Nascidos entre 1965 e 1980, os membros da Geração X desempenham um papel de extrema importância no varejo alimentar, sendo os principais consumidores tanto em número de itens no carrinho quanto em valores gastos.
Com idade entre 40 e 59 anos, essa faixa etária é majoritariamente composta por adultos que ainda estão presentes no mercado de trabalho e que, em muitos casos, possuem filhos. Segundo o Censo de 2022, realizado pelo IBGE, a Geração X representa cerca de 20% da população brasileira.
Confira, no texto a seguir, alguns insights importantes sobre o comportamento de consumo do público de 45 a 60 anos.
O consumo por canais da Geração X
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Um dos resultados constatados foi que a Geração X apresenta a maior proporção de público em todos os canais de compra. Em supermercados de 1 a 4 checkouts, esse público representou 44,8% dos consumidores (considerando pessoas de 40 a 59 anos).
Já nos supermercados de 5 a 9 checkouts, o índice subiu para 45%, enquanto nos de mais de 10 checkouts alcançou 43,9% e ficou em 46,7% no atacarejo.
Considerando a média geral (supermercados e atacarejos), a Geração X representa 44,7% dos shoppers.
Vale ressaltar que, em todos os canais, o público feminino apresentou maiores índices que o masculino (56,2% contra 43,8% na média geral).
Ticket médio e itens no carrinho

Além de representarem mais de 40% dos consumidores do varejo alimentar, a Geração X apresenta os maiores valores de consumo. Segundo os dados analisados pela Rock Encantech, a faixa de 40 a 59 anos apresenta uma variação de gasto médio entre R$ 1.237,25 e R$ 1.439,02, sendo superior à de todas as outras gerações.
Já no ticket médio, ou seja, o valor por visita ao varejo alimentar, a Geração X atinge o pico de R$ 191,26, seguida pela Geração Y (Millennials), que registra R$ 182,42.
Por fim, a quantidade de itens por carrinho é mais um indicador em que a Geração X lidera no varejo alimentar. O público apresenta uma variação de 20 a 25 produtos. Porém, dessa vez, a diferença para a Geração Y é menor, que tem uma média de 18 a 24 itens.
Categorias de destaque na Geração X
Cada público possui suas particularidades e preferências. Com a Geração X, isso não é diferente. Porém, até mesmo dentro da mesma geração, há diferenças significativas no consumo.
A Rock Encantech analisou quais foram as categorias mais consumidas por faixa etária e constatou que pessoas de 40 a 49 anos possuem preferências diferentes do público de 50 a 59 anos, apesar de ambos serem da Geração X.
Entre os adultos de 40 a 49 anos, as cinco categorias mais consumidas foram: biscoitos, cervejas, refrigerantes, sucos/água de coco e doces/ingredientes culinários.
Já entre os 50 e 59 anos, a hierarquia das categorias apresenta algumas mudanças. Dessa forma, o Top 5 fica com: cervejas, refrigerantes, biscoitos, doces/ingredientes culinários e leite.
O estudo demonstra que a idade é um fator crucial na definição de preferências de consumo. Compreender essas diferenças permite que varejistas e marcas ajustem portfólio, comunicação e estratégias de posicionamento para atender melhor a cada geração.
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