outras. É o caso da construção de uma nova avenida, por exemplo, que reduz o tempo de locomoção de um morador até determinado bairro.

Para evitar esse tipo de situação, é necessário acompanhar o comportamento de consumo dos clientes de forma constante e compreender o perfil sociodemográfico de cada região que possui uma unidade da rede instalada.

Tipos de canibalização

Localização
Lojas na mesma região competem pelas mesmas áreas de influência.

Existem dois tipos principais de canibalização. São eles:

Produtos

Neste cenário, o índice de canibalização identifica o impacto que um novo produto pode provocar em outros itens já existentes.

Por exemplo, imagine que um supermercado possui uma produção própria de pão de forma na sua padaria, sendo o carro-chefe de vendas da unidade. Ao começar a produzir também um pão francês, isso terá impacto nas vendas do pão de forma.

Esse tipo de canibalização é especialmente prejudicial quando a soma das vendas do novo e do antigo produto não gera um aumento significativo no total do faturamento.

Mercado

Já nesse cenário, o índice de canibalização ocorre quando uma loja começa a “roubar” as vendas da outra e disputar os mesmos tipos de clientes, tudo isso em detrimento de conquistar um novo público.

Esse fenômeno geralmente é associado ao surgimento de um novo concorrente dentro da mesma região, mas pode acontecer com lojas da mesma rede quando a expansão não é planejada.

Essa diluição das vendas reduz a rentabilidade geral da rede. Ou seja, uma expansão mal executada pode provocar a canibalização e se tornar uma ameaça ao crescimento sustentável.

Como se proteger da canibalização?

A inteligência de mercado é a principal solução para as redes que desejam expandir suas unidades. Com ela, o varejista consegue identificar o potencial de faturamento de várias regiões e escolher aquela que oferece o melhor custo-benefício.

Com a ferramenta geográfica, a loja pode mapear todos os seus concorrentes dentro da área de influência, identificar o índice de canibalização e tomar ações para minimizar o impacto.

A inteligência de mercado ainda é capaz de analisar como a canibalização pode afetar categorias específicas. Por exemplo, uma nova loja pode se destacar pela sua parte de hortifruti, mas não pelo seu açougue, sendo uma ameaça apenas naquela categoria. 

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A Rock Encantech ajuda a sua rede a mensurar o índice de canibalização. Com nossa plataforma de inteligência de mercado, conseguimos identificar o potencial de faturamento de cada loja e os impactos da concorrência.

“Nós conseguimos calcular o quanto uma loja pode tirar de desempenho da outra e, até mesmo, quando entra um concorrente na sua área de influência, o quanto ele pode faturar dos seus clientes”, explicou o Gerente de Inteligência da Rock Encantech, Evandro Alampi.

Além disso, a Rock Encantech conta com soluções de CRM que vão permitir que você entenda o comportamento de consumo do seu shopper. Com isso, a sua loja vai poder atuar de forma mais personalizada para conquistar a sua fidelização.

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