First-party data: o uso inteligente de dados para conhecer melhor seu cliente

Mulher trabalhando em frente a dois monitores com gráficos de dados, segurando documentos

Conhecer seus clientes é a peça-chave para o sucesso de toda empresa. Por meio de dados, é possível realizar estratégias de marketing eficientes e personalizadas, estabelecendo maior conexão com seu público. Nesse cenário, o first-party data surge como um aliado essencial na coleta e uso inteligente de informações.

O first-party data é um tipo de dado obtido diretamente do seu público por meio de interações voluntárias e diretas, sem a atuação de intermediários. Esses dados se tornam proprietários e se destacam pela sua alta confiabilidade, já que são reunidos diretamente da fonte.  

Confira no texto a seguir como o first-party data é realizado e como sua aplicação pode melhorar o engajamento da sua empresa

O que é first-party data? 

O first-party data é a junção direta de dados que uma empresa coleta com seu público, seja ele: clientes, usuários de aplicativos ou visitantes de sites. 

Esse levantamento pode ser feito por meio de histórico de compras, cadastros, interações em chats, sites e redes sociais, além dos atendimentos diretos. Como acontece dentro dos próprios canais da empresa, oferece mais precisão e controle do que os dados de terceiros, obtidos em fontes externas.

Por que o first-party data é eficaz para conhecer o cliente? 

Além da confiabilidade e precisão no conhecimento da empresa quanto ao seu público, o first-party data oferece a capacidade de personalização de novas pesquisas e desenvolvimentos de estratégias de marketing mais robustas

Conhecendo melhor seu público-alvo a empresa pode rever e readaptar, se necessário, sua posição no mercado por meio de mensagens, campanhas, serviços, produtos que possam melhor atender às preferências e as expectativas dos clientes. Isso eleva a satisfação, fortalece o vínculo com a marca, gera encantamento e impulsiona o engajamento e a fidelização.

Transparência e alinhamento à LGPD

O uso de cookies de terceiros para análise de comportamento e para medir a audiência online experimentou um crescimento nos últimos anos, porém, com o vigor de mudanças regulatórias e algumas restrições tecnológicas, como o encerramento do rastreamento de cookies no navegador Chrome, mudaram essa realidade.

Nesse contexto, o first-party data ganha destaque, já que está totalmente alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A coleta feita de forma direta pela própria empresa, mediante consentimento do cliente e com transparência sobre a finalidade dos dados, garante um maior controle, segurança e respeito aos direitos do cliente, além de reduzir riscos legais associados ao uso de informações de terceiros.

Dessa forma, aplicar o first-party data não só fortalece as estratégias de marketing, como também reforça a confiança do cliente quanto ao uso seguro de seus dados.

Importância da coleta de dados no varejo

Quando se trata da aplicação de análise de dados no varejo, essas informações ajudam as empresas a pensar em estratégias que beneficiam a experiência do cliente. 

Durante muito tempo, o varejo utilizou indicadores, como o conhecido sell-out, onde os produtos são vendidos diretamente da prateleira da loja para o consumidor. Essa métrica sinaliza se o produto está atraindo o cliente e se as estratégias aplicadas estão funcionando.  

Mesmo sendo eficaz para o varejo, as estratégias de coleta de dados devem ir além do sell-out. De acordo com o VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti, o sell-out é “apenas a superfície” quando se trata de criar conexão com o cliente.

A verdadeira revolução acontece quando o varejista entende que ele possui dados de pessoas, dados que explicam comportamentos, hábitos, preferências e intenções. Isso é o que chamo de ouro moderno”,  explicou

Engajar, capacitar e reter bons colaboradores é um desafio crescente. A sociedade mudou, o trabalho mudou, e o varejo precisa mudar também. Ao mesmo tempo, os clientes também exigem mais. Não basta ter um bom produto ou uma loja bem localizada, é preciso gerar conexão. ”, acrescentou

A Rock Encantech tem as melhores soluções para encantar e fidelizar seu cliente

O first-party data é a combinação perfeita entre performance e respeito à privacidade, resultando em engajamento, fidelização e melhores resultados de negócio. 

Na Rock Encantech somos especialistas em oferecer as estratégias certas quando o assunto é encantar e fidelizar o cliente. Com a garantia de confiabilidade na coleta de dados de seus clientes, os varejistas podem acompanhar insights seguros e precisos sobre o comportamento do seu público. 

Com soluções que se baseiam na ciência do consumo e inteligência de mercado, conectar e engajar seu público ao seu negócio. Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções.